Curso de Nutrição
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Curso de Nutrição por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 338
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemImpacto da suplementação de carboidratos no desempenho de jogadores de futebol(2024) Marinheiro, Marília Reis Teixeira; Souza, Elton Bicalho deO futebol é um esporte caracterizado por ser praticado mundialmente e por ser uma atividade intermitente, com atividades aeróbicas e anaeróbicas. O carboidrato é um substrato muito utilizado como fonte de energia nesse esporte, por disponibilizar energia de forma rápida para o músculo. O objetivo do presente estudo foi investigar o impacto da suplementação de carboidrato no desempenho físico de jogadores de futebol. Foi realizado um estudo experimental, randomizado do tipo mono-cego com dezenove atletas da categoria de base alocados em dois grupos: suplementado (maltodextrina) e controle (placebo). Foram realizados testes de Yo-Yo Endurance e Counter Movement Jump (CMJ) em dois dias, com intervalo de 14 dias entre os testes, sendo o primeiro sem intervenção e o segundo com a suplementação e placebo. Os resultados mostraram que, apesar do grupo suplementado ter melhorado a performance, não houve uma diferença estatisticamente significativa (p > 0,05) no desempenho entre os grupos durante os testes, porém, o CMJ reduziu no grupo suplementado, o que pode estar relacionado com o aumento do tempo de teste. Os resultados sugerem que a suplementação de carboidrato parece ser uma estratégia interessante para aumentar o rendimento.
- ItemA influência das redes sociais no desenvolvimento de transtornos alimentares(2024) Souza, Larissa de Paiva; Jordão, Ivyna Espínola CaetanoEste trabalho consiste em uma revisão de literatura bibliográfica que explora a influência das redes sociais no desenvolvimento de transtornos alimentares. A pesquisa foi realizada em bases de dados como Scielo, PubMed, Google Scholar e Capes Periódicos, contemplando publicações no período de 2010 a 2020. Foram selecionados artigos científicos, livros e dissertações com foco em temas relacionados às redes sociais, transtornos alimentares, padrões de beleza irreais e saúde mental. A análise qualitativa identificou três principais fatores de influência: a promoção de padrões de beleza irreais, a comparação social exacerbada e o impacto dos influenciadores digitais. Os resultados destacam que a exposição contínua a conteúdos que promovem corpos idealizados está associada ao aumento de insatisfação corporal e à ocorrência de transtornos como anorexia, bulimia e compulsão alimentar. Ademais, a ausência de regulação de conteúdo nas plataformas digitais e a disseminação de práticas alimentares prejudiciais foram apontadas como fatores agravantes. O estudo conclui que a educação midiática e a implementação de políticas rigorosas para regular o conteúdo das redes sociais são estratégias essenciais para mitigar os impactos negativos dessas plataformas na saúde mental e alimentar dos jovens.
- ItemTreinamento de manipuladores de alimentos no segmento de fast -food e avaliação de aprendizagem utilizando a metodologia de plickers(2024) Silva, Márcia Renata da; Nascimento, Kamila de Oliveira doCom as constantes evoluções no mundo dos negócios, o seguimento de alimentação coletiva também passou por diversas mudanças ao longo dos anos, e as exigências de altos níveis de qualidade e produtividade tanto dos clientes quanto dos concorrentes tem feito com que as empresas busquem constantemente o aperfeiçoamento de serviços e produtos para atender a demanda de clientes e do mercado. O objetivo do trabalho foi treinar manipuladores de alimentos no segmento de fast food e avaliar o aprendizado utilizando a metodologia de plickers. Trata-se de um trabalho de pesquisa científica que consiste em revisão bibliográfica integrativa, e análise prática sobre treinamento de manipuladores de alimentos que trabalham na rede de fast food, na cidade de Piraí-RJ. Para o treinamento dos manipuladores de alimentos, foram aplicadas dinâmicas sobre BPF simples e práticas. A metodologia de Plicklers® foi aplicada visando avaliar a consolidação do conhecimento destes manipuladores sobre o conhecimento em Boas Práticas de Fabricação (BPF). Verifica-se que a maioria dos manipuladores de alimentos são do sexo feminino, 72% (n=8). Antes da aplicação do treinamento, os colaboradores foram avaliados quanto ao entendimento sobre as BPF, onde pode-se observar que 90% (n=10) dos manipuladores de alimentos, sabem corretamente a respeito das práticas não permitidas nos locais de produção. Entretanto, 81% (n=9) não souberam responder o que deve ser feito quando se tem um ferimento nas mãos. Observa-se que mesmo após o treinamento utilizando a metodologia plickers, os manipuladores possuem dúvidas sobre a correta forma de higienização das mãos, onde 37% (n=4) dos colaboradores não souberam responder corretamente. Conclui-se que após o treinamento houve uma melhora no entendimento sobre a prática de manipulação segura dos alimentos, entretanto, ainda existem lacunas que precisam ser preenchidas e trabalhadas continuamente com relação à correta higiene das mãos. Diante desse contexto, torna-se necessário a implantação de treinamentos contínuos e dinâmicas que melhor abordem essa demanda. Como proposta de contribuir para uma melhor qualificação desses manipuladores e de futuros colaboradores na área de alimentos, foi desenvolvido um e-book para treinamento em boas práticas para manipuladores de alimentos. Espera-se que com esse material outros colaboradores da área de alimentação possam ser beneficiados e os profissionais de nutrição possam utilizar essa cartilha no treinamento de seus manipuladores de alimentos.
