Trabalhos de Conclusão de Curso
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Submissões Recentes
- ItemO envelhecimento social e a construção de políticas públicas para o idoso com Alzheimer(2024)A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em idosos. Sua evolução se divide em três etapas e a realidade da doença é devastadora, não só diminui o poder de percepção e compreensão, mas também rompe laços identitários e familiares, desafiando comunidades, cuidadores e pesquisadores a enfrentar uma doença que requer tratamentos eficazes para a melhor qualidade de vida do paciente e estudos científicos para obter a cura. Daí a importância de profissionais capacitados, assistentes sociais capazes de assistir pacientes os acometidos pela doença, para atendimento de suas necessidades e de seus cuidadores. O objetivo geral foi estabelecer um constructo, onde será mostrada a enfermidade em sua totalidade, mas também, a fundamentalidade do papel do profissional supracitado, para com a família e o paciente com Alzheimer. O método para seu desenvolvimento foi a pesquisa bibliográfica, com busca de dados em monografias, artigos científicos, revistas e sites da internet. A Assistência Social dispõe das ferramentas necessárias para cuidar dessas pessoas, oferecendo-lhes melhor qualidade de vida. O assistente social desempenha um papel fundamental nesse processo, atuando como um elo entre os serviços de saúde e a família, facilitando a adaptação a essa nova realidade e promovendo o bem-estar do paciente e de seus entes queridos. Seu trabalho é essencial para garantir que tanto o paciente quanto a família recebam o apoio necessário em uma fase tão desafiadora da vida.
- ItemEducação inclusiva no Brasil: políticas, avanços e desafios no ensino superior(2024)O trabalho aborda a educação inclusiva no Brasil, com foco nas políticas, avanços e desafios no ensino superior, destacando o contexto histórico e legislativo desde a promulgação da Constituição Federal de 1988. O objetivo é analisar a evolução das políticas de inclusão, com ênfase na aplicação no ensino superior, discutindo também os desafios enfrentados por estudantes com transtornos de aprendizagem, como a dislexia. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, analisando documentos oficiais, estudos de caso e artigos científicos sobre o tema, além de dados institucionais do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFoa). Os resultados indicam avanços significativos nas políticas inclusivas, especialmente com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008, embora desafios persistam na adaptação das infraestruturas e formação de docentes. A inclusão no ensino superior ainda encontra limitações, com algumas instituições destacando-se na implementação de práticas inclusivas. A conclusão aponta que, apesar dos avanços legislativos, a implementação prática da inclusão no ensino superior exige contínuo aperfeiçoamento, sendo necessário maior esforço para garantir a plena inclusão e equidade educacional para todos os estudantes.
- ItemO reflexo da questão social nas demandas apresentadas ao serviço social no âmbito empresarial: uma luta pela emancipação ou manutenção do capitalismo(2024)Nas últimas décadas, o Serviço Social tem se expandido para o setor privado, revelando tanto novas oportunidades quanto desafios. No contexto do neoliberalismo, que prioriza o individualismo e o lucro, o assistente social enfrenta uma dualidade: intervir na questão social dentro das empresas e, ao mesmo tempo, lidar com as limitações impostas pelos interesses corporativos. Essa tensão entre promover mudanças estruturais e a coação dos interesses empresariais coloca o assistente social diante de um dilema crítico. A atuação do Serviço Social em ambientes corporativos deve equilibrar a assistência imediata aos trabalhadores com uma análise crítica das condições que perpetuam a desigualdade. A reflexão sobre essa atuação questiona a possibilidade de conciliar suporte efetivo com uma crítica às estruturas que geram essas demandas, buscando uma prática que preserve a autonomia profissional e alinhe-se aos princípios éticos da profissão.
- ItemContribuições do serviço social para o acesso de crianças e adolescentes ao direito à educação básica(2024)O presente trabalho aborda a atuação do Serviço Social na Educação Básica pública no Brasil, destacando o papel do assistente social na efetivação do direito à educação gratuita e de qualidade. Fundamentado na análise da “questão social”, expressão das desigualdades e contradições do modo de produção capitalista, o estudo explora como a pobreza e outras dimensões da exclusão social impactam o acesso, a permanência e o desempenho de crianças e adolescentes no ambiente escolar. A pesquisa apresenta uma trajetória histórica do Serviço Social e da Educação no Brasil, destacando a importância da Lei nº 13.935/2019, que prevê a obrigatoriedade de assistentes sociais e psicólogos na rede pública de Educação Básica. São analisados os desafios para a implementação dessa lei, o papel do assistente social na garantia dos direitos sociais e a relação entre o contexto educacional e as políticas públicas. Com uma abordagem qualitativa baseada em pesquisa bibliográfica e documental, o trabalho utiliza referenciais normativos, como a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e documentos do Serviço Social, para fundamentar reflexões críticas sobre o tema. Ao final, evidencia-se a relevância da atuação do assistente social nas escolas como estratégia para enfrentar desigualdades, fortalecer direitos e promover a inclusão educacional.
- ItemQuestão social no Brasil: uma apresentação do livro Quarto de Despejo à luz do serviço social(2024)O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado "Questão Social no Brasil: uma apresentação do livro Quarto de Despejo à luz do Serviço Social" visa explorar as profundas desigualdades sociais no Brasil através da análise da obra de Carolina Maria de Jesus. Este estudo está estruturado em três capítulos principais. O primeiro capítulo apresenta uma análise detalhada do livro Quarto de Despejo, situando-o no contexto histórico e social da época, e discute a recepção crítica e o impacto social da obra. O segundo capítulo aborda a questão social no Brasil, explorando as múltiplas expressões da pobreza, como fome e moradia precária, e analisa as estratégias de enfrentamento dessas questões, destacando a importância das políticas públicas e sociais como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida e o Sistema Único de Saúde (SUS). O terceiro capítulo estabelece diálogos entre a obra de Carolina Maria de Jesus e a prática do Serviço Social, refletindo sobre a atuação dos assistentes sociais diante das realidades apresentadas no livro e identificando as contribuições da obra para a formação e prática profissional. A pesquisa revela que Quarto de Despejo é um recurso inestimável para a formação de assistentes sociais, proporcionando uma compreensão profunda das condições de vida das populações vulneráveis e inspirando intervenções baseadas em direitos humanos, escuta ativa e respeito pelas narrativas dos sujeitos. O estudo enfatiza a necessidade de políticas públicas eficazes e a articulação entre diferentes setores para enfrentar as desigualdades sociais de maneira integrada. Em conclusão, a obra de Carolina Maria de Jesus serve como um poderoso testemunho da luta da população marginalizada e como um chamado à ação para construir uma sociedade mais justa e equitativa, onde os direitos humanos e a dignidade sejam promovidos e respeitados