Trabalhos de Conclusão de Curso

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    A contribuição do assistente social na defesa dos direitos da pessoa com deficiência
    (2024) Simões, Claudiane de Almeida; Santa Bárbara, Daniele Ribeiro do Val de Oliveira Lima
    As pessoas com deficiência enfrentam diversos desafios diários para terem seus direitos efetivados e sua dignidade respeitada na sociedade. Nesse contexto, o Serviço Social desempenha um papel crucial ao atuar como mediador entre as demandas dessas pessoas e os recursos das políticas sociais. Diante disso, o objetivo geral do presente estudo é analisar como ocorreu, historicamente, a configuração atual das políticas púbicas voltadas ao atendimento das necessidades da pessoa com deficiência no Brasil e como o assistente social pode contribuir no asseguramento de seus direitos. Foram realizadas pesquisas e revisões bibliográficas para o desenvolvimento desse estudo que nos mostraram uma evolução importante nos direitos das pessoas com deficiência no Brasil e como a atuação dos assistentes sociais na promoção e defesa desses direitos têm protagonismo. Contudo, apesar dos avanços legais, persistem desafios como estigmatização e exclusão, demandando mudanças culturais profundas. Assim, poderemos contribuir com avaliações, propostas e estratégias que possam aprimorar a implementação e efetividade das políticas e práticas inclusivas.
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    Questão social: a inserção da mulher nio mercado de trabalho contemporâneo
    (2024) Gradil , Anita Machado Barros; Gandra, Marcos Aurélio Ramalho
    Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga a inserção das mulheres no mercado de trabalho contemporâneo, com ênfase nas desigualdades de gênero que ainda persistem. A pesquisa analisa como fatores históricos, culturais e estruturais dificultam a plena integração feminina em condições de igualdade, evidenciando que essas barreiras refletem problemas sociais complexos. O estudo traz uma crítica ao feminismo liberal, apontando suas limitações em abordar questões estruturais, como a divisão sexual do trabalho, a disparidade salarial e a precarização das condições de emprego, especialmente entre as mulheres das classes populares. Apesar de avanços, como o aumento da participação feminina em diversas áreas e em cargos de liderança, ainda são comuns desafios como a dupla jornada, a segregação ocupacional e a insuficiência de políticas públicas voltadas à equidade. A pesquisa também enfatiza as interseções entre gênero, classe e raça, que aprofundam as desigualdades vivenciadas por mulheres em diferentes contextos sociais. Como conclusão, defende-se que a inclusão das mulheres no mercado de trabalho deve estar atrelada a estratégias coletivas e estruturais, com o fortalecimento de políticas públicas, mudanças culturais e ações articuladas por movimentos sociais, promovendo transformações mais amplas em direção à equidade e à justiça social.
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    Medida socioeducativa: análise sobre a internação provisória de adolescentes a quem foram atribuídos atos infracionais
    (2024) Coelho, Ana Flávia Cardoso; Barison, Monica Santos
    Este estudo tem como foco a análise crítica da aplicação da internação provisória como medida socioeducativa para adolescentes autores de atos infracionais no Brasil. A análise se debruça sobre a complexa interação entre as disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), explorando as controvérsias, desafios e lacunas na implementação prática dessas diretrizes legais. A pesquisa parte do pressuposto de que, apesar dos avanços legislativos representados pelo ECA e pelo SINASE, persistem discrepâncias significativas entre a teoria jurídica e a prática no sistema socioeducativo brasileiro, especialmente no que tange à internação provisória de adolescentes. O objetivo geral deste trabalho é analisar o debate sobre a aplicação da internação provisória como medida socioeducativa para adolescentes autores de atos infracionais no Brasil. A justificativa deste estudo reside na necessidade premente de evidenciar as problemáticas e contradições no âmbito da medida socioeducativa provisória. Destaca-se a importância crucial de diferenciá-la da prisão preventiva aplicada a adultos, enfocando os princípios das garantias de direitos fundamentais dos adolescentes, conforme preconizado pela legislação brasileira e por tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário. Foi adotada uma abordagem qualitativa e quantitativa, fundamentada em uma revisão bibliográfica sistemática e análise documental abrangente, além de dados estatísticos anuais, divulgados publicamente pelo SINASE. Sendo estruturada em dois capítulos, onde foi possível, essencialmente, analisar o contexto histórico do trato destinado a crianças e adolescentes no Brasil, bem como refletir sobre a medida de internação provisória. A relevância da pesquisa se manifesta ao proporcionar subsídios para uma reflexão crítica e aprofundada sobre as políticas públicas destinadas aos adolescentes em conflito com a lei. Busca-se contribuir para a garantia efetiva de seus direitos fundamentais e para uma execução mais alinhada às diretrizes legais estabelecidas.
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    Destituição do poder familiar: uma análise crítica entre sua natureza punitiva e protetiva na garantia dos direitos da criança e do adolescente
    (2024) Oliveira, Ana Clara Ribeiro Corrêa de; Barison, Monica Santos
    A Destituição do Poder Familiar (DPF) é tema de debate no Serviço Social, especialmente por sua relação com a criminalização da pobreza e a responsabilização individual de mães em situações de vulnerabilidade. Durante um estágio em um Tribunal de Justiça, foi possível observar que, embora o sistema jurídico justifique a destituição do poder familiar como proteção infantil, assistentes sociais questionam essa visão, associando a "negligência" das mães a condições de vida precárias. O estudo busca explorar o papel crítico do Serviço Social, analisando a destituição do poder familiar no contexto da pobreza, a legislação vigente e as contradições estruturais impostas pelo capitalismo.
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    Anticapacitismo e serviço social: reflexões sobre o desafio da educação inclusiva de crianças com deficiências ocultas
    (2024) Oliveira, Carla Cristina Gonçalves da Silva de; Escobar, Karin Alves do Amaral
    A presente monografia investiga os desafios do Serviço Social na inclusão de crianças com deficiências ocultas no ambiente escolar, focando na luta anticapacitista. O estudo destaca a importância crescente da discussão sobre deficiências ocultas, como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), que, apesar de não serem visíveis, impactam o aprendizado e a socialização. A inclusão escolar, garantida por leis como a Declaração de Salamanca e a Política Nacional de Educação Especial, é fundamental para uma educação equitativa. O Serviço Social tem papel crucial na identificação, apoio e garantia de direitos dessas crianças, além de auxiliar as famílias e articular ações com a escola. O trabalho também aborda o capacitismo como forma de opressão e a necessidade da luta anticapacitista. Através de pesquisa bibliográfica, o estudo busca ampliar o conhecimento sobre deficiências ocultas e contribuir para uma educação mais inclusiva.