Trabalhos de Conclusão de Curso
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- ItemA adaptação à Lei Geral de Proteção de Dados do comércio eletrônico(2021) Rocha, Gustavo Henrique da; Portilho, Luiz Felipe Borges; Alves, Carlos Eduardo TeobaldoO presente trabalho foi elaborado com o intuito de apresentar o contexto de evolução da internet, a priori, descrevendo sobre o surgimento do comércio eletrônico, sua evolução e características, sobretudo no que tange a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, e como esta lei impactará as empresas, vez que tal tema é pertinente nos dias atuais. É utilizado o pensamento dedutivo de natureza qualitativa como método de abordagem, em razão do caráter interpretativo no domínio do comércio eletrônico. Já a técnica de pesquisa que fora adotada é a bibliográfica, baseada em doutrinas, artigos científicos, legislação e notícias. Já no que tange o objetivo, debate-se o tema e proporciona uma maior familiaridade ao possibilitar por meio do procedimento monográfico. O estudo desenvolve em seu primeiro capítulo o surgimento da internet e como isso ajudou no impulsionamento do comércio; consequentemente, é descrito o conceito de comércio eletrônico, bem como apresenta-se os contratos que são celebrados de maneira eletrônica, lojas virtuais e as legislações que são aplicadas à estas. Já no segundo capítulo, busca-se examinar a Lei Geral de Proteção de Dados, demonstrando o cuidado ao manter dados preservados, sejam estes pessoais ou sensíveis, bem como o consentimento de seu titular. Por último, em um terceiro capítulo, serão examinadas as disposições sobre a regulação da lei em âmbito do comércio eletrônico. Portanto, conclui-se que o brasileiro, usuário e titular de dados, precisa saber o que é proteção de dados pessoais, quais são seus direitos e como tudo isso funciona ao falar-se de comércio eletrônico.
- ItemA controladoria como ferramenta de evolução e desenvolvimento da gestão de micro e pequenas empresasSILVA, Gabriel Candido da
- ItemA harmonização do cluster automotivo e da indústria 4.0 para o progresso da Região Sul FluminenseBARCELLOS, Jéssica Poiani
- ItemA importância da auditoria nas pequenas empresasASSIS, Laís Felix de; POLICARPO, Jéssica da Silva Gonçalves
- ItemA importância da consultoria independente na controladoria de empresas privadasREIS, Amanda Carvalho dos; LIMA, Charlles Baptista
- ItemA importância da curva ABC na gestão de estoque: estudo de caso W & M material elétricoSOUZA, Marcelo Marcelino de; LIZARDO, Weverson Moreira
- ItemA importância da elaboração de um plano de negócio para o sucesso das micro e pequenas empresasMENDES, Camila de Menezes
- ItemA importância da exportação de grãos no Brasil: uma análise antes e durante a pandemia do Covid-19CARVALHO, Pedro Santos de
- ItemA importância da gestão do conhecimento nas organizações para a obtenção de vantagem competitiva(Volta Redonda) MACHADO, Tamyris Alves
- ItemA importância da gestão do conhecimento nas organizações para a obtenção de vantagem competitiva(2023) Machado, Tamyris Alves; Matos, Luciana Porto deA pesquisa tem como objetivo principal apresentar de maneira clara e assertiva a importância da gestão do conhecimento para as organizações, evidenciando de que maneira é possível transformar o conhecimento individual em coletivo e como isso reflete na vantagem competitiva das organizações relacionando pessoas, tecnologia e processos. A metodologia aplicada neste estudo se baseia no método de pesquisa exploratória, de modo a explorar e fornecer informação para uma análise profunda do tema abordado partindo de uma revisão bibliográfica. Para consolidar o objetivo geral deste trabalho foi apresentado um estudo de caso através de entrevistas feitas junto a empresas brasileiras desenvolvedoras de software extraído do artigo gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software publicado em 2010 pelos autores Gaspar, Marcos Antônio et al. Concluiu-se que analisando o contexto geral, os entrevistados deixaram em evidência que a pratica do dia a dia torna a gestão do conhecimento mais eficaz refletindo no sucesso competitivo da empresa e possuem poder decisório. Para a aplicação, existem ferramentas como: brainstorming, reuniões presenciais, reuniões virtuais, treinamentos oficiais presenciais, treinamentos informais, cursos em universidades, fórum de discussões, entre outros. A gestão do conhecimento transforma o conhecimento tácito em explícito, ou seja, transforma o que poucos sabem em algo compartilhado. No ambiente corporativo os gestores das organizações além de conduzir esse processo de maneira clara e assertiva, possuem o desafio de tornar o processo contínuo.
- ItemA importância da gestão financeira nas pequenas empresas(Volta Redonda) VILELA, Mateus Carneiro
- ItemA importância da gestão financeira nas pequenas empresas(2022) Vilela, Mateus Carneiro; Alves, Carlos Eduardo TeobaldoA gestão financeira é um tema muito relevante para todas as organizações, independente do seu tamanho, pois constitui uma série de itens que permitem ao administrador verificar os pontos que constituem o processo administrativo da mesma. O papel do planejamento financeiro nas empresas é tão importante, quanto os demais setores da administração geral, sendo um elemento que regula todo o plano operacional, visando controlar, organizar e orientar os recursos, sendo indispensável para o controle e equilíbrio financeiro da empresa. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo analisar a importância da gestão financeira em pequenas empresas. Para tanto foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica e descritiva e para obter as informações, foi realizado um estudo qualitativo envolvendo o pesquisador e o objeto de estudo. Neste sentido, concluiu-se que a gestão financeira gera uma vantagem competitiva sustentável que, por sua vez, gera maior retorno sobre o investimento e, consequentemente, contribui para a geração de mais valor e sobrevivência das pequenas empresas no mercado onde atuam.
- ItemA importância da inteligência emocional na vida profissionalNASCIMENTO, Mylena Rodrigues Carvalho; CAMILO, Wallace Silva
- ItemA importância do estágio como uma vantagem competitiva para o futuro profissionalLIMA, Marcos Paulo Silva
- ItemA inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho(Volta Redonda) FERREIRA, Allana Lucio; TEIXEIRA, Marcelo Junior de Azevedo
- ItemA inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho(2021) Ferreira, Allana Lucio; Teixeira, Marcelo Junior de Azevedo; Matos, Luciana Porto deAo longo dos anos onde muitas vitórias foram conquistadas pelas pessoas com deficiência, essas conquistas tiveram início através da Lei 8.213/91, conhecida atualmente como Lei de Cotas que garante a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e determina que pessoas com deficiência ocupem de 2% a 5% do quadro de companhias com 100 colaboradores ou mais. Muitas empresas argumentam que um dos empecilhos para a contratação de pessoa com deficiência é a falta de qualificação apropriada para a função oferecida, esse argumento justifica o baixo índice de pessoas com deficiência no mercado, muitas empresas oferecem curso de capacitação focada nas atividades que serão realizadas na própria empresa para os candidatos, e muita das vezes acaba fazendo a inclusão após a conclusão do curso de capacitação. Tendo em vista que a maioria das empresas, tem a necessidade de ter pessoas com deficiência no ambiente organizacional está estritamente relacionada ao atendimento da cota prevista por lei. Visando os objetivos desta pesquisa, que buscou tratar da inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, analisando a acessibilidade oferecida pelas empresas, de modo que ela permita a essas pessoas a obtenção de uma qualificação profissional. Diante das análises apresentadas podemos considerar que ambas as partes encontram dificuldades no mercado de trabalho. Diante e através disso, espera-se que o processo de seleção e inclusão para Pessoas com Deficiência seja mais justo e de igualdade, pois todos tem direito ao trabalho e não deve ser de forma alguma assegurado apenas pela lei de obrigatoriedade, mais que seja por respeito, companheirismo e incentivo.
- ItemA influencia das cores no posicionamento das marcasRUELA, Fabrícia da Cruz Leite; CRUZ, Neuziane Miriam da
- ItemA influência da Geração Y nas organizações: estudo de caso DEC9 Marketing e TecnologiaSALVINO, Lucas do Val Sobreira; ROSA, Thais Helena de Assis
- ItemA influência da inteligência emocional na gestão de pessoas e performance dos resultadosMARQUES, Bianca Vilela; RAMOS, Ítalo
- ItemA influência do merchandising no mundo digital(2022) Ribeiro, Laísa Alves; Corrêa, Lindiara Conceição da Silva; Matos, Luciana Porto deEsse trabalho tem como objetivo geral apresentar a influência que o merchandising digital pode causar na decisão de compra dos consumidores. Notou-se que com o aumento tecnológico ampliou- se os canais de informações dos indivíduos facilitando assim a forma de atrair novos clientes, seja através de sites, propagandas via vídeos e redes sociais, aumentando assim as vendas, que também passaram a ser realizadas via internet, como também visibilidade do produto, sendo uma nova forma de oferecimento. A metodologia aplicada baseia-se em uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, sendo seu maior intuito apresentar como merchandising atua no mercado digital, e como o consumidor se comporta atualmente com o apoio do novo mundo de influencers induzindo-os de forma oculta ao ato da compra. Notou-se que novas figuras públicas vêm atuando como influencers para apresentar seu trabalho ao público. Muitos influencers utilizam as redes sociais para divulgar alguma atividade do seu dia a dia, como ensinar receitas de cozinha, produtos faceais que utilizam e dão certo, coisa que o público gosta e está sempre à procura de indicações. Com base nisso conclui-se que a divulgação do merchandising por meio das redes sociais está cada vez mais usada, grandes marcas têm aproveitado a influência de pessoas famosas para alcançar o público de modo que o induza a compra do produto. Aproveitando o fácil e rápido processo de aquisição, muitos consumidores têm optado pela compra online.