Trabalhos de Conclusão de Curso

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    Marketing de propósito e responsabilidade social: estudo de caso Farm
    (2024) Fonseca, Kaylane Diniz da; Moutinho, Afrânio T.
    Esta pesquisa visa explorar a conexão entre o marketing de propósito e a responsabilidade social na construção da percepção e do engajamento do consumidor, centrando-se na marca de moda brasileira FARM, em um estudo de caso com uma abordagem qualitativa. O estudo procura identificar como um propósito claro, alinhado a causas sociais, pode influenciar a maneira como os consumidores percebem a marca e a sua disposição para se engajar com ela. Entre os principais objetivos, estão a análise do impacto do propósito na construção da identidade da marca, a investigação das iniciativas sociais implementadas pela FARM e a avaliação da eficácia das estratégias de comunicação utilizadas para promover essas iniciativas. A pesquisa pretende oferecer uma visão abrangente sobre como a integração do marketing de propósito e da responsabilidade social pode contribuir para a diferenciação no mercado e fortalecer a relação com os consumidores.
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    Representação do Candomblé em Renascer: uma análise das narrativas e estéticas da Globo
    (2024) Pereira, Maria Vitória da Silva Almeida; Canavez, Leonardo Simões
    O seguinte trabalho tem por objetivo analisar a representação da religião de matriz africana, o Candomblé, na telenovela brasileira Renascer, exibida pele Rede Globo. A pesquisa se concentra em cenas de ambas as versões, com o intuito de comparar as transformações na forma como a temática religiosa foi retratada ao longo do tempo. Utilizando a metodologia de decupagem de cena vista por Barreto (2010) e análise de conteúdo vista por Roque (1999), busca-se identificar os elementos narrativos e simbólicos que compõem a representação da religião, interpretando de que forma esses elementos foram trabalhados na sequência. O trabalho se apoia nas teorias de Kellner (2001), que discute o papel na mídia na formação de identidades, destacando como a novela, enquanto produto cultural de grande alcance, pode influenciar o imaginário coletivo. Seguindo tal lógica, a pesquisa reflete sobre a crescente presença de atores negros nesta atual versão de 2024, comparando com a representação mais limitada na versão original. Nesse sentido, o trabalho busca compreender como as telenovelas, se tornaram um meio de comunicação capaz de influenciar percepções e gerar identificação os telespectadores e as narrativas exibidas.
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    Álbum conceitual e fandom como diferenciais em um mercado regido por singles: análise das estratégias de lançamento do cantor Jão
    (2024) Ribeiro, Mariane Eduarda Valim; Silva, Heitor da Luz
    O presente trabalho analisa como o cantor Jão usa estratégias de lançamento e marketing para construir sua carreira, focando na importância de sua conexão com os fãs e nas redes sociais. A pesquisa começa com uma revisão sobre a evolução da música e dos meios de comunicação, desde as primeiras gravações e a popularidade do rádio até as mudanças nos formatos, como a transição do LP para o CD. Depois, fala sobre o surgimento dos videoclipes, a revolução digital com o streaming e o papel das comunidades de fãs (fandoms) e das redes sociais no sucesso dos artistas atualmente. Esse panorama ajuda a entender o cenário musical onde a carreira de Jão foi se formando. Na análise sobre Jão, a pesquisa foca nas suas táticas de lançamento e nos passos que ele dá depois de cada lançamento. Isso inclui cartas abertas para os fãs, trailers com significados especiais, audições exclusivas e turnês cada vez mais impactantes. Esses elementos criam uma narrativa visual marcante, que aproxima ainda mais Jão de seus fãs. Associando seus álbuns a temas da natureza, Jão cria uma conexão marcante que conecta o público à sua música. Suas turnês, como "Pirata" e "Superturnê", usam efeitos visuais, interação com o público e momentos únicos que fortalecem o vínculo com os fãs. A conclusão mostra como Jão usa essas estratégias e essa relação intensa com o público para crescer e se destacar na música pop atual. Ele vai além da música, oferecendo aos fãs uma experiência completa que mistura emoção, visual e interação, criando um universo próprio que encanta e envolve quem o acompanha.
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    Visões além do estilo: um estudo das tendências publicitárias nas campanhas das capas da Vogue Brasil
    (2024) Alves, Emanuelle de Paula; Silva , Heitor da Luz
    Partindo da premissa que o consumidor tem demandado mudanças em relação à representatividade, o presente trabalho procurou discutir eventuais adaptações da revista Vogue a partir de suas capas mais atuais. Dessa forma, procurou-se avaliar se essas capas apresentam visibilidade para a diversidade em termos de aspectos étnico-raciais, de identidade de gênero e de corpos, durante o período compreendido entre 2020 e 2023. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, assim como uma pesquisa documental nos próprios materiais da revista. Com a análise, notou-se certa evolução da Vogue em sua representação de beleza em termos de diversidade. Anteriormente criticada por promover padrões de beleza inatingíveis, visualizou-se que a revista tem ampliado suas narrativas visando celebrar a diversidade através de capas que destacam modelos de diferentes origens étnico-raciais, tamanhos e identidades de gênero. Porém, em alguns itens pesquisados, há ainda uma notável sub-representação, como no caso dos corpos gordos, com menos de 5% de modelos presentes nas capas.
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    Sustentabilidade como foco da identidade de marca: uma análise do Branding da linha Natura Ekos
    (2024) Abreu, Júlia Fukami de; Canavez, Leonardo Simões
    Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa as estratégias de branding e campanhas publicitárias da linha Natura Ekos, destacando como a marca promove sustentabilidade e responsabilidade ambiental por meio de suas ações de marketing. O estudo aborda como a Natura reforça seu posicionamento sustentável em um cenário de crises ambientais, explorando práticas de comércio justo e parcerias com comunidades amazônicas. A pesquisa visa identificar elementos visuais e verbais das campanhas, analisar as práticas de abastecimento sustentável e discutir seu impacto nas comunidades e no meio ambiente. Com uma abordagem qualitativa e um estudo de caso descritivo, busca-se evidenciar que estratégias de branding com propósito sustentável podem propor uma publicidade mais ética e consciente.