- ItemEfeito da alimentação na microbiota intestinal e na saúde do hospedeiro(2024) Silva, Luma Passos da; Jordão, Ivyna Spínola CaetanoEste trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica que aborda a relação entre alimentação e microbiota intestinal, destacando a influência da dieta na composição e funcionalidade desse ecossistema microbiano e suas repercussões na saúde humana. A microbiota intestinal desempenha uma função importante na digestão, na imunidade e na prevenção de doenças crônicas, como obesidade e diabetes tipo 2. O objetivo principal deste estudo é avaliar o impacto de diferentes padrões alimentares na microbiota intestinal, identificar os alimentos e componentes dietéticos mais eficazes para sua modulação e compreender as consequências do desequilíbrio microbiano (disbiose) para a saúde metabólica, imunológica e mental do hospedeiro. A metodologia utilizada é uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, que permitiu a análise crítica de estudos selecionados nas bases de dados Google Acadêmico, Periódicos da Capes e PubMed. O intervalo de publicações revisadas foi de 2015 a 2024, com estudos em português e inglês que abordam diretamente os efeitos da alimentação na microbiota. A seleção dos estudos utilizou descritores boleanos, e os dados foram extraídos e fichados para facilitar a organização e análise. As considerações finais destacam a importância de dietas ricas em fibras, prebióticos e probióticos para o equilíbrio da microbiota, prevenindo doenças crônicas e inflamatórias. O estudo também reforça a necessidade de intervenções nutricionais e de políticas públicas que promovam a educação alimentar, visando à modulação da microbiota intestinal e à melhoria da saúde pública, com base em evidências científicas sobre a relação entre alimentação e microbiota.
- ItemA influência da nutrição na função imunológica de pacientes com HIV /AIDS(2024) Padua, Nicole Braz de; Silva, Marcelo Augusto Mendes daA revisão teve como objetivo mostrar como uma alimentação saudável, balanceada e com alimentos adequados pode ser benéfica para o sistema imunológico de pacientes com HIV/AIDS que são extremamente afetados pelo vírus. Com a melhora do sistema imunológico é possível reduzir os danos da doença e proporcionar uma melhora da qualidade de vida dos pacientes que estão infectados e possuem a doença. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica, com análise de textos que falam sobre como o vírus HIV afeta o organismo, quais são as consequências dessa infecção e como a uma alimentação pode influenciar na restauração do sistema imunológico. Diante de tudo que foi analisado, foi constatado que o vírus HIV afeta diretamente o sistema imunológico ao instalar no organismo e realizar a sua multiplicação, diminuindo a capacidade de defesa do nosso corpo e consequentemente deixando o indivíduo mais suscetível a adquirir as doenças oportunistas. É necessário que sejam traçadas estratégias visando uma alimentação saudável e rica em compostos que podem influenciar na melhora e restauração do sistema imunológico, pois dessa maneira é possível auxiliar no tratamento contra o vírus e na melhoria do bem estar das pessoas portadoras da doença e que estão infectadas.
- ItemEfeitos do treinamento resistido no controle glicêmico de pessoas com Diabetes Mellitus(2024) Neves, Natália Machado Baeta; Honório, Paolla Keylla Alves; Souza, Elton Bicalho deO diabetes melittus é uma doença de preocupação mundial. Diversos estudiosos têm se debruçado em pesquisas com a finalidade de encontrar meios de combater e controlar o diabetes. O presente trabalho teve como objetivo analisar os efeitos de treinamento resistido em indivíduos portadores de diabetes. Trata-se de uma pesquisa observacional do tipo relato de caso, avaliando o comportamento de dois indivíduos, um com diabetes tipo I e outro com diabetes tipo II. O desenho envolveu sessões de treino de 60 minutos, com medições da glicemia antes, durante e após os exercícios, utilizando um glicosímetro. A análise do consumo alimentar prévio foi mensurada por meio de registro alimentar. As variáveis foram apresentadas por meio de estatística descritiva. Os resultados mostraram que, embora ambos os participantes tivessem glicemia elevada antes do treino, houve uma redução nos níveis glicêmicos após o exercício, especialmente no participante com diabetes tipo 2, que apresentou uma diminuição total de 26,4%. Muito embora o estudo tenha se limitado a um número reduzido de participantes e a baixa intensidade do exercício, as implicações práticas do estudo sugerem que a musculação pode ser uma estratégia eficaz para o controle glicêmico em indivíduos com diabetes, ressaltando a importância da monitorização da glicemia e da adequação da ingestão de carboidratos. Desta forma, conclui-se que o exercício resistido pode ser benéfico para a redução dos níveis glicêmicos, evidenciando sua relevância na gestão do diabetes.
- ItemEfeitos ergogênicos da creatina em praticantes de exercício físico(2024) Almeida, Maria Julia Lopes; Souza, Elton Bicalho deA creatina é um ergogênico que, quando prescrita adequadamente, pode proporcionar aumento da potência, de resistência muscular e prevenir lesões. A presente revisão investigou os efeitos e estratégias de suplementação de creatina, bem como os diferentes tipos de protocolo existentes. O estudo é baseado em uma revisão narrativa de literatura, incluindo pesquisas publicadas entre 2014 e 2024. O estudo verificou diferentes protocolos de suplementação, como o de saturação, que envolve o consumo de altas doses (20g/dia por 3 a 7 dias) para aumentar rapidamente os níveis de creatina no músculo, seguido pela manutenção com doses menores (3 a 5g/dia). Ademais, é abordado os benefícios do suplemento que incluem aumento de força, potência e auxílio na recuperação e prevenção de lesões, bem como possíveis desvantagens, como a retenção hídrica e desconforto gastrointestinal em alguns indivíduos. Conclui-se que a creatina possui efeito ergogênico comprovado e, embora ambos os protocolos de suplementação sejam eficazes, a escolha entre eles depende das necessidades específicas do atleta e da modalidade praticada.
- ItemAplicação da curva ABC na gestão de estoque em unidade de alimentação e nutrição hospitalar: um estudo de caso(2024) Monteiro, Leonardo Lédio Ramos; Silva, Marcelo Augusto Mendes daEste estudo teve como objetivo analisar e entender a gestão de estoque em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) de um hospital público na Região Sul Fluminense, no Rio de Janeiro, usando a Curva ABC como principal ferramenta. Ao analisar os dados financeiros e o consumo de alimentos do hospital em um determinado período, foi possível identificar os itens mais importantes em termos de custo e volume, ajudando na visualização e refinamento no uso dos recursos financeiros e alimentícios. Embora o estudo tenha sido realizado em uma única UAN, ele oferece informações importantes que podem ajudar outros hospitais a aprimorar a gestão de seus estoques, assegurando um uso mais competente e responsável dos seus capitais disponíveis. A análise mostrou que focar nos itens de maior impacto econômico pode fazer uma grande diferença, trazendo economia e eficiência dos recursos. Além disso, essa melhoria na gestão de estoque pode resultar em um serviço de alimentação mais adequado e de melhor qualidade para os pacientes. O estudo reforça que a classificação ABC é uma excelente ferramenta para ajudar os gestores a tomar decisões mais assertivas, oferecendo um panorama dos itens que mais pesam no orçamento, proporcionando uma administração mais consistente e com menos eventos adversos.
