Trabalhos de Conclusão de Curso

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    Como a educação financeira pode impactar a liderança empresarial em tempos de crise.
    (2021) Souza, Larissa Bittencourt de; Alves, Carlos Eduardo Teobaldo
    A educação financeira tem a influência de também impactar as empresas, mesmo que ainda não seja de conhecimento geral. Observando as dificuldades enfrentadas pelos líderes em momentos cruciais de tomadas de decisões, esses acabam por falta de conhecimento básico tomando decisões muitas das vezes precipitadas, neste sentido observa-se como as crises financeiras impactam a liderança empresarial. O objetivo deste artigo é apresentar o impacto da educação financeira na liderança das empresas em tempos de crise, por meio da pesquisa e artigos, jornais e livros que tratam sobre os assuntos aqui explorados, como objetivos específicos pretende-se: destacar alguns momentos de crises econômicas enfrentadas no Brasil e apresentar algumas iniciativas de órgãos quanto à educação financeira, tendo como objetivo compreender o desenvolvimento intelectual de líderes na educação financeira em contexto de crise nacional. Através de uma análise de dados da última década e do início desta, pode-se constatar a influência da evolução quanto ao conhecimento sobre a educação financeira quando se refere aos líderes de empresas.
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    A adaptação à Lei Geral de Proteção de Dados do comércio eletrônico
    (2021) Rocha, Gustavo Henrique da; Portilho, Luiz Felipe Borges; Alves, Carlos Eduardo Teobaldo
    O presente trabalho foi elaborado com o intuito de apresentar o contexto de evolução da internet, a priori, descrevendo sobre o surgimento do comércio eletrônico, sua evolução e características, sobretudo no que tange a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, e como esta lei impactará as empresas, vez que tal tema é pertinente nos dias atuais. É utilizado o pensamento dedutivo de natureza qualitativa como método de abordagem, em razão do caráter interpretativo no domínio do comércio eletrônico. Já a técnica de pesquisa que fora adotada é a bibliográfica, baseada em doutrinas, artigos científicos, legislação e notícias. Já no que tange o objetivo, debate-se o tema e proporciona uma maior familiaridade ao possibilitar por meio do procedimento monográfico. O estudo desenvolve em seu primeiro capítulo o surgimento da internet e como isso ajudou no impulsionamento do comércio; consequentemente, é descrito o conceito de comércio eletrônico, bem como apresenta-se os contratos que são celebrados de maneira eletrônica, lojas virtuais e as legislações que são aplicadas à estas. Já no segundo capítulo, busca-se examinar a Lei Geral de Proteção de Dados, demonstrando o cuidado ao manter dados preservados, sejam estes pessoais ou sensíveis, bem como o consentimento de seu titular. Por último, em um terceiro capítulo, serão examinadas as disposições sobre a regulação da lei em âmbito do comércio eletrônico. Portanto, conclui-se que o brasileiro, usuário e titular de dados, precisa saber o que é proteção de dados pessoais, quais são seus direitos e como tudo isso funciona ao falar-se de comércio eletrônico.
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    Endomarketing - a vantagem competitiva na gestão de pessoas
    (2022) Lima, Rafael Silva; Oliveira, Rayla Affonso; Silva, Lucimeire Cordeiro da
    A relação entre o Marketing e o sucesso de uma organização é inenarrável, o que, infelizmente, não é muito abordado é a importância do Endomarketing e suas vantagens para a empresa. A mesma precisa de seus colaboradores como forma de mão de obra e/ou prestação de serviço, mas, raramente, os coloca como prioridade em ações motivacionais realizadas internamente. Decorrente da falta de reconhecimento e estímulos, muitos funcionários adoecem, começam a se abster do ambiente de trabalho e até geram conflitos constantes, o que por consequência, acaba afetando a produtividade da equipe e o bom relacionamento, impactando diretamente os lucros e a imagem da organização. Esse estudo visa identificar e expor, através de pesquisas bibliográficas e estudo de caso, as vantagens obtidas com a utilização das técnicas do Endomarketing, de maneira a se destacar e obter vantagem competitiva sobre os demais concorrentes.
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    A importância da gestão financeira nas pequenas empresas
    (2022) Vilela, Mateus Carneiro; Alves, Carlos Eduardo Teobaldo
    A gestão financeira é um tema muito relevante para todas as organizações, independente do seu tamanho, pois constitui uma série de itens que permitem ao administrador verificar os pontos que constituem o processo administrativo da mesma. O papel do planejamento financeiro nas empresas é tão importante, quanto os demais setores da administração geral, sendo um elemento que regula todo o plano operacional, visando controlar, organizar e orientar os recursos, sendo indispensável para o controle e equilíbrio financeiro da empresa. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo analisar a importância da gestão financeira em pequenas empresas. Para tanto foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica e descritiva e para obter as informações, foi realizado um estudo qualitativo envolvendo o pesquisador e o objeto de estudo. Neste sentido, concluiu-se que a gestão financeira gera uma vantagem competitiva sustentável que, por sua vez, gera maior retorno sobre o investimento e, consequentemente, contribui para a geração de mais valor e sobrevivência das pequenas empresas no mercado onde atuam.
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    Recrutamento e seleção: a otimização do processo por meio das Tics
    (2022) Costa, Lauriano Soares da; Matos, Luciana Porto de
    O objetivo geral deste trabalho é apresentar a importância do uso das tecnologias de informação e comunicação para redução de custos, redução de tempo e maior assertividade nos processos de recrutamento e seleção. E como objetivo específico ficou definido: Conceituar recrutamento e Seleção, Definir as ferramentas e as etapas de seleção, conceituar as tecnologias de informação e comunicação, e identificar suas ferramentas no processo de recrutamento e seleção. A pesquisa a ser realizada é classificada como revisão bibliográfica de caráter exploratório de cunho qualitativo. Quantos aos procedimentos, esta pesquisa foi classificada como documental, para levantar informações sobre o maior uso das TICs nos processos de Recrutamento e Seleção. Segundo os resultados da pesquisas: “AS REDES SOCIAIS VIRTUAIS E A SUA INFLUÊNCIA NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO” e “A PLATAFORMA LATTES COMO MODELO DE PADRONIZAÇÃO DE CURRÍCULO EM PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO”, o uso das TICs (no caso as redes sociais) permitem (durante os processos de recrutamento): acesso rápido à informação, economia de tempo nos processos, complemento ao currículo do profissional, quebra da barreira geográfica, diversificação dos canais de recrutamento, auxílio no aumento da interação dos candidatos com as empresas, acesso às informações aprofundadas sobre os candidatos e avaliar o nível de engajamento do candidato às políticas da empresa.