Trabalhos de Conclusão de Curso
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- ItemA inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho(2021) Ferreira, Allana Lucio; Teixeira, Marcelo Junior de Azevedo; Matos, Luciana Porto deAo longo dos anos onde muitas vitórias foram conquistadas pelas pessoas com deficiência, essas conquistas tiveram início através da Lei 8.213/91, conhecida atualmente como Lei de Cotas que garante a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e determina que pessoas com deficiência ocupem de 2% a 5% do quadro de companhias com 100 colaboradores ou mais. Muitas empresas argumentam que um dos empecilhos para a contratação de pessoa com deficiência é a falta de qualificação apropriada para a função oferecida, esse argumento justifica o baixo índice de pessoas com deficiência no mercado, muitas empresas oferecem curso de capacitação focada nas atividades que serão realizadas na própria empresa para os candidatos, e muita das vezes acaba fazendo a inclusão após a conclusão do curso de capacitação. Tendo em vista que a maioria das empresas, tem a necessidade de ter pessoas com deficiência no ambiente organizacional está estritamente relacionada ao atendimento da cota prevista por lei. Visando os objetivos desta pesquisa, que buscou tratar da inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, analisando a acessibilidade oferecida pelas empresas, de modo que ela permita a essas pessoas a obtenção de uma qualificação profissional. Diante das análises apresentadas podemos considerar que ambas as partes encontram dificuldades no mercado de trabalho. Diante e através disso, espera-se que o processo de seleção e inclusão para Pessoas com Deficiência seja mais justo e de igualdade, pois todos tem direito ao trabalho e não deve ser de forma alguma assegurado apenas pela lei de obrigatoriedade, mais que seja por respeito, companheirismo e incentivo.
- ItemO crescimento de pequenos e microempreendedores de cinco cidades na região Sul Fluminense no período da pandemia da Covid-19(2021) Chaves, Dayane Oliveira; Faria, Lucimeire Cordeiro da SilvaO empreendedorismo durante a pandemia se tornou uma opção de renda para milhares de brasileiros. Na região Sul Fluminense, 707 microempreendedores estão registrados. O presente trabalho tem por objetivo mostrar o aumento de empreendedores e o impacto desse crescimento na economia brasileira. A metodologia aplicada foi a Análise de conteúdo, onde foi possível através de questionário identificar o número de novos empreendedores na região. Foi utilizado um questionário quantitativo para coletar informações com a população das cidades do Sul Fluminense. O referencial teórico nos mostra o número de novos micros e pequenos empreendedores e como eles impactam diretamente no PIB brasileiro. Foi possível concluir que mais da metade dos entrevistados se tornaram empreendedores no período da pandemia e pretendem continuar empreendendo nos próximos anos. A pandemia nos trouxe muitos deles o empreendedorismo se tornou sua nova fonte de renda.
- ItemA inteligência emocional como diferencial entre as habilidades socioemocionais no atual mercado de trabalho(2021) Peixoto, Elluene de Oliveira Ribeiro; Souza, Hellen de Avila Vieira; Matos, Luciana Porto deNo Brasil, uma sucessão de fatos marcou a evolução da Ciência da Administração. A inteligência emocional surgiu influenciando de forma significativa no contexto organizacional como habilidade relevante no exercício do papel profissional por meio de pessoas ocupantes de cargos formais. Trata-se de uma habilidade fundamental em tempos de adaptações, mudanças e incertezas. Diante desse cenário, o objetivo geral desse estudo foi, apresentar a inteligência emocional como um diferencial competitivo no atual mercado de trabalho e como objetivos específicos: conceituar gestão de pessoas; apresentar mudanças no atual mercado de trabalho e mostrar a importância da inteligência emocional como uma das soft skils mais buscadas no mercado de trabalho. Visando atender às necessidades citadas nos objetivos desse estudo, foi realizada uma pesquisa exploratória, seguida de abordagens quantitativas e qualitativas, através da coleta de dados bibliográficos, utilizando-se de livros, artigos publicados e pesquisas documentais em sites. Para análise e discussão dos resultados foram utilizadas pesquisas realizadas pela PageGroup no ano de 2020 e pela revista Você S/A no ano de 2000. Ao apropriar-se das informações foi possível observar que a inteligência emocional é a capacidade de lidar com as emoções de maneira que não atinja negativamente a organização e o indivíduo. Como resultado do presente estudo, constatou-se que a inteligência emocional desenvolvida leva o indivíduo a ter mais chances de ascender profissionalmente e contribuir para que as empresas alcancem melhores resultados. Para tanto, é muito relevante desenvolver esse potencial e demais habilidades, uma vez que muitas demissões ocorrem devido a problemas comportamentais e a um nível baixo de inteligência emocional.
- ItemA magia da Disney: como aplicar a técnica do encantamento de Walt Disney ao seu negócio(2021) Henrique Neto, Camila; Pereira, Paula Fortes Cavalcante; Silva, Lucimeire Cordeiro daAs estratégias de neuromarketing e storytelling são ferramentas de extrema importância para as empresas, visto que proporcionam um melhor entendimento em relação ao comportamento do consumidor. Buscando auxiliar pequenos negócios a desenvolverem novas habilidades no mercado competitivo e se posicionarem melhor no mercado, o presente trabalho tem como objetivo analisar o mecanismo dessas estratégias na renomada marca Disney, verificando como podem ser adotadas no marketing digital de empresas menores. Utilizando de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e aplicando o método de estudo de caso, os principais resultados encontrados foram que a Disney possui um estilo próprio, proporcionando experiências mágicas em cada momento do processo de consumo, transformandoas em únicas e memoráveis. Sua força encontra-se no atendimento aos clientes, na atenção aos detalhes e na sua poderosa narrativa. Esse conjunto é a receita para encantar os consumidores, tornando-a uma marca valorizada e de referência no mercado mundial. Como conclusão acerca desse assunto, destaca-se que o neuromarketing e o storytelling possuem uma relação direta com o comportamento do consumidor, e em geral, influenciam no processo de decisão de compra por meio da criação do vínculo emocional. Dessa forma, a experiência oferecida pela marca passou a ser tão importante quanto à qualidade do que está sendo ofertado.
- ItemAnálise da importância da relação entre empresa e consumidor no pós venda(2021) Viana, Vitor da Silva; Garcia, Sarah Peixoto Sales; Faria, Lucimeire Cordeiro da SilvaO objetivo da pesquisa é analisar a importância do desenvolvimento de estratégias de marketing no pós-venda. A relevância da pesquisa se dá pelo fato de contribuir para as organizações na elaboração de estratégias no pós-venda e a justificativa da escolha do tema visa realizar uma abordagem que considera a oferta do melhor atendimento como um diferencial competitivo para garantir a fidelização com o amparo do cliente após a compra do bem ou serviço contribuindo para a retenção de clientes. A metodologia adotada é descritiva quanto aos fins e bibliográfica quanto aos meios. Para o desenvolvimento da análise e discussão foi estudado as estratégias de marketing no pós venda de duas grandes empresas a Amazon e a Apple. Conclui-se que oferecer o melhor atendimento é uma oportunidade de vencer o concorrente, porém para garantir a fidelização é necessário que o cliente seja amparado após a compra do bem ou serviço. No mercado atual altamente competitivo e hostil, o serviço de pós-venda pode ser considerado um diferencial competitivo que ajuda na retenção dos clientes.
- ItemTrainee de administração: um mapeamento dos requisitos exigidos dos principais processos seletivos de trainee do setor bancário(2021) Carvalho, Pâmela Baptista; Teixeira , Seane da Silva; Matos , Luciana Porto deEsse trabalho tem como objetivo geral apresentar os requisitos mínimos necessários para que os estudantes e recém-formados de Administração possam participar de forma eficaz das seleções dos Programas de Trainee do setor bancário. Notou-se que as instituições do setor bancário oferecem grandes oportunidades de desenvolvimento profissional e benefícios remuneratórios através de seus programas de trainee, sendo assim faz-se pertinente a elaboração deste trabalho. A metodologia aplicada baseiase em revisão, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental para adquirir informações sobre os programas de trainee das dez instituições bancárias mais lucrativas do Brasil de 2019. Foi constatado requisitos básicos, técnicos e comportamentais nos processos, como nível de proficiência no idioma inglês, tempo máximo de formado, experiência profissional, bem como o desenvolvimento de soft skills. Também se faz necessário o Programa de Estágio, pois é uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, pois proporciona oportunidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos, facilitando o alcance de conhecimentos a atitudes relacionadas com a profissão escolhida pelo estagiário. Dessa forma, conclui-se que é recomendável aos interessados em participar das seleções a iniciarem a preparação de maneira antecipada a fim de desenvolver e aprimorar as competências necessárias para atender e cumprir todas as etapas do processo seletivo.
- ItemSegmentação de mercado e sua aplicação na publicidade com o uso da diversidade(2021) Silva, Caroline de Fatima Quintino; Faria, Lucimeire Cordeiro da SilvaConhecer as necessidades e preferências do consumidor é algo primordial paraa construção e desenvolvimento de uma organização, visto que, através desse conhecimento prévio é possível identificar quais produtos e/ou serviços são, normalmente, mais procurados por eles. Diante desse viés, para se ter uma publicidade efetiva, ou seja, que atinja o público almejado pela empresa, se faz necessária a separação desses consumidores em grupos distintos a fim de distinguir quais são suas prioridades no momento de adquirir um novo produto. Assim sendo, esta pesquisa objetiva, através de referenciais bibliográficos, geral indicar como o uso de ferramentas como a segmentação pode auxiliar e alavancar o desenvolvimento das corporações. Para isso, foram feitas revisões bibliográficas de autores consagrados na área da Administração com o intuito de conceituar, descrever e discutir o tema em questão. Assim, observou-se, através de exemplos reais, como as organizações tem utilizado essas ferramentas e os resultados que as mesmas trazem para quem as utiliza. Conclui-se que observando as melhores maneiras de segmentar o público e identificar suas necessidades, pode-se assim voltar seus produtos diretamente a esses consumidores, elevando sua fatia de mercado. Fatores como idade, sexo, localidade, valores e nível social, por exemplo, são alguns dos pontos que levam a empresa a segmentar os mercados com intuito de atender a cada grupo de clientes individualmente e de forma mais satisfatória.
- ItemO impacto da pandemia de Covid-19 na rotina do mercado de trabalho(2021) Lacerda, Juliana Ribeiro de; Carvalho, Maria Eduarda da Silva; Matos, Luciana Porto deCom a pandemia de Covid-19, causando uma crise sanitária mundial que afetou a economia de diversos países, o mundo inteiro foi obrigado a se adaptar ao novo contexto social para diminuir o contágio. A partir disso, diversas empresas resolveram aderir ao home office para continuar produzindo mesmo com as medidas de distanciamento social, estabelecendo uma nova rotina aos profissionais. O objetivo geral desse trabalho busca apresentar as consequências da pandemia na rotina dos profissionais, que em um curto período de tempo tiveram que aprender a lidar com uma situação atípica de isolamento. Dessa forma, os objetivos específicos são: a definição de gestão de pessoas, o conceito de comportamento organizacional e teletrabalho, as categorias de teletrabalho, definição de home office e a medida provisória nº 1046 de 27 de abril de 2021, que diz respeito às condições de trabalho durante a pandemia. Para isso, foi utilizada como metodologia: revisão bibliográfica do assunto, pesquisa exploratória e pesquisa documental. Com isso, observou-se que houve dificuldade na implantação do home office, no que diz respeito ao uso das tecnologias e o gerenciamento do tempo. A solução identificada para esses problemas foi o treinamento e capacitação dos funcionários.
- ItemComo o sistema de informação pode auxiliar na tomada de decisões nas empresas(2021) Athanazio, Amanda Cristina Batista; Silva, Lucimeire Cordeiro daO presente artigo tem por objetivo apresentar o sistema de informação para decisões nas empresas, considerando os principais objetivos das empresas. Como objetivos específicos, podemos citar: (i) avaliar a importância do sistema de informação no suporte de decisões em determinado ramo, (ii) analisar se o sistema de informação pode agregar valor e melhorias nas empresas, nos processos operacionais e gerenciais. Não queremos só explicar como surgiu o sistema de informação, mas mostrar como o sistema é utilizado pelas empresas e seus benefícios, demonstrar que as empresas quando investe nesse tipo de sistema têm uma competitividade no mercado. Levando a importância no processo gerencial na tomada de decisões nas empresas e como esse processo precisa ser feito para que a empresa consiga atingir seus objetivos.
- ItemHome office em tempos de pandemia: vantagens e desvantagens(2021) Araujo, Ana Carolina de Sousa; Matos, Luciana Porto deFrente ao contexto da emergência de saúde pública ocasionada pelo novo corona vírus, denominado SARS-COV-2, a sociedade se adaptou às novas formas de socializar e trabalhar. A partir do agravamento e avanço contínuo do vírus, alternativas que primeiramente foram adotadas como temporárias apenas para atuação de contenção e continuidade de atividades essenciais se naturalizaram como nova modalidade trabalho sem convívio e com a incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TIC). O objetivo geral do presente trabalho busca apresentar as vantagens e desvantagens das organizações públicas ao adotarem a modalidade remota em suas atividades laborais. As empresas privadas e esferas públicas adotaram o trabalho remoto como medida paliativa aos desafios apresentados pela crise de saúde mundial para o cumprimento da rotina laboral. Os desafios foram encarados tanto pelas organizações quanto para os colaboradores no ambiente privado e os servidores no ambiente público. Sendo assim, a adaptação à nova realidade mundial passa pela inserção da nova rotina de trabalho em ambiente doméstico somado a manutenção das relações familiares e o cotidiano de socialização. Foi adotada como metodologia a pesquisa exploratória e quantitativa, a fim de demonstrar em números o cenário contemporâneo profissional e social. Observou-se que a recente legitimação do teletrabalho tem exposto muitos desafios como a conciliação da vida profissional e doméstica, a adequação da tecnologia necessária para o bom desempenho das atividades, assim como a adequação da variação da modalidade de trabalho a distância, teletrabalho e/ou home office. Muitos profissionais até o início da pandemia não possuíam adereços tecnológicos aptos para suprir a rotina antes desenvolvida no espaço organizacional. Em contrapartida, a vulnerabilidade do sigilo dos dados da empresa foi apontada, bem como a infraestrutura tecnológica distante do ideal para atender as necessidades da função do cargo, e inexistência de parâmetro de avaliação de desempenho para respectivas remunerações.
- ItemGestão de pessoas: análise do processo de integração de novos servidores públicos(2021) Louzada, Érika do Santos; Silva, Thiago da; Matos, Luciana Porto deA gestão de pessoas possui um papel de coordenar e gerir o capital humano de uma organização. Contudo, dentre estas premissas vale ressaltar o processo de ambientação e socialização dos novos servidores públicos que é desenvolvida por esta área. O objetivo geral desse trabalho é apresentar a importância da integração do novo servidor público ao ambiente de trabalho. Para tanto, os objetivos específicos são: conceituar gestão de pessoas, conceituar comportamento organizacional, apresentar o ambiente da organização pública, identificar o papel de T&D e apresentar a importância da integração. A metodologia utilizada nesse trabalho consiste no uso de revisão bibliográfica sobre o assunto, e pesquisa exploratória de dados secundários. Dessa maneira notou-se que os resultados obtidos dessa pesquisa, apontaram a dificuldade do programa de integração dos dois órgãos públicos citados.
- ItemAnálise do processo logístico e sua importância em um laticínio: estudo de caso em um laticínio em Chiador/MG(2021) Izidório, Samira Gracioso Salermo de Freitas; Santos, Thiago Puello dos; Martins, Debora Cristina Lopes; Carreiro, Eduardo de Lima PintoO presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de logística no ramo de laticínios segundo a percepção do corpo gestor de um laticínio em Chiador - MG. Para isso, utilizou-se o método descritivo a fim de levantar e estudar aspectos de um grupo ou fenômeno. Como costume técnico, utilizou-se o estudo de caso de uma empresa nova no mercado, com o intuito de explorar o tema dentro de uma real situação. Os dados foram coletados por meio de entrevista parcialmente estruturada com os três sócios da empresa. Este método foi utilizado por conta da entrevista ser considerada uma ferramenta na análise social eficaz e, por fim, obter informações sobre o assunto levantado neste trabalho, por meio do diálogo de natureza profissional. Como resultados, observa-se que a logística de laticínios é essencial para o sucesso das metas e não ter uma boa logística é um risco tanto financeiro quanto de produção e perda dos clientes para o negócio. Com tudo, a logística está relacionada com o bom desenvolvimento da empresa e com a vantagem competitiva do negócio, apesar de essencial, ainda há muitas falhas logísticas que colocam a empresa um passo atrás no mercado, como elevação dos custos e elevação do tempo perante os concorrentes.
- ItemA adaptação à Lei Geral de Proteção de Dados do comércio eletrônico(2021) Rocha, Gustavo Henrique da; Portilho, Luiz Felipe Borges; Alves, Carlos Eduardo TeobaldoO presente trabalho foi elaborado com o intuito de apresentar o contexto de evolução da internet, a priori, descrevendo sobre o surgimento do comércio eletrônico, sua evolução e características, sobretudo no que tange a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, e como esta lei impactará as empresas, vez que tal tema é pertinente nos dias atuais. É utilizado o pensamento dedutivo de natureza qualitativa como método de abordagem, em razão do caráter interpretativo no domínio do comércio eletrônico. Já a técnica de pesquisa que fora adotada é a bibliográfica, baseada em doutrinas, artigos científicos, legislação e notícias. Já no que tange o objetivo, debate-se o tema e proporciona uma maior familiaridade ao possibilitar por meio do procedimento monográfico. O estudo desenvolve em seu primeiro capítulo o surgimento da internet e como isso ajudou no impulsionamento do comércio; consequentemente, é descrito o conceito de comércio eletrônico, bem como apresenta-se os contratos que são celebrados de maneira eletrônica, lojas virtuais e as legislações que são aplicadas à estas. Já no segundo capítulo, busca-se examinar a Lei Geral de Proteção de Dados, demonstrando o cuidado ao manter dados preservados, sejam estes pessoais ou sensíveis, bem como o consentimento de seu titular. Por último, em um terceiro capítulo, serão examinadas as disposições sobre a regulação da lei em âmbito do comércio eletrônico. Portanto, conclui-se que o brasileiro, usuário e titular de dados, precisa saber o que é proteção de dados pessoais, quais são seus direitos e como tudo isso funciona ao falar-se de comércio eletrônico.
- ItemO uso das mídias sociais por empreendedores durante a pandemia do coronavírus(2021) Oliveira, Fernanda da Silva; Ribeiro, Larissa de Souza dos Reis; Martins , Debora Cristina LopesO objetivo deste artigo foi estudar o uso do WhatsApp Business® como importante ferramenta de vendas e comunicação para os empreendedores em um cenário de pandemia. Durante o ano de 2020, com o intuito de diminuir a disseminação da Covid19, gestores públicos lançaram decretos que determinavam o fechamento de serviços considerados não essenciais, fazendo com que várias empresas encerrassem suas atividades. Muitos empresários e empreendedores perceberam que as redes sociais seriam uma alterativa rápida e rentável para a retomada da venda de seus produtos e serviços. Como referencial teórico foram abordados temas como o surgimento da pandemia causada pelo novo coronavírus, empreendedorismo, diferenças entre mídias e redes sociais e especificamente o uso do WhatsApp Business® pelos empreendedores. A pesquisa realizada é qualitativa de caráter exploratório, e optouse por utilizar, como meio, o estudo de caso de uma pequena empresa de confeitaria artesanal, a Adocica, localizada na cidade de Volta Redonda (RJ). A metodologia foi fundamentada em referenciais bibliográficos, compostos por livros, sites e órgãos do governo, onde foi possível observar como a empresa, objeto desse estudo, conduz suas atividades em comparação às diversas opiniões dos autores citados. Os resultados mostraram que as empresas conseguiram dar continuidade em seus negócios, usando sua criatividade e inovação, mostrando o perfil de um verdadeiro empreendedor. Com isso, pode-se afirmar que a utilização do WhatsApp Business pelos empresários e o uso das mídias sociais tem sido uma importante ferramenta de vendas para muitos empreendedores no cenário imposto pela pandemia do novo coronavírus.
- ItemComo a educação financeira pode impactar a liderança empresarial em tempos de crise.(2021) Souza, Larissa Bittencourt de; Alves, Carlos Eduardo TeobaldoA educação financeira tem a influência de também impactar as empresas, mesmo que ainda não seja de conhecimento geral. Observando as dificuldades enfrentadas pelos líderes em momentos cruciais de tomadas de decisões, esses acabam por falta de conhecimento básico tomando decisões muitas das vezes precipitadas, neste sentido observa-se como as crises financeiras impactam a liderança empresarial. O objetivo deste artigo é apresentar o impacto da educação financeira na liderança das empresas em tempos de crise, por meio da pesquisa e artigos, jornais e livros que tratam sobre os assuntos aqui explorados, como objetivos específicos pretende-se: destacar alguns momentos de crises econômicas enfrentadas no Brasil e apresentar algumas iniciativas de órgãos quanto à educação financeira, tendo como objetivo compreender o desenvolvimento intelectual de líderes na educação financeira em contexto de crise nacional. Através de uma análise de dados da última década e do início desta, pode-se constatar a influência da evolução quanto ao conhecimento sobre a educação financeira quando se refere aos líderes de empresas.
- ItemA utilização do wms como potencializador dos processos de armazenagem na empresa A2B Logística(2022) Aprígio , Laís da Silva; Teixeira, Micaelle Alves; Alves, Carlos Eduardo TeobaldoA logística sempre foi uma peça básica para as empresas. Com a globalização e fácil acesso a recursos tecnológicos, ela se desenvolveu e ampliou as oportunidades para os seus processos, refletindo em um aperfeiçoamento em gerenciamento e gestão das organizações. Assim, a utilização do Warehouse Management System (WMS) tem ganhado destaque nas empresas, trazendo consigo um avanço tecnológico de forma eficaz, visando o auxílio nos processos. Portanto, a presente pesquisa tem por objetivo principal avaliar o WMS como um facilitador fundamental e indispensável para potencialização dos processos de armazenagem. Procurando-se estreitar o campo em estudo, fez-se a escolha da empresa A2B Logística, onde foram apurados os pontos ressaltados na pesquisa, em um modelo real. A metodologia utilizada para formulação da base desta pesquisa foi descritiva e exploratória com caráter qualitativo, na busca de total transparência das informações levantadas. O estudo demonstrou que a estratégia utilizada no nascimento da empresa, foi a inclusão de um WMS próprio, sistema adaptável e exclusivo. Além disso todos os indícios apontados consolidaram que essa estratégia surtiu o efeito planejado estrategicamente para a empresa, se tornando um diferencial competitivo, refletindo em maior eficiência dos processos. Sendo assim, reafirma-se o quanto o WMS vem se tornando uma ferramenta indispensável para maximizar e trazer melhorias significativas nos processos de armazenagem, impactando positivamente no crescimento das empresas.
- ItemInteligência Emocional: Uma das Soft Skills imprescindível no papel gerencial(2022) Lopes, Bianca Araújo; Candido, Edmar Júnior dos Santos; Matos, Luciana Porto deEsta pesquisa tem como objetivo apresentar a importância da inteligência emocional no papel gerencial. Neste panorama, o trabalho foi dividido em seções para o melhor entendimento de cada tópico, que é composto por Introdução; Referencial teórico; Análise e discursão; considerações finais, e assim classificar as soft skills e definir sua importância na gestão; descrever o papel do gestor e classificar as competências necessárias para liderar e apontar a inteligência emocional no papel gerencial. Para validar o referencial teórico foram utilizados dados de pesquisas documentais. Os dados foram coletados através de sites, artigos publicados e blogs com isso foi utilizada duas pesquisas sendo uma pela revista Forbes intitulada ‘‘Por que as soft skills são as habilidades mais procuradas no momento’’ publicada em 22 de setembro de 2022, e a outra pesquisa pela consultoria PagGroup, publicada no blog folha dirigida em 09/11/2020, com o seguinte tema “Inteligência emocional é a soft skill mais buscada por empregadores”. De acordo com o estudo apresentado, a inteligência emocional é considerada uma habilidade essencial para a performance do gestor. Sendo assim, concluiu-se que é essencial os profissionais entenderem que não só a inteligência emocional, mas também as soft skills são notáveis para o desenvolvimento profissional e pessoal, ou até mesmo quando acontecer algo inusitado dependendo do ocorrido em que se encontrar a inteligência emocional se tornará um diferencial já que beneficiará o ambiente gerando menos conflitos e assim trará mais racionalidade no ambiente corporativo em que se encontra inserido.
- ItemSoft Skills e sua demanda no mercado de trabalho(2022) Narduche, Ebio Fernandez; Ramos, Matheus da Silva; Silva, Lucimeire Cordeiro daAs soft skills (habilidades interpessoais) vêm tomando destaque no mercado de trabalho por conta de suas características e aplicações no ambiente corporativo. As qualidades buscadas pelos empregadores podem variar de acordo com a disponibilidade do cargo, no entanto, deve haver algo que agregue valor à empresa para que justifique o investimento no trabalhador. Por não se tratar de uma habilidadetécnica, as soft skills são qualidades a serem mais exploradas do que definidas, devidoao fato de que são mais específicas e necessitam de observação para determinar suareal existência. A modernização do mercado de trabalho fez com que as soft skills deixassem de ser algo importante para se tornarem fundamentais, tendo mais valorização e importância para a conquista do sucesso profissional. Essa pesquisa tem como objetivo principal apresentar a importância do desenvolvimento das soft skills para carreira de um indivíduo. Como objetivo secundário, pretende-se levantar as características que os empresários mais buscam em um colaborador no momentodo recrutamento ou promoção, e indicar esses atributos específicos. Além disso, também serão constatadas as características mais buscadas pelo mercado de trabalho. Os dados presentes nesse estudo foram coletados através de levantamento bibliográfico, de característica predominantemente qualitativa, de cunho descritivo e explicativo. Os resultados apontam que as soft skills são peça fundamental devalorização do indivíduo, e são responsáveis pela manutenção no mercado de trabalho por conta de sua importância nas organizações.
- ItemMotivação: um dos protagonistas nos resultados organizacionais(2022) Giles, Larissa da Silva; Matos, Luciana Porto deO trabalho tem como objetivo geral apresentar fatores que podem comprometer a motivação no contexto organizacional. A motivação está relacionada com a maneira na qual leva um indivíduo a agir de tal forma na realização de um objetivo. A motivação pode ser provocada por diversos fatores e cada pessoa tem a sua motivação originalizada de uma forma. Sabendo que a motivação pode interferir bastante no resultado da ação de um indivíduo, é possível perceber a importância dela dentro do ambiente de trabalho, visto que o colaborador tende a ter uma força maior naquilo que se sente motivado a fazer. Foram utilizados como base para análise e discussão dos resultados dois artigos publicados, um realizado no noroeste do Rio Grande do Sul em 2019, com o tema “Análise da motivação dos trabalhadores de um hospital de caridade”. E o outro no município do Rio Grande do Sul, em 2018, com o tema “fatores influenciadores na satisfação e motivação ao trabalho no setor público municipal”. Através das pesquisas realizadas, conclui-se que a motivação pode sim impactar nos resultados da empresa, visto que o funcionário motivado tende a ser mais produtivo. E que é necessário que as empresas busquem políticas de gestão de pessoas afim de compreender as necessidades de seus funcionários e assim estimular a motivação dos mesmos.
- ItemA influência do merchandising no mundo digital(2022) Ribeiro, Laísa Alves; Corrêa, Lindiara Conceição da Silva; Matos, Luciana Porto deEsse trabalho tem como objetivo geral apresentar a influência que o merchandising digital pode causar na decisão de compra dos consumidores. Notou-se que com o aumento tecnológico ampliou- se os canais de informações dos indivíduos facilitando assim a forma de atrair novos clientes, seja através de sites, propagandas via vídeos e redes sociais, aumentando assim as vendas, que também passaram a ser realizadas via internet, como também visibilidade do produto, sendo uma nova forma de oferecimento. A metodologia aplicada baseia-se em uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, sendo seu maior intuito apresentar como merchandising atua no mercado digital, e como o consumidor se comporta atualmente com o apoio do novo mundo de influencers induzindo-os de forma oculta ao ato da compra. Notou-se que novas figuras públicas vêm atuando como influencers para apresentar seu trabalho ao público. Muitos influencers utilizam as redes sociais para divulgar alguma atividade do seu dia a dia, como ensinar receitas de cozinha, produtos faceais que utilizam e dão certo, coisa que o público gosta e está sempre à procura de indicações. Com base nisso conclui-se que a divulgação do merchandising por meio das redes sociais está cada vez mais usada, grandes marcas têm aproveitado a influência de pessoas famosas para alcançar o público de modo que o induza a compra do produto. Aproveitando o fácil e rápido processo de aquisição, muitos consumidores têm optado pela compra online.