- ItemAdesão ao tratamento dietoterápico em pacientes com insuficiência cardíaca(2024) Andrade, Maria Eduarda Magliano Ribeiro de; Neves, Alden dos SantosSabe-se que a Insuficiência Cardíaca é uma patologia cada vez mais comum em todo o mundo e sua sintomatologia e manifestações clínicas afetam todo o quadro metabólico do indivíduo acometido, tendo uma série de individualidades a depender de cada caso. A dietoterapia pode ser vista como uma abordagem tanto protetora quanto terapêutica, sendo a adesão à mesma totalmente decisiva no prognóstico do paciente, uma vez que o mecanismo de um cardiopata já está sujeito a uma intensificação do catabolismo, sendo a desnutrição e a caquexia desfechos muito comuns para os pacientes, e tal estado nutricional dificulta a recuperação clínica. No entanto, ainda faltam estudos que abordem esse tema e suas inúmeras vertentes. O presente estudo, a partir de uma revisão integrativa da literatura reuniu os principais tópicos que alteram nos sinais e sintomas da IC, e os fatores que colaboram para adesão ao tratamento, principalmente: restrição de sódio, padrão alimentar e perfil lipídico, com o objetivo de analisar o que a literatura diz a respeito do impacto da dietoterapia aplicada à Insuficiência Cardíaca, a forma como os pacientes reagem à mesma e possíveis desfechos clínicos. Constatou-se então, ainda que o assunto tenha ganhado mais visibilidade devido ao aumento de números de casos, as recomendações nutricionais ainda variam e faltam estudos que esclareçam as possíveis abordagens a serem implementadas.
- ItemEixo microbiota-intestino-cérebro, alimentação e saúde mental: uma revisão bibliográfica(2024) Cordeiro, Marluce Shirlei; Bastos, Lívia Pinto HeckertA microbiota intestinal é um ecossistema complexo de bactérias que desempenha funções cruciais, como proteção contra patógenos, absorção de nutrientes e regulação imune. A comunicação bidirecional entre o intestino e o cérebro, mediada pelo eixo intestino-cérebro, é influenciada pela microbiota. As células enteroendócrinas intestinais produzem neurotransmissores como histamina, serotonina e catecolaminas, modulando essa comunicação. Evidências demonstram que as bactérias probióticas Bifidobacterium e Lactobacillus podem produzir neuromoduladores como o ácido aminobutírico , um neurotransmissor inibitório do sistema nervoso que desempenha um papel importante na fisiopatologia dos transtornos de ansiedade, humor e depressão. Por outro lado, a inflamação intestinal crônica - frequentemente associada a dietas ricas em alimentos processados e ultraprocessados, pode desencadear respostas inflamatórias no cérebro, agravando o risco de desenvolver transtornos do humor. Desvendar os mecanismos de comunicação entre o intestino e o cérebro é crucial para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para esses distúrbios. O objetivo da presente revisão foi estudar a influência da alimentação sobre o eixo intestino-cérebro-microbiota, e como os alimentos funcionais podem interferir nas desordens mentais. A busca dos estudos foi realizada nas bases de dados Google Acadêmico, Medline, Pubmed, Scopus, além de sites oficiais, abrangendo publicações de 2019 a 2024. O uso de probióticos (psicobióticos) e alimentos ricos em compostos como ômega-3, vitamina B, magnésio e aminoácidos ajudam na melhora dos sintomas de depressão e ansiedade, e embora muito se tenha avançado, ainda há muito a ser descoberto sobre o papel do microbioma intestinal na saúde humana. O crescente interesse em probióticos e outros suplementos alimentares destaca a necessidade de mais estudos para auxiliar o desenvolvimento de novas terapias de modulação da microbiota intestinal.
- ItemOrtorexia nervosa em estudantes de educação física: uma revisão narrativa(2024) Magalhães, Lara Vassalo Domingues de; Neves, Alden dos SantosA Ortorexia Nervosa é uma condição de saúde, designada pela primeira vez em 1997, definido por um comportamento obsessivo patológico e pela fixação por saúde alimentar, qualidade dos alimentos e a pureza da alimentação acompanhada de diversas consequências para a saúde física e psicológica do indivíduo acometido. O presente trabalho tem por objetivo associar a influência do curso de educação física sobre casos de Ortorexia Nervos por meio de artigos científicos. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, utilizando das bases de dados multidisciplinares e eletrônicos em saúde: BJHR, Biblioteca Virtual em Saúde – MEDLINE, SciELO e Google Acadêmico. O recorte temporal foi de: 2005 a 2023, sendo filtrados artigos como idioma base o português. Do total de 333 artigos recuperados na busca, 14 atenderam aos critérios de inclusão e 3 foram utilizados no resultado do trabalho. Conclui-se que os estudos analisados, apontaram uma prevalência de comportamentos alimentares de risco para o desenvolvimento de Ortorexia Nervosa em estudantes do curso de Educação Física, associado aos diferentes períodos de graduação e sexo, influenciando nos resultados das análises. É importante que mais artigos e estudos sobre comportamento de risco para Ortorexia Nervosa sejam desenvolvidos, para possíveis análises e conclusões mais concretas sobre a relação desse transtorno com o público-alvo mencionado.
- ItemNutrição e doenças osteoarticulares em paciente com câncer de mama(2024) Koenigkam, Camilla Martins; Souza, Ysabella Helena Nascimento de; Escorsim, Daniel MachadoO câncer de mama é uma das neoplasias mais comuns entre as mulheres, representando uma significativa carga de morbidade e mortalidade. No Brasil, dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam que o câncer de mama é responsável por cerca de 66.000 novos casos por ano, sendo a principal causa de morte por câncer entre as mulheres. Os avanços nos métodos de diagnóstico precoce e tratamento melhoraram substancialmente as taxas de sobrevivência, entretanto, muitas pacientes continuam enfrentando uma série de desafios físicos e psicossociais após o diagnóstico e durante o tratamento. Além dos desafios diretamente relacionados ao câncer de mama, uma parcela significativa dessas pacientes também é diagnosticada com doenças osteoarticulares, como osteoartrite, osteoporose e artrite reumatoide. Embora a associação entre câncer de mama e doenças osteoarticulares seja reconhecida, a extensão e a natureza específica dessa interação ainda não são completamente compreendidas. Com isso, o objetivo desse estudo foi investigar a prevalência e a natureza das doenças osteoarticulares em pacientes com câncer de mama, particularmente aquelas que estão em tratamento com inibidores de aromatase. Além disso, pretende-se explorar os desafios específicos enfrentados por essas pacientes em termos de dor, mobilidade e risco de complicações, bem como avaliar as vitaminas e sais minerais para uma melhora no quadro dos pacientes. Foram realizados estudos epidemiológicos, ensaios clínicos e revisões publicadas nos últimos 5 anos que investigam a relação entre câncer de mama e doenças osteoarticulares. Os resultados mostraram que uma porcentagem significativa das pacientes desenvolveu artralgia durante o tratamento, o que pode ser considerado uma forma de doença osteoarticular, enquanto a literatura clínica documenta os desafios únicos enfrentados por esses pacientes em termos de dor, mobilidade reduzida e risco aumentado de complicações. Como conclusão, há uma grande prevalência de doenças osteoarticulares nos pacientes tratados por inibidores de aromatase, causando muitos sintomas adversos, tais como artralgia, osteoporose entre outros, causados principalmente por falta cálcio. Com isso, pretende-se levar as recomendações para uma melhor gestão nutricional, com o objetivo de reduzir os efeitos adversos e melhorar a qualidade de vida dessas pacientes.
