Trabalhos de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 72
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO trabalho da/o assistente social da vara da infância e de juventude e o acolhimento institucional de crianças e adolescentes(2021) Santos, Maria Eduarda Freitas dos; Barison, Mônica SantosO presente trabalho visa apresentar as problematizações que estão projetadas na pesquisa intitulada "O trabalho da/o assistente social das Varas de Infância e de Juventude e o acolhimento institucional de crianças e adolescentes". O Serviço Social tem uma luta histórica pela ampliação e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, cujas batalhas com movimentos sociais e populares culminaram em conquistas na Constituição Federal de 1988 e, o Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990. Essas legislações impulsionaram as frentes de trabalho do assistente social no Poder Judiciário, especificamente nas Varas de Infância e de Juventude, onde o assistente social atua em colaboração com outros profissionais, buscando a efetivação de direitos assegurados na legislação vigente. O assistente social no campo sócio jurídico tem a função de oferecer subsídios ao juiz na tomada de decisões a partir da realização do estudo e do parecer social. Esses instrumentos de trabalho são historicamente identificados como parte do processo de trabalho do assistente social nesse campo ocupacional. Desse modo, o profissional tem a possibilidade de construir possibilidades de intervenção na realidade do usuário. Em relação ao acolhimento institucional, esse profissional utiliza-se de seus conhecimentos técnicos para auxiliar o juiz na tomada de decisões relacionadas a essa medida de proteção de caráter provisório aplicadas a crianças e adolescentes em situações de risco e de vulnerabilidade social. O projeto de pesquisa é de caráter qualitativo e contará com o uso da entrevista semiestruturada com os assistentes sociais que compõem a equipe do Serviço Social na Vara Única da Comarca de Barra do Piraí. Assim, considera-se que o estudo é relevante para adensar as reflexões acerca da formação e do trabalho do assistente social inserido no Poder Judiciário na contribuição para garantir direitos de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. O objetivo geral desta pesquisa é de conhecer o trabalho do assistente social na Vara de Infância e Juventude nos processos judiciais referentes ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes da Comarca de Barra do Piraí.
- ItemServiço social: a importância da educação popular para a cidadania brasileira(2021) Camargo , Taline Silva; Gandra, Marcos Aurélio RamalhoEste trabalho analisa a importância da educação popular para uma cidadania ativa por meio da interdisciplinaridade entre Serviço Social e Pedagogia. Através de analise bibliográfica conceituou-se um breve histórico das políticas públicas educacionais no território brasileiro. Para em seguida situar o profissional de Serviço Social e a sua relação de interdisciplinaridade com a Pedagogia. O autor e filósofo Paulo Freire foi escolhido como referência por sua trajetória e importância acadêmica, como educador e teórico de uma educação libertadora. Verificou-se, portanto, que a interdisciplinaridade entre o Serviço Social e a Pedagogia na área educacional, contribui para que indivíduos sejam reconhecidos e se reconheçam através de uma cidadania ativa.
- ItemPolíticas de atenção ao idoso institucionalizado no Brasil(2021) Alves , Paola Karina Vidal; Gandra, Marcos Aurelio RamalhoA institucionalização de idosos tem se tornado um fato cada vez mais comum no Brasil e com isso, a necessidade de políticas públicas de proteção social a esses cidadãos têm crescido progressivamente. Dessa forma, este estudo tem o objetivo de discutir a falta de políticas públicas para idosos residentes de instituições de longa permanência no Brasil. Para a elaboração do estudo, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, sendo esta baseada em livros, e estudos de cunho científico oriundos das seguintes bases de dados online: Google Acadêmico; Scopus e Scientific Electronic Library Online (SciELO). O estudo buscou analisar as mudanças no processo de envelhecimento no Brasil, compreendendo os idosos como cidadãos portadores de direitos, a evolução das políticas públicas de atenção ao idoso brasileiro, bem como as políticas públicas de proteção social ao idoso institucionalizado. Por fim, foi possível concluir que as políticas públicas para o idoso brasileiro passaram por certa evolução com o recorte temporal pesquisado, entretanto, ainda se fazem insuficientes, problema que não pode ser negligenciado. O desenvolvimento e a execução das políticas públicas específicas para essa população devem levar em conta sua participação e a universalidade necessária para assegurar, sem exceção, qualidade de vida e dignidade durante a velhice.
- ItemDebates do serviço social sobre famílias e socioafetividade(2021) Silva, Maria Eduarda Martins da; Barison, Mônica SantosO referido trabalho analisa a produção do serviço social sobre famílias e socioafetividade, através de pesquisas em revistas indexadas, livros, sites e em conteúdos disponíveis na internet sobre tal temática. Traz inicialmente uma historicização das famílias e as mudanças ocorridas nesta instituição ao longo da história. Além disso, é discutido a questão do afeto como formador de vínculos familiares, reconhecendo assim que as famílias podem ser socioafetivas e não construídas apenas por laços consanguíneos. É apresentado conteúdos sobre o trabalho profissional com famílias e sobre como a atuação do assistente social mudou com o passar do tempo, passando de uma abordagem realizada a partir de referenciais conservadores para referenciais da teoria social crítica e uma atuação visando a garantia de direitos. Ademais, tal estudo traz algumas reflexões sobre a importância do embasamento teórico para a prática profissional.
- ItemPopulação transexual e serviços de saúde: preconceitos e dificuldade de acesso(2021) Silva , Samara Ferreira da; Silva, Sam Lucas Ferreira da; Gandra, Marcos Aurélio RamalhoO presente trabalho objetiva demonstrar a dificuldade de acesso da população transsexual ao acessar as políticas de saúde previstos constitucionalmente, uma vez que tem sido negligenciada. A discussão justifica-se pela situação de risco em que os transexuais se encontram hoje no Brasil, com pesquisas que apontam ser o país que mais mata essa parcela da população. Primeiramente, analisa-se o contexto e as categorias, classificando cada nomenclatura inserida no cotidiano dessa população, e se levanta um debate sobre os conceitos de gênero e sexualidade. Em seguida, aborda-se sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Serviço Social, em busca de espaço para reinvindicação de direitos aos transexuais. Por fim, o texto pontua os direitos dos indivíduos trans à não patologização, e elabora-se um debate sobre as dificuldades de acesso da transexualidade e como ela é entendida em seu viés patológico. Partindo de uma abordagem social crítica, de caráter qualitativo, com referencial marxista, empregado o método dedutivo, lançando-se mão de sólida fundamentação teórica, pautada em pesquisa bibliográfica multidisciplinar, bem como em consultas à jurisprudência brasileira sobre o tema analisado e outros correlatos, visando a uma adequada formulação, desenvolvimento e conclusão dos pontos a serem abordados.
- ItemO viés racista na política de combate às drogas no Brasil(2023) Vicente, Flávia da Silva Barison; Gandra , Marcos Aurélio RamalhoO processo da diáspora africana inaugura uma estrutura racista que encontramos até hoje na sociedade brasileira. Partindo da hipótese de que a política de combate às drogas no Brasil é uma das diversas expressões da questão social e indissociável do racismo estrutural, o objetivo do trabalho é expor o viés racista da política de segurança pública, no que tange ao enfrentamento às drogas e como o Serviço Social está se apropriando da temática do racismo estrutural. Utilizamos bibliografias e matérias que abordam a temática. O resultado encontrado explicita a criminalização dos moradores das periferias e o genocídio da população negra, principalmente dos jovens, além da necessidade de pensar outras estratégias de enfrentamento deste problema, a exemplo da legalização das drogas.
- ItemProcessos de adoção: uma reflexão de assistentes sociais(2023) Pires, Maria Eduarda Magalhães; Barison, Monica SantosO presente trabalho de conclusão de curso é uma revisão bibliográfica que buscou mapear a produção de assistentes sociais sobre a questão da adoção no Brasil. Destaca-se o papel central do Serviço Social na construção de famílias adotivas que garantam os direitos das crianças e adolescentes, oferecendo avaliações e intervenções cuidadosas. Conclui-se que as adoções no Brasil abrangem desafios de rupturas de estigmas culturais historicamente construídos, que, dentre outros, associam adoção a prática da caridade. A intervenção eficaz do Serviço Social é crucial na preparação e acompanhamento pós-adoção, contribuindo para ambientes familiares onde o atendimento das necessidades de crianças e adolescentes sejam priorizados.
- ItemExclusão digital: os impactos na educação pós pandemia(2023) Santos , Célia Regina da Silva Pires; Gandra, Marcos Aurélio RamalhoO presente trabalho de conclusão do curso tematiza exclusão digital, pandemia da COVID19 e as consequências na educação. Define-se como problema de pesquisa os desafios enfrentados no sistema educacional remoto, ante à agudização das desigualdades sociais no contexto da pandemia da COVID19. O objetivo geral é explicitar a pandemia do novo coronavírus e, a partir da caracterização da questão social, analisar os efeitos de suas expressões na realidade social, do sistema educacional remoto. Tendo em vista que uma grande parcela dos estudantes estava exclusa digitalmente do novo modelo emergencial de educação no período atípico pandêmico. No que concerne a temática, a metodologia utilizada para a elaboração desta pesquisa foi a revisão bibliográfica por meio de textos, artigos e livros sobre a temática e posterior sistematização dos materiais selecionados, além da pesquisa de documentos normativos. Para apreender o objeto de estudo do presente trabalho, foi utilizado o método materialista dialético que é uma corrente filosófica que utiliza o conceito de dialética para entender os processos sociais ao longo da história, entendida sempre em movimento, podendo ser transformada pelas ações humanas. Inicialmente discorre-se a acerca do capitalismo, desdobrando-se em múltiplas expressões de desigualdades sociais, de acordo com determinantes históricos e conjunturais, que acarretam a questão social na vida social da humanidade. Evidencia-se a fragilidade do sistema educacional no Brasil, que já enfrentava entraves decorrentes da falta de desenvolvimento de políticas públicas, e o agravamento no período da pandemia de COVID 19. O sistema educacional que já enfrentava entraves para a formação da cidadania, se depara com novos desafios a partir das consequências geradas pelo novo vírus da pandemia de coronavírus. A falta de artefatos para os estudantes de baixa renda, colocou-os em desvantagem no novo modelo emergencial de ensino remoto, produzindo consequências negativas na vida social, por serem excluídos digitalmente, sem condições de ter acesso ao uso das tecnologias digitais. Entende-se, por meio deste estudo, que a pandemia revela a fragilidade do sistema educacional no Brasil, conquistado na Constituição Federal 1988, reiterando importantes desafios relacionados à questão social.
- ItemBanalização do acolhimento institucional de crianças e adolescentes: análise de ações judiciais movidas pelo Ministério Público de Valença/RJ(2023) Neves, Carine Rezende Moura; Barison, Monica SantosO acolhimento institucional é previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente como medida protetiva destinada a crianças e adolescentes em situação de risco, cabendo ao Ministério Público a propositura da referida ação sempre que os direitos daquele grupo se mostrarem violados. Partindo-se das hipóteses legalmente autorizadas de acolhimento institucional, o objetivo deste trabalho é identificar as intencionalidades e motivações por trás dos acolhimentos institucionais realizados pelo Parquet (Ministério Público), com recorte para a atuação da Promotoria de Justiça de Infância e Juventude de Valença/RJ, por meio da análise de cinco dos quinze acolhimentos requeridos nos últimos cinco anos. Os resultados evidenciam que a atuação ministerial tem se dado sob as lógicas de controle social e de criminalização das famílias pobres, exigindo uma atuação do(a) assistente social no sentido de elucidar a origem pública e coletiva da miséria e desnaturalizar o conceito idealizado de família.
- ItemAtuação do(a) assistente social no Cras(2023) Lopes, Quezia Menezes de Almeida; Gandra, Marcos Aurélio RamalhoA presente monografia discorre sobre a atuação do(a) assistente social no Centro de Referência de Assistência Social equipamento da proteção social básica que atende as demandas trazidas pelos usuários em um determinado território com objetivo de conseguir acesso às políticas públicas sociais para o enfrentamento às violações de direitos. O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de Assistência Social responsável pela organização e oferta de serviço da Proteção Básica do Sistema Único da Assistência Social, como: o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família e sua interlocução com a Política Nacional de Assistência Social na contribuição para a superação das situações de vulnerabilidade dos usuários. O SUAS consolida a Política Nacional da Assistência Social, bem como organiza e estrutura as funções assistenciais, a vigilância social e a defesa dos direitos socioassistenciais, contribuindo para o acesso à saúde, à educação, a profissionalização e outros direitos.
- ItemViolência contra a pessoa idosa(2023) Araújo, Nathália de Paula; Barison, Mônica SantosEste trabalho aborda o tema da violência contra a pessoa idosa, um problema cada vez mais presente na sociedade contemporânea. O objetivo deste estudo é analisar os principais tipos de violência enfrentados por essa população, as suas causas e consequências, mencionar a Lei nº 10.741/2003 conhecida como o Estatuto da Pessoa Idosa bem como discutir as medidas de prevenção e intervenção. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, foram identificados os principais fatores de risco associados à violência contra a pessoa idosa, incluindo aspectos socioeconômicos, familiares e institucionais. Além disso, foram analisadas as consequências físicas, psicológicas e sociais que a violência pode acarretar na vida dessas pessoas. Com base nessas análises, foram propostas estratégias de prevenção e intervenção, destacando a importância da tomada de consciência sobre o fenômeno, do fortalecimento da rede de apoio e da criação de políticas públicas específicas para combater esse problema. Espera-se que este estudo contribua para uma melhor compreensão da violência contra a pessoa idosa e para o desenvolvimento de ações efetivas de proteção e cuidado.
- ItemServiço Social na educação: atuação profissional(2023) Duarte , Júlia Rodrigues; Gandra, Marcos Aurélio RamalhoO presente trabalho de conclusão de curso aborda a inserção do Serviço Social na área de educação, analisando sua evolução desde a origem do Serviço Social nesse campo até os dias atuais. O objetivo central é compreender a atuação do Assistente Social na educação, destacando desafios e possibilidades frente às demandas sociais. A pesquisa enfoca a importância do profissional na educação básica, considerando aspectos como moradia, alimentação, acesso à água potável e emprego, que influenciam o direito à educação. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, explorando bases de dados para adquirir dados e literatura relacionada ao tema. O Assistente Social na Educação lida com questões de gênero, etnia, orientação sexual e inclusão de pessoas com deficiência, buscando promover a equidade e formar cidadãos conscientes e críticos em uma sociedade plural.
- ItemEducação inclusiva no Brasil: políticas, avanços e desafios no ensino superior(2024) Osório, Franciane de Paula Silva; Santa Bárbara, Daniele Ribeiro do Val de Oliveira LimaO trabalho aborda a educação inclusiva no Brasil, com foco nas políticas, avanços e desafios no ensino superior, destacando o contexto histórico e legislativo desde a promulgação da Constituição Federal de 1988. O objetivo é analisar a evolução das políticas de inclusão, com ênfase na aplicação no ensino superior, discutindo também os desafios enfrentados por estudantes com transtornos de aprendizagem, como a dislexia. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, analisando documentos oficiais, estudos de caso e artigos científicos sobre o tema, além de dados institucionais do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFoa). Os resultados indicam avanços significativos nas políticas inclusivas, especialmente com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008, embora desafios persistam na adaptação das infraestruturas e formação de docentes. A inclusão no ensino superior ainda encontra limitações, com algumas instituições destacando-se na implementação de práticas inclusivas. A conclusão aponta que, apesar dos avanços legislativos, a implementação prática da inclusão no ensino superior exige contínuo aperfeiçoamento, sendo necessário maior esforço para garantir a plena inclusão e equidade educacional para todos os estudantes.
- ItemPrograma família acolhedora: avanços e desafios na implementação do serviço na região Sul Fluminense(2024) Rocha, Mariângela Ramos Braga; Santa Barbara, Daniele Ribeiro do Val de Oliveira LimaO presente estudo traz uma discussão acerca do Serviço de Acolhimento Familiar, considerando-o como uma estratégia importante de proteção para crianças e adolescentes em violação de direitos, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Como medida protetiva, o acolhimento familiar é aplicado de forma a promover o afastamento temporário de crianças e adolescentes das suas famílias de origem, mas busca preservar uma ambiência familiar durante esse afastamento através das famílias acolhedoras. Nesse sentido, assegura o direito à convivência familiar e comunitária como uma alternativa viável à institucionalização. A pesquisa foi conduzida por meio de análise documental e bibliográfica sobre o tema, com consulta a fontes primárias e secundárias. Recorremos ainda aos sites das prefeituras das cidades da região Sul Fluminense que executam o serviço e aos dados do Censo Módulo Criança e Adolescente (MCA) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo do estudo foi explorar o Programa Família Acolhedora, discutindo seu contexto histórico no Brasil e mapear as cidades onde o programa está ativo para avaliar sua relevância local, para identificar padrões, desafios e impactos do programa, proporcionando uma visão mais clara sobre sua eficácia. Consideramos que as reflexões aqui suscitadas podem contribuir para a avaliação do serviço na região e, talvez, incentivar sua ampliação.
- ItemPolítica de assistência social e segurança alimentar e nutricional: interfaces para o enfrentamento da vulnerabilidade social(2024) Gonçalves, Shayene Viana Ferreira; Escobar, Karin Alves do AmaralO presente trabalho aborda a fome como uma questão política e social no Brasil, utilizando como referência a obra "Geografia da Fome" de Josué de Castro (1946). A pesquisa tem como objetivo analisar a intersetorialidade entre a assistência social e a segurança alimentar, destacando o papel do assistente social na promoção da soberania alimentar. Serão abordados o histórico da fome e das políticas de combate a ela, bem como a atuação profissional do Serviço Social na implementação e defesa dessas políticas. A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica com análise crítica, utilizando livros, artigos e legislações relevantes sobre o tema. Pretende-se discutir como a assistência social e a segurança alimentar se constituem em políticas públicas essenciais para o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil, destacando os principais desafios e perspectivas para a garantia do direito humano à alimentação. A conclusão busca oferecer reflexões sobre a importância da atuação intersetorial e a contribuição do assistente social na efetivação dessas políticas.
- ItemTrajetórias inevitáveis: crianças e adolescentes negros e o sistema de proteção social especial da política de assistência social(2024) Candido, Yuri Willon; Barison, Mônica SantosEste trabalho se propôs a investigar a trajetória de crianças e adolescentes negros na sociedade brasileira, com foco na análise das violações de direitos reincidentes que os inscrevem no sistema de proteção social especial de média complexidade, no contexto do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), unidade socioassistencial da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), do município de Resende/RJ. O estudo buscou compreender como a interseccionalidade entre as questões de raça, classe, gênero e geração influenciam as experiências individuais e coletivas dessa parcela da sociedade. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada na análise documental de casos registrados no CREAS e sistematizados na Vigilância Socioassistencial entre janeiro de 2023 e junho de 2024. A revisão da literatura revela a persistência do racismo estrutural no interior das políticas sociais, que historicamente negaram a infância para este segmento. A análise dos dados confirma que crianças e adolescentes negros ainda são os mais impactados pelas desigualdades sociais e pela violação sistemática de direitos, evidenciando a urgência de uma abordagem interseccional e antirracista no âmbito do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescentes. O trabalho conclui que apesar dos avanços inaugurados com A Constituição Federal de 1988 e com o Estatuo da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990, ainda há desafios significativos para garantir a proteção integral dessa parcela da sociedade.
- ItemAs medidas socioeducativas sob a ótica do serviçio social(2024) Chempe, Juliana da Silva Ribeiro; Barison, Mônica SantosEste trabalho de conclusão de curso aborda, através de pesquisa bibliográfica, o debate do Serviço Social sobre as medidas socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei. A pesquisa capturou as análises sobre a trajetória histórica que permitiu o reconhecimento dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil, destacando os desafios na aplicação e acompanhamento do cumprimento das medidas socioeducativas. O estudo destaca a importância do CREAS para o acompanhamento desses jovens, mas aponta as limitações da política de assistência social em função dos efeitos das pautas neoliberais, o que também dificultam o trabalho dos assistentes sociais. Frente ao estudo realizado, a pesquisa identificou a importância do fortalecimento dos recursos para o CREAS, capacitação contínua dos profissionais e uma abordagem interdisciplinar para aprimorar as ações que são dirigidas aos jovens que cumprem medidas socioeducativas. O estudo conclui que a atuação crítica e engajada do assistente social é fundamental para adensar a luta pela qualificação do atendimento dos adolescentes em conflito com a lei na perspectiva de seu desenvolvimento integral e da garantia de seus direitos sociais.
- ItemAlta social de idosos: desafios, fragilidades das políticas e redes sociais de apoio e o trabalho do assistente social(2024) Oliveira, Mônica de Souza Mattos; Carvalho, Ailton da Silva deA alta social do idoso refere-se ao momento em que o idoso, após um período de internamento ou tratamento médico, é reintegrado ao seu ambiente social, com a capacidade de retomar suas atividades cotidianas e manter a interação com os seus e com sua comunidade. Um contexto que vai além do aspecto médico e envolve a recuperação do idoso no que diz respeito ao seu bem-estar social e qualidade de vida. Nesta, a atuação do assistente social é crucial para a garantia de uma transição segura e eficaz. O objetivo do estudo foi compreender a alta social hospitalar de idosos na articulação com outras políticas públicas e as fragilidades da rede sociofamiliar no cuidado ao idoso. A pesquisa é de caráter bibliográfico, a partir de fontes de pesquisas como teses, dissertações, livros e artigos que tratam o assunto e uma análise das principais leis e portarias nacionais. A seleção das informações por meio eletrônico propicia um avanço para as pesquisas, trazendo informações relevantes para um estudo detalhado. A alta social objetiva assegurar que o idoso possa viver de forma segura e digna fora dos hospitais ou instituições de longa permanência, com acesso a todos os cuidados e suportes necessários para sua condição de saúde. Trata-se de um processo complexo que envolve desafios e fragilidades nas políticas e rede de apoio. O assistente social tem papel crucial na transição segura e bem sucedida, sua atuação é envolta da avaliação, planejamento, coordenação e apoio à família. O sucesso desta transição necessita de fortalecimento nas políticas públicas, melhora na coordenação entre serviços e expansão nas redes de apoio, garantindo um ambiente seguro e acolhedor para a reintegração dos idosos à comunidade.
- ItemDesafios e possibilidades da pessoa idosa na aposentadoria: explorando atividades na terceira idade(2024) Campos, Roseli Muniz; Santa Bárbara, Daniele Ribeiro do Val de Oliveira LimaA presente monografia investiga as complexidades e desafios do envelhecimento na sociedade contemporânea, com enfoque na aposentadoria e na qualidade de vida dos idosos. Considerando a projeção de que a população idosa no Brasil atingirá cerca de 18% em 2030 e 25% em 2040, o estudo visa compreender o impacto do envelhecimento na vida dos indivíduos e a resposta das políticas públicas e sociais a essas mudanças. A pesquisa foi conduzida por meio de revisão bibliográfica, enfocando estudos acadêmicos e literatura relevante sobre envelhecimento e aposentadoria. A monografia é estruturada em três capítulos, refletindo a complexidade do tema. A relevância do estudo reside na sua contribuição crítica sobre o envelhecimento e a aposentadoria, oferecendo insights valiosos para o campo acadêmico e para futuros estudos sobre políticas públicas e práticas voltadas para a população idosa.
- ItemQuestão social no Brasil: uma apresentação do livro Quarto de Despejo à luz do serviço social(2024) Carneiro, Nayra Tenorio; Gandra, Marcos Aurélio RamalhoO Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado "Questão Social no Brasil: uma apresentação do livro Quarto de Despejo à luz do Serviço Social" visa explorar as profundas desigualdades sociais no Brasil através da análise da obra de Carolina Maria de Jesus. Este estudo está estruturado em três capítulos principais. O primeiro capítulo apresenta uma análise detalhada do livro Quarto de Despejo, situando-o no contexto histórico e social da época, e discute a recepção crítica e o impacto social da obra. O segundo capítulo aborda a questão social no Brasil, explorando as múltiplas expressões da pobreza, como fome e moradia precária, e analisa as estratégias de enfrentamento dessas questões, destacando a importância das políticas públicas e sociais como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida e o Sistema Único de Saúde (SUS). O terceiro capítulo estabelece diálogos entre a obra de Carolina Maria de Jesus e a prática do Serviço Social, refletindo sobre a atuação dos assistentes sociais diante das realidades apresentadas no livro e identificando as contribuições da obra para a formação e prática profissional. A pesquisa revela que Quarto de Despejo é um recurso inestimável para a formação de assistentes sociais, proporcionando uma compreensão profunda das condições de vida das populações vulneráveis e inspirando intervenções baseadas em direitos humanos, escuta ativa e respeito pelas narrativas dos sujeitos. O estudo enfatiza a necessidade de políticas públicas eficazes e a articulação entre diferentes setores para enfrentar as desigualdades sociais de maneira integrada. Em conclusão, a obra de Carolina Maria de Jesus serve como um poderoso testemunho da luta da população marginalizada e como um chamado à ação para construir uma sociedade mais justa e equitativa, onde os direitos humanos e a dignidade sejam promovidos e respeitados