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Navegando Curso de Administração por Assunto "Administração - monografia"
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- ItemA adaptação à Lei Geral de Proteção de Dados do comércio eletrônico(2021) Rocha, Gustavo Henrique da; Portilho, Luiz Felipe Borges; Alves, Carlos Eduardo TeobaldoO presente trabalho foi elaborado com o intuito de apresentar o contexto de evolução da internet, a priori, descrevendo sobre o surgimento do comércio eletrônico, sua evolução e características, sobretudo no que tange a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, e como esta lei impactará as empresas, vez que tal tema é pertinente nos dias atuais. É utilizado o pensamento dedutivo de natureza qualitativa como método de abordagem, em razão do caráter interpretativo no domínio do comércio eletrônico. Já a técnica de pesquisa que fora adotada é a bibliográfica, baseada em doutrinas, artigos científicos, legislação e notícias. Já no que tange o objetivo, debate-se o tema e proporciona uma maior familiaridade ao possibilitar por meio do procedimento monográfico. O estudo desenvolve em seu primeiro capítulo o surgimento da internet e como isso ajudou no impulsionamento do comércio; consequentemente, é descrito o conceito de comércio eletrônico, bem como apresenta-se os contratos que são celebrados de maneira eletrônica, lojas virtuais e as legislações que são aplicadas à estas. Já no segundo capítulo, busca-se examinar a Lei Geral de Proteção de Dados, demonstrando o cuidado ao manter dados preservados, sejam estes pessoais ou sensíveis, bem como o consentimento de seu titular. Por último, em um terceiro capítulo, serão examinadas as disposições sobre a regulação da lei em âmbito do comércio eletrônico. Portanto, conclui-se que o brasileiro, usuário e titular de dados, precisa saber o que é proteção de dados pessoais, quais são seus direitos e como tudo isso funciona ao falar-se de comércio eletrônico.
- ItemA importância da gestão do conhecimento nas organizações para a obtenção de vantagem competitiva(2023) Machado, Tamyris Alves; Matos, Luciana Porto deA pesquisa tem como objetivo principal apresentar de maneira clara e assertiva a importância da gestão do conhecimento para as organizações, evidenciando de que maneira é possível transformar o conhecimento individual em coletivo e como isso reflete na vantagem competitiva das organizações relacionando pessoas, tecnologia e processos. A metodologia aplicada neste estudo se baseia no método de pesquisa exploratória, de modo a explorar e fornecer informação para uma análise profunda do tema abordado partindo de uma revisão bibliográfica. Para consolidar o objetivo geral deste trabalho foi apresentado um estudo de caso através de entrevistas feitas junto a empresas brasileiras desenvolvedoras de software extraído do artigo gestão da criação de conhecimento na indústria criativa de software publicado em 2010 pelos autores Gaspar, Marcos Antônio et al. Concluiu-se que analisando o contexto geral, os entrevistados deixaram em evidência que a pratica do dia a dia torna a gestão do conhecimento mais eficaz refletindo no sucesso competitivo da empresa e possuem poder decisório. Para a aplicação, existem ferramentas como: brainstorming, reuniões presenciais, reuniões virtuais, treinamentos oficiais presenciais, treinamentos informais, cursos em universidades, fórum de discussões, entre outros. A gestão do conhecimento transforma o conhecimento tácito em explícito, ou seja, transforma o que poucos sabem em algo compartilhado. No ambiente corporativo os gestores das organizações além de conduzir esse processo de maneira clara e assertiva, possuem o desafio de tornar o processo contínuo.
- ItemA importância da gestão financeira nas pequenas empresas(2022) Vilela, Mateus Carneiro; Alves, Carlos Eduardo TeobaldoA gestão financeira é um tema muito relevante para todas as organizações, independente do seu tamanho, pois constitui uma série de itens que permitem ao administrador verificar os pontos que constituem o processo administrativo da mesma. O papel do planejamento financeiro nas empresas é tão importante, quanto os demais setores da administração geral, sendo um elemento que regula todo o plano operacional, visando controlar, organizar e orientar os recursos, sendo indispensável para o controle e equilíbrio financeiro da empresa. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo analisar a importância da gestão financeira em pequenas empresas. Para tanto foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica e descritiva e para obter as informações, foi realizado um estudo qualitativo envolvendo o pesquisador e o objeto de estudo. Neste sentido, concluiu-se que a gestão financeira gera uma vantagem competitiva sustentável que, por sua vez, gera maior retorno sobre o investimento e, consequentemente, contribui para a geração de mais valor e sobrevivência das pequenas empresas no mercado onde atuam.
- ItemA inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho(2021) Ferreira, Allana Lucio; Teixeira, Marcelo Junior de Azevedo; Matos, Luciana Porto deAo longo dos anos onde muitas vitórias foram conquistadas pelas pessoas com deficiência, essas conquistas tiveram início através da Lei 8.213/91, conhecida atualmente como Lei de Cotas que garante a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e determina que pessoas com deficiência ocupem de 2% a 5% do quadro de companhias com 100 colaboradores ou mais. Muitas empresas argumentam que um dos empecilhos para a contratação de pessoa com deficiência é a falta de qualificação apropriada para a função oferecida, esse argumento justifica o baixo índice de pessoas com deficiência no mercado, muitas empresas oferecem curso de capacitação focada nas atividades que serão realizadas na própria empresa para os candidatos, e muita das vezes acaba fazendo a inclusão após a conclusão do curso de capacitação. Tendo em vista que a maioria das empresas, tem a necessidade de ter pessoas com deficiência no ambiente organizacional está estritamente relacionada ao atendimento da cota prevista por lei. Visