Trabalhos de Conclusão de Curso
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- ItemA construção de identidade LGBT por meio do funk de comunidade e os efeitos de sua criminalizaçãoSILVA, João Felipe Spacek
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- ItemA humanização das marcas no marketing digital: estudo de caso do aplicativo Duolingo e seu posicionamento(2024) Inácio, Anna Júlia de Almeida; Souza, Rogério Martins deO presente trabalho busca entender a respeito da humanização das marcas no ambiente digital, tendo como objeto o posicionamento digital da marca Duolingo, aplicativo ligado ao ensino de idiomas estrangeiros. A pesquisa apresenta uma contextualização sobre a educação no ambiente digital, ensino à distância e as desigualdades em relação ao acesso à internet, além de discutir sobre estratégias de marketing como o marketing de relacionamento, marketing de oportunidade e conceitos como Social First e Growth Marketing e Growth Hacking. Com uma abordagem qualitativa, faz uso das técnicas de pesquisa bibliográfica. Por fim, traz três casos de campanhas em que o Duolingo se destacou. Os resultados demonstraram que a plataforma adota uma abordagem humanizada em seu posicionamento digital, utilizando estratégias que fortaleçam a conexão emocional com o seu público e valorizando a experiência do usuário. As campanhas analisadas no terceiro capítulo mostram como a empresa busca construir um relacionamento mais direto com o usuário, utilizando oportunidades para levar o público a interagir de maneira orgânica. Sendo assim, o Duolingo se posiciona não apenas como um aplicativo de ensino igual aos outros, porém com uma presença amigável e acessível.
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- ItemA importância de estratégias de comunicação em instituições de terceiro setor e a proposta de um plano de ação para o instituto Ademafia(Volta Redonda) RESENDE, Gabriel de Paula
- ItemA importância de estratégias de comunicação em instituições de terceiro setor e a proposta de um plano de ação para o Instituto Ademafia(2023) Resende, Gabriel de Paula; Venturelli, Edilberto; Rezende, Clarisse NettoÉ necessário compreender a relevância das organizações do Terceiro Setor para o pleno funcionamento da sociedade, sobretudo em áreas que costumam não receber o suporte necessário tanto pelo Estado quanto pelo setor produtivo. O aumento da presença desse setor na sociedade tem acarretado em maior competitividade, naturalmente impondo demandas mais rigorosas por parte dos financiadores, que buscam uma gestão mais eficiente dos recursos disponíveis. A comunicação como um todo é essencial em qualquer tipo de organização, seja ela com fins lucrativos ou de cunho social. Dentro desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo principal evidenciar a vital importância da implementação de estratégias de comunicação nas organizações do Terceiro Setor como um fator determinante para o sucesso dessas entidades através da elaboração de um plano de ação para o Instituto Ademafia de Esporte e Cultura.
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- ItemA influência da cultura participativa na indústria musical: caso Taylor Swift(2024) Rodrigues, Yasmin da Silva; Souza, Rogério Martins deA relação entre artistas e fãs na era digital tem sido profundamente transformada pela cultura participativa, em que os consumidores se tornam protagonistas na criação e disseminação de conteúdo. Esta pesquisa fundamenta-se em teorias como a de Adorno e Horkheimer, que criticam a indústria cultural por criar consumidores passivos, contrastando com a perspectiva de Henry Jenkins, que entende os fãs como agentes ativos na produção e distribuição de produtos culturais. Analisando desde o surgimento das celebridades e a origem dos fandoms até a manifestação desses elementos na era das redes sociais, são observadas as características que marcam a interação entre fã e artista e reforçam os aspectos da cultura participativa. Nesse sentido, com foco nas estratégias de marketing da cantora Taylor Swift, o objetivo deste trabalho é analisar como as abordagens da cantora refletem e ampliam os conceitos da cultura participativa para os seus projetos e sua representação. Apesar das polêmicas e instabilidades ao longo dos quase vinte anos de carreira, Taylor nunca deixou de incluir seus admiradores nas estratégias de lançamento e promoção, o que resulta numa grande e sólida base de fãs. O estudo revela como a cultura participativa se tornou um elemento central para o sucesso comercial na indústria musical. Assim, é comprovado que a experiência do fã é hoje um ativo estratégico, uma vez que a relação entre admiradores e artistas amplia as repercussões e envolve os consumidores não apenas com os produtos, mas também com as causas defendidas e a própria vida de quem os produz.
- ItemA influência do feminismo no mercado de sex toys para mulheres lésbicas: estudo de caso da empresa de produtos eróticos Pantynova(Volta Redonda) DIAS, Ana Júlia Vieira
- ItemA influência do feminismo no mercado de sex toys para mulheres lésbicas: estudo de caso da empresa de produtos eróticos Pantynova(2023) Dias, Ana Júlia Vieira; Venturelli, EdilbertoA presente pesquisa pretende discutir o papel do feminismo na existência atual de um mercado voltado ao público lésbico, em especial no segmento de sex toys. Para tanto, ela se dividiu em três capítulos. No primeiro procurou-se estabelecer uma premissa entre feminismo e suas inúmeras vertentes, pois não seria possível conceituar um movimento tão amplo por apenas um viés. Foi visto também a interação entre feminismo e publicidade que já ocorria juntamente com o surgimento do feminismo. No segundo capítulo o foco foi o “femvertising” ou a publicidade voltada ao público feminino, sua conceituação e como tal é visto na prática nos anúncios. Finalmente, no último capítulo há o estudo de caso da empresa Pantynova, com a análise dos dados coletados principalmente no site da marca e em suas mídias sociais, em que é possível identificar a empresa com uma estratégia de marketing que visa a inclusão, com discursos de liberdade sexual, empoderamento feminino e o consumo da mesma pela comunidade LGBTQIA+, não somente por mulheres lésbicas.
- ItemA influência do marketing para o consumidor compulsivo em plataformas de compra online(2024) Oliveira, Luíza Zimermann Arêas; Venturelli, EdilbertoEste trabalho destaca a influência das estratégias de marketing digital no desenvolvimento do comportamento de compra compulsiva entre consumidores de plataformas de e-commerce. Focando em grandes plataformas como Shopee, AliExpress, Shein e iFood, a pesquisa busca compreender como elementos como gamificação1 , personalização algorítmica e promoções-relâmpago criam um ambiente de incentivo ao consumo impulsivo e recorrente. O consumo compulsivo, conhecido como oniomania, não apenas afeta a saúde financeira dos consumidores, gerando endividamento e instabilidade econômica, mas também exerce impactos profundos na saúde mental, exacerbando sentimento de culpa, ansiedade e depressão. Utilizando uma abordagem metodológica mista, com análise qualitativa de estratégias de marketing e coleta de dados quantitativos sobre o perfil e as consequências emocionais dos consumidores compulsivos, este estudo visa não apenas elucidar os mecanismos psicológicos explorados pelas práticas de e-commerce, mas também destacar a responsabilidade ética dessas empresas. Considerando o cenário atual de consumo exacerbado, onde os gatilhos2 mentais são explorados para maximizar o lucro, este trabalho enfatiza a necessidade urgente de práticas de marketing mais éticas e transparentes. Ao promover um consumo mais consciente e informativo, o ecommerce poderá equilibrar o estímulo à compra com o bem-estar dos consumidores, mitigando tanto o impacto financeiro quanto os danos à saúde mental que acompanham o consumismo compulsivo. Espera-se que este estudo contribua para o debate acadêmico sobre as implicações sociais, econômicas e psicológicas do consumo digital, fornecendo subsídios para práticas de marketing que promovam um equilíbrio entre o incentivo ao consumo e o respeito à saúde dos consumidores.
- ItemA influência do tiktok na indústria musical brasileira: estudo de caso Marina Sena(2022) Lima, Juliana Cândida Moisés Souza; Canavez, LeonardoA influência do TikTok na indústria musical é exemplificada pelo sucesso da cantora Marina Sena, que mesmo tendo as redes sociais mais utilizadas até aquele momento não conseguia ter sucesso nacional, sua carreira era limitada a Minas Gerais. A partir do momento em que a cantora passa utilizar sua música no aplicativo TikTok, sua música se torna uma trend e passa a ser compartilhada de forma orgânica diversas vezes o que trás para a cantora visibilidade, a cantora passou alguns meses com sua música por supuesto entre as músicas mais ouvidas do Brasil e chegou até a entrar nos charts mundiais. Conseguimos avaliar isso a partir do estudo de como as pessoas consomem música e compartilham a mesma, e como a americanização musical influência na forma como nós brasileiros consumimos música e como isso tudo afeta nosso gosto pela música, a forma como compartilhamos e até aquilo que para o basileiro não é audível. Essa pesquisa é baseada em diversos autores, dados e busca compreender se apenas a entrada da cantora foi o suficiente para que ela se tornasse nacionalente conhecida ou suas peculiaridades como cantora foram um fator inpresindível para que o sucesso acontecesse.
- ItemA manopla da publicidade e do marketing: ações de comunicação do jogo FortniteOLIVEIRA, Bruno Almeida de
- ItemA mídia programática e a capacitação do mercado de publicidade na região Sul Fluminense: um estudo sobre treinamento e habilidades das agências no uso da mídia programática(2022) Bruno, Mário Sérgio Moraes; Martins, RogérioA temática mídia programática foi delimitada como objeto deste estudo que visou identificar os treinamentos dos agentes publicitários e agências de publicidade nesta forma de compra e venda instantânea de mídias digitais. Procurou-se evidenciar o histórico de evolução e a história da internet e do marketing digital, correlacionando-os com as mudanças aceleradas que esta tecnologia possibilitou para que a segmentação e a entrega da publicidade digital ocorram de forma eficaz e assertiva. A mídia programática, também chamada de marketing programático, automatiza o processo de entrega on-line de diversos tipos de mídia, inclusive com recursos de micro segmentação e todo o processo ocorre em 10 milissegundos, a partir do início da navegação do consumidor que está conectado na internet. A automatização instantânea da mídia é um processo relativamente novo no universo publicitário e vem se mostrando eficaz e rentável. Questiona-se aqui se os agentes publicitários estão treinados para a utilização da mídia programática e possíveis usos de plataformas que usem o processo em campanhas e entregas de peças publicitárias aos consumidores. O estudo delimitou a identificação deste mercado na região Sul Fluminense, especificamente nas cidades de Barra Mansa e Volta Redonda-RJ, como forma de identificar oportunidades de uso e aplicação de mídia programática nas campanhas de forma estratégica. A pesquisa ancora-se nos conceitos propostos por Kotler (2017) em sua obra Marketing 4.0 do Tradicional ao Digital, que parte da premissa que o marketing deve se adaptar à natureza mutável dos caminhos do consumidor na economia digital. Ao analisar as respostas sobre os treinamentos e qualificação das equipes e agências a pesquisa demonstrou que o uso da mídia programática, dada a sua complexidade, está diretamente relacionada à qualificação dos agentes publicitários das agências de publicidade. Se considerarmos que não existe o produto nos portfólios das agências e quase não existe demanda na região, estes dados confirmam a hipótese inicial que as agências não são treinadas em mídia programática, apesar de utilizarem plataformas que operam com mídia programática (Google Ads e Facebook Ads).Os dados apurados que indicam o uso do Google Ads e Facebook Ads, por parte das agências evidencia e reforçam esta impressão , ou seja que o mercado publicitário no Sul Fluminense não está treinado no uso deste tecnologia. O que sugere a oportunidade de um mercado potencial para esta área, que é o treinamento para os publicitários e agências em mídia programática.
- ItemA narrativa transmídia na publicidade: um estudo de caso da comunicação do jogo League of Legends(Volta Redonda) CUNHA, Guilherme Callegario Gomes da
- ItemA narrativa transmídia na publicidade: um estudo de caso da comunicação do jogo League of Legends(2023) Cunha , Guilherme Callegario Gomes da; Souza, Rogério Martins deA narrativa transmídia vem sendo muito utilizada como estratégia de comunicação na indústria do entretenimento, seguindo exemplos de grandes franquias conhecidas mundialmente como Star Wars (1997) e o universo de Matrix (1999). Nas narrativas transmidiáticas, produtos são constantemente adaptados e expandidos para novas mídias, fazendo-se necessária sua adaptação para livros, histórias em quadrinhos, séries animadas, videogames, figuras de ação, de modo a ampliar e diversificar cada vez mais o universo apresentado originalmente. O estudo buscou analisar a utilização da narrativa transmídia por meio da comunicação e construção de imagem do League of Legends, jogo online gratuito de equipe contra equipe criado em 2009 pela empresa Riot Games. Buscou-se explorar as vantagens de se utilizar diversos meios de comunicação na construção de uma campanha e sua eficácia ao atingir seu público. Os resultados verificados mostraram um retorno positivo quanto à participação do público, por parte dos seus jogadores e um crescente interesse de novos usuários através da narrativa construída através das diferentes mídias.
- ItemA percepção visual de fontes tipográficas em peças publicitárias: estudo de caso Penguin BooksNOGUEIRA, Flávio Machado
- ItemA publicidade e o poder do público na internet: estudo de caso da campanha Gift Shop - Balenciaga(Volta Redonda) NEGRÃO, Heitor Nogueira
- ItemA publicidade e o poder do público na internet: estudo de caso da campanha Gift Shop - Balenciaga(2023) Negrão, Heitor Nogueira; Moutinho, Afranio TeodoroA presente monografia constitui-se de uma pesquisa cujo objetivo é analisar o direcionamento da mensagem a seu público, tomando como objeto de estudo a campanha Gift Shop da marca de luxo Balenciaga. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseada em livros, artigos e monografias e uma pesquisa qualitativa baseada em publicações, constituída por pronunciamentos oficiais da marca, bem como repercussão do público. O estudo buscou perceber qual a melhor maneira para a marca direcionar uma peça publicitária de acordo com o produto oferecido, sem comprometer sua imagem ou violar a legislação, mas garantindo um bom retorno financeiro. Como objetivos secundários, buscou observar o avanço da publicidade por meio da internet, entender o comportamento do consumidor de acordo com o avanço da tecnologia, compreender a escolha equivocada do uso de personagens em peças publicitárias e analisar a importância da legislação publicitária para respaldar a agência e o consumidor quanto ao conteúdo das peças de divulgação. Pensando de forma ética na composição de peças e campanhas de publicidade, foi realizado o estudo para estabelecer a assertividade e o direcionamento de público para com o produto ou serviço oferecido. Sendo assim, deve haver uma base de estudos que visa entender corretamente os anseios do público-alvo que faça sentido com o produto que será oferecido ao consumidor, se adequando às regulamentações publicitárias.
- ItemA representatividade e o processo de decisão de compra: um estudo sobre a campanha de dia dos pais da Natura #MEUPAIPRESENTEFIGUEIREDO, Luiz Guilherme da Silva