- ItemImpacto da rotulagem nutricional frontal sobre as escolhas dos consumidores(2024) Oliveira, Gabriel da Costa de; Botelho, Wayster Santos; Leoni, Paula AlvesA rotulagem de alimentos é uma ferramenta poderosa que visa fornecer informações aos consumidores e facilitar escolhas alimentares mais saudáveis. Em outubro de 2020, entrou em vigor uma nova regulamentação para a rotulagem frontal de alimentos. Essa nova rotulagem é um marco importante nas políticas de saúde pública no Brasil, pois visa fornecer informações mais claras e acessíveis sobre o conteúdo nutricional dos alimentos. Nesse sentido o objetivo dessa pesquisa foi avaliar o impacto da rotulagem nutricional frontal sobre as escolhas dos consumidores. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário eletrônico elaborado na plataforma Google Forms® cujo link foi enviado aos participantes via redes sociais WhatsApp® e Instagram®. O questionário incluiu perguntas sobre dados pessoais, como idade e sexo, bem como questões específicas sobre o comportamento de leitura dos rótulos de alimentos. Verifica-se que a maioria dos participantes era do sexo feminino e numa faixa etária predominante de 18 a 25 anos. De acordo com os resultados dessa pesquisa, observa-se que os consumidores costumam ler as informações nutricionais nos rótulos dos produtos alimentícios, no entanto, a maioria, relatou realizar essa leitura ocasionalmente. Além disso, a grande maioria dos participantes dessa pesquisa, disseram já ter deixado de comprar um produto por conta das informações nutricionais no rótulo. Já com relação se as informações nutricionais no rótulo são essenciais para a manutenção de uma alimentação saudável a maioria relatou que sim. Assim, concluímos que a rotulagem nutricional frontal tem um papel importante na promoção de escolhas alimentares mais conscientes, visto que é capaz de gerar um maior impacto no consumidor no que diz respeito ao conteúdo nutricional dos alimentos.
- ItemImpacto das estratégias nutricionais no manejo da seletividade alimentar em crianças autistas: uma revisão bibliográfica(2024) Souza, Carolina Correa de; Bastos, Lívia Pinto HeckertO transtorno do aspecto autista (TEA) é caracterizado por características específicas que costumam ser notadas até os três anos de idade. Dentre os sinais de alterações comportamentais a seletividade e restrição à introdução de novos alimentos é uma das características alimentares mais comuns. O objetivo do estudo foi apresentar as principais condutas nutricionais no manejo da seletividade alimentar em crianças com TEA. Realizou-se um levantamento bibliográfico de obras publicadas no período entre 2019 a 2024, com artigos publicados nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, Scielo, PubMed, Medline e o sites oficiais. Foi possível concluir que a abordagem nutricional no manejo do TEA é fundamental para melhorar a qualidade de vida das crianças afetadas. A seletividade alimentar, comum em indivíduos com TEA, pode levar a deficiências nutricionais e impactar negativamente o desenvolvimento infantil. Assim, a atuação do nutricionista, em colaboração com equipes multiprofissionais e o apoio da família, é crucial para desenvolver estratégias que promovam uma alimentação equilibrada e adequada, visando não apenas a saúde física, mas também o bem-estar geral da criança. A educação alimentar, aliada a intervenções personalizadas, pode ajudar a suavizar os sintomas do TEA e favorecer um melhor prognóstico a longo prazo.
- ItemAnálise nutricional do cardápio de uma unidade de alimentação e nutrição no Município de Volta Redonda(2024) Silva, Débora Rodrigues da; Silva, Marcelo Augusto Mendes daObjetivo: Avaliar os aspectos nutricionais de refeições fornecidas por uma UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição), cadastrada no PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), no Município de Volta Redonda e verificar se houve adesão ao PAT. Materiais e Métodos: Foram analisados 45 cardápios servidos no horário do almoço da unidade em questão. As variáveis observadas foram: valor energético total, carboidrato, proteína, lipídio e sódio. O software utilizado para calcular os cardápios foi o Microsoft Excel e os valores encontrados foram comparados com as normas do Programa de Alimentação do Trabalhador. Resultados: Observou-se adequação na oferta energética de cada um dos 45 cardápios, com relação a oferta de carboidratos, lipídios e sódio também não foram encontradas inadequações significativas, no entanto, a oferta proteica apresentou valores acima do que é preconizado pelo PAT (10%-15%) em 30 dos 45 cardápios avaliados. Conclusão: Uma vez feita a análise dos cardápios, concluiu-se que, a UAN em questão fornece um aporte adequado de frutas, vegetais e hortaliças aos comensais, não foram encontradas irregularidades significativas na oferta de lipídio, carboidrato e sódio, além disso, o valor energético dos cardápios também se encontra dentro do esperado. Somente a oferta proteica encontra-se desajustada. O presente estudo apresentou algumas limitações, uma vez que, os per capitas foram estipulados com base nos relatos da nutricionista da unidade e no que é observado do consumo desses comensais, tendo em vista que eles se servem sozinhos e apenas a proteína é controlada.
- ItemFatores de risco nutricional em pacientes com neoplasia do trato gastrointestinal em tratamento quimioterápico(2024) Oliveira, Isadora Nunes Garcia de; Jordão, Ivyna Espínola CaetanoEste estudo tem como tema a avaliação dos fatores de risco nutricional em pacientes com neoplasia do trato gastrointestinal submetidos à quimioterapia. O objetivo geral foi investigar os principais fatores que influenciam o perfil nutricional desses pacientes, além de enfatizar a importância da nutrição durante o tratamento, entender os fatores que impactam na evolução da doença e apresentar o estado nutricional dos pacientes com essa comorbidade. Utilizou-se uma revisão bibliográfica baseada em artigos científicos publicados nos últimos dez anos, obtidos por meio de bases de dados como Google Acadêmico e plataformas do Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Câncer. A inclusão foi limitada a artigos em português e diretamente relacionados ao câncer do trato gastrointestinal e desnutrição. A pesquisa evidenciou que a desnutrição é prevalente dos pacientes com neoplasias, afetando diretamente a tolerância ao tratamento quimioterápico. Além disso, sintomas como náuseas e perda de peso foram identificados como fatores agravantes do estado nutricional. O estudo conclui que o suporte nutricional contínuo e personalizado é essencial para melhorar a qualidade de vida desses indivíduos e otimizar os resultados terapêuticos. A implementação de intervenções nutricionais precoces, desde o diagnóstico até o final do tratamento, é fundamental para prevenir complicações associadas à desnutrição e garantir um tratamento oncológico mais eficaz. A nutrição, portanto, deve ser integrada de forma central na abordagem multidisciplinar do cuidado ao paciente oncológico.
- ItemCirurgia bariátrica e nutrição: análise de publicações recentes em uma plataforma de pesquisa acadêmica(2024) Santos, Bruno Henrique dos; Leoni, Paula AlvesA cirurgia bariátrica é um procedimento cirúrgico conhecido mundialmente e tem crescido assim como a obesidade. A pessoa a ser indicada ao procedimento precisa estar com o IMC a cima de dos 40 kg/m² mesmo não havendo nenhuma doença ou com IMC de 35 kg/m² em diante apresentando alguma doença. Apesar de trazer inúmeros benefícios com diferentes técnicas cirúrgicas os procedimentos na maioria das vezes causam danos nutricionais aos pacientes que são submetidos a tal. Tornando cada dia mais visível a importância do tratamento nutricional aplicado tanto no pré quanto no pós-operatório. Dado tal importância ao tema, este trabalho tem como objetivo analisar os trabalhos que tenham sido publicados recentemente acerca do tema cuidados nutricionais na cirurgia bariátrica. Ao realizar a pesquisa com as palavras-chaves “cirurgia bariátrica” e “cuidados nutricionais” retornaram 67 artigos no total. Após a avaliação minuciosa das palavras chave abordadas na temática indicada foram selecionados 8 estudos. A partir do eixo temático definido nessa pesquisa foi possível extrair os principais pontos abordados pelos autores acerca dos mesmos por meio da leitura dos objetivos principais e das conclusões e/ou considerações finais dos trabalhos pesquisados. Dessa forma concluiu-se que a cirurgia bariátrica tem relação direta com o tratamento nutricional tanto no pré-operatório com intuito de preparar o paciente para uma nova fase de sua vida e como ele se alimentará dali por diante, como no pós-operatório, acompanhando no reganho ou perda excessiva do peso, deficiências de vitaminas inerentes da técnica cirurgia utilizada. O nutricionista tem papel fundamental no acompanhamento desse paciente para que haja o sucesso propriamente dito do procedimento em questão.
- ItemAvaliação nutricional em portadores de Síndrome de Down(2024) Fagundes, Elison Alves; Barros, Adria Alves de; Leoni, Paula AlvesA Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética causada pela presença de um cromossomo 21 a mais nas células de um indivíduo. Esses indivíduos apresentam características metabólicas que os tornam mais vulneráveis a doenças relacionadas ao estado nutricional. Portanto, o objetivo deste trabalho constituiu em avaliar o estado nutricional de indivíduos com Síndrome de Down. A pesquisa foi conduzida por meio de um questionário online, utilizando o WhatsApp® com grupos de pais de pessoas com SD, contendo questões de identificação do participante e de seu responsável; hábitos alimentares do participante, tal como tipos de alimentos que consome ou não, frequência e horário das refeições; estilo de vida, incluindo rotina diária, prática de atividade física, sono e histórico clínico. Participaram da pesquisa 17 indivíduos com faixa etária entre 4 e 45 anos, sendo a maioria do sexo feminino, onde os adultos a maioria encontra-se com obesidade e as crianças e adolescentes a maioria encontra-se eutrófica e com estatura adequada para idade. A maioria realiza cinco refeições diárias, sendo o almoço a mais relatada, realiza refeições fora de casa pelo menos 2 vezes por semana, consome alimentos processados ocasionalmente, possuem horários regulares para as refeições, não costumam comer rápido demais nem se distrair durante as refeições. Além disso, a maioria dos participantes relatou a prática de atividades físicas e possuir sono regular. Restrição a leite e glúten foi comum, assim como uso prolongado de eletrônicos. Quando questionados sobre possuir alguma doença a maioria que declarou possuir indicou problema na tireóide. Por fim quando questionados se já foram diagnosticados com obesidade por algum profissional de saúde a maioria disse que não e se já realizaram acompanhamento nutricional a maioria também declarou que não. Dessa forma pode-se concluir que o estudo revelou a alimentação desses indivíduos mostrou-se equilibrada, a prática de atividades físicas foi frequente, e o uso de eletrônicos foi extenso. Problemas de sono foram raros, mas muitos relataram histórico clínico comumente relacionado à Síndrome de Down e ausência de acompanhamento nutricional, reforçando a importância desse cuidado para melhorar saúde e qualidade de vida.
- ItemEfeitos do suco de beterraba no exercício físico(2024) Nascimento, Jamily Oliveira do; Souza, Elton Bicalho deAtualmente a procura por recursos que possuem a finalidade de melhorar o estado físico e mental aumentou substancialmente. Dentre esses recursos destaca-se o suco de beterraba, por possuir diversos efeitos relacionados a melhora da performance. O presente estudo objetivou analisar, por meio de uma revisão de literatura, os efeitos do suco de beterraba na performance de praticantes de exercícios físicos. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados PubMed, SciELO e Google Acadêmico filtrando obras publicadas entre 2015 até 2024 em português e inglês utilizando os descritores ‘’Nitrato OR Nitrate’’ AND ‘’Desempenho Atlético OR Athletic Performance’’. Com base nos estudos encontrados são necessários o consumo de 5 a 9 mmol de nitrato proveniente do suco de beterraba para a obtenção de efeitos ergogênicos como a vasodilatação, o que proporciona maior fluxo sanguíneo para os músculos, principal resposta fisiológica desse produto. Essa quantidade pode ser obtida com um suco contendo entre 103 a 186 g de beterraba Beta vulgaris, ingerido aproximadamente entre 2 a 2 horas e 30 minutos antes do treino.
- ItemOs efeitos das fibras solúveis no manejo da diabetes Mellitus: uma revisão de literatura(2024) Meireles, Elizabet Germano Lourenço; Bastos, Livia Pinto HeckertConsiderando o aumento global de casos de Diabetes Mellitus tipo 2,um agrupamento de distúrbios metabólicos de difícil controle que afeta principalmente os níveis de glicose no sangue (hiperglicemia),o presente estudo aborda os efeitos das fibras solúveis no manejo da doença que corresponde a 90 a 95 % dos casos manifestando-se predominantemente em adultos. Essa condição está associada á obesidade, estilo de vida ocioso e alimentação inadequada. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos das fibras solúveis no manejo da DM2. A metodologia adotada consistiu em uma revisão de literatura de artigos publicados no período entre 2019 e 2024, nas bases de dados como Google Acadêmico, Pubmed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e sites oficiais como Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde. Os resultados deste estudo destacam que o consumo de fibras solúveis as encontradas no psillium e beta- glucanas, é altamente relevante para a melhoria e controle da Diabetes Mellitus tipo 2. Essas fibras apresentam efeitos positivos nos parâmetros metabólicos, demonstrando eficácia na redução do índice glicêmico, na melhora do perfil lipídico e na prevenção de doenças cardiovasculares. Esses benefícios estão associados à modulação da absorção de glicose e ao aumento da saciedade. Contudo, é fundamental enfatizar a implementação intervenções educativas que incentivem o consumo adequado de fibras como medida preventiva contra as graves complicações da doença.