Trabalhos de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 52
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA atuação do serviço social no processo de adoçãoSILVEIRA, Nathalia da
- Item
- ItemA contribuição das famílias na construção das trajetórias de vida do sujeito LGBTSILVA, Camila Fernandes
- ItemA cultura do estupro: um debate sobre a culpabilização da mulher vítima de violência sexualFRANCISCO, Francyne da Silva
- ItemA dimensão educativa do serviço socialCRUZ, Mariana Rocha da Silva
- ItemA importância da escola para os jovens em cumprimento de medidas socioeducativasSILVA, Letícia Monfardini e
- ItemA intolerância religiosa no BrasilFREITAS, Diana Mara de
- Item
- ItemA violação de direitos e o perfil das crianças e adolescentes em situação de violênciaSILVA, Isabelle dos Santos
- ItemAcolhimento familiar em Volta Redonda: proteção e afeto na experiência do cuidarOLIVEIRA, Gilmar de Lima
- ItemAdolescente em conflito com a leiCLAUDINO, Tizza Eluá da Costa
- ItemAtuação do(a) assistente social no Cras(2023) Lopes, Quezia Menezes de Almeida; Gandra, Marcos Aurélio RamalhoA presente monografia discorre sobre a atuação do(a) assistente social no Centro de Referência de Assistência Social equipamento da proteção social básica que atende as demandas trazidas pelos usuários em um determinado território com objetivo de conseguir acesso às políticas públicas sociais para o enfrentamento às violações de direitos. O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de Assistência Social responsável pela organização e oferta de serviço da Proteção Básica do Sistema Único da Assistência Social, como: o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família e sua interlocução com a Política Nacional de Assistência Social na contribuição para a superação das situações de vulnerabilidade dos usuários. O SUAS consolida a Política Nacional da Assistência Social, bem como organiza e estrutura as funções assistenciais, a vigilância social e a defesa dos direitos socioassistenciais, contribuindo para o acesso à saúde, à educação, a profissionalização e outros direitos.
- ItemBanalização do acolhimento institucional de crianças e adolescentes: análise de ações judiciais movidas pelo Ministério Público de Valença/RJ(2023) Neves, Carine Rezende Moura; Barison, Monica SantosO acolhimento institucional é previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente como medida protetiva destinada a crianças e adolescentes em situação de risco, cabendo ao Ministério Público a propositura da referida ação sempre que os direitos daquele grupo se mostrarem violados. Partindo-se das hipóteses legalmente autorizadas de acolhimento institucional, o objetivo deste trabalho é identificar as intencionalidades e motivações por trás dos acolhimentos institucionais realizados pelo Parquet (Ministério Público), com recorte para a atuação da Promotoria de Justiça de Infância e Juventude de Valença/RJ, por meio da análise de cinco dos quinze acolhimentos requeridos nos últimos cinco anos. Os resultados evidenciam que a atuação ministerial tem se dado sob as lógicas de controle social e de criminalização das famílias pobres, exigindo uma atuação do(a) assistente social no sentido de elucidar a origem pública e coletiva da miséria e desnaturalizar o conceito idealizado de família.
- ItemDebates do serviço social sobre famílias e socioafetividade(2021) Silva, Maria Eduarda Martins da; Barison, Mônica SantosO referido trabalho analisa a produção do serviço social sobre famílias e socioafetividade, através de pesquisas em revistas indexadas, livros, sites e em conteúdos disponíveis na internet sobre tal temática. Traz inicialmente uma historicização das famílias e as mudanças ocorridas nesta instituição ao longo da história. Além disso, é discutido a questão do afeto como formador de vínculos familiares, reconhecendo assim que as famílias podem ser socioafetivas e não construídas apenas por laços consanguíneos. É apresentado conteúdos sobre o trabalho profissional com famílias e sobre como a atuação do assistente social mudou com o passar do tempo, passando de uma abordagem realizada a partir de referenciais conservadores para referenciais da teoria social crítica e uma atuação visando a garantia de direitos. Ademais, tal estudo traz algumas reflexões sobre a importância do embasamento teórico para a prática profissional.
- Item
- Item
- ItemDireitos humanos e o Poder JudiciárioSILVA, Ingrid de Carvalho
- ItemExclusão digital: os impactos na educação pós pandemia(2023) Santos , Célia Regina da Silva Pires; Gandra, Marcos Aurélio RamalhoO presente trabalho de conclusão do curso tematiza exclusão digital, pandemia da COVID19 e as consequências na educação. Define-se como problema de pesquisa os desafios enfrentados no sistema educacional remoto, ante à agudização das desigualdades sociais no contexto da pandemia da COVID19. O objetivo geral é explicitar a pandemia do novo coronavírus e, a partir da caracterização da questão social, analisar os efeitos de suas expressões na realidade social, do sistema educacional remoto. Tendo em vista que uma grande parcela dos estudantes estava exclusa digitalmente do novo modelo emergencial de educação no período atípico pandêmico. No que concerne a temática, a metodologia utilizada para a elaboração desta pesquisa foi a revisão bibliográfica por meio de textos, artigos e livros sobre a temática e posterior sistematização dos materiais selecionados, além da pesquisa de documentos normativos. Para apreender o objeto de estudo do presente trabalho, foi utilizado o método materialista dialético que é uma corrente filosófica que utiliza o conceito de dialética para entender os processos sociais ao longo da história, entendida sempre em movimento, podendo ser transformada pelas ações humanas. Inicialmente discorre-se a acerca do capitalismo, desdobrando-se em múltiplas expressões de desigualdades sociais, de acordo com determinantes históricos e conjunturais, que acarretam a questão social na vida social da humanidade. Evidencia-se a fragilidade do sistema educacional no Brasil, que já enfrentava entraves decorrentes da falta de desenvolvimento de políticas públicas, e o agravamento no período da pandemia de COVID 19. O sistema educacional que já enfrentava entraves para a formação da cidadania, se depara com novos desafios a partir das consequências geradas pelo novo vírus da pandemia de coronavírus. A falta de artefatos para os estudantes de baixa renda, colocou-os em desvantagem no novo modelo emergencial de ensino remoto, produzindo consequências negativas na vida social, por serem excluídos digitalmente, sem condições de ter acesso ao uso das tecnologias digitais. Entende-se, por meio deste estudo, que a pandemia revela a fragilidade do sistema educacional no Brasil, conquistado na Constituição Federal 1988, reiterando importantes desafios relacionados à questão social.
- ItemÉ legal legalizar! Em defesa da prostituição como Trabalho e do respeito à mulher prostitutaPINHEIRO, Eliane de Brito
- ItemFamília e o cuidado da pessoa com transtorno mental: o debate do serviço socialFERNANDO, Nathalia Cristina dos Santos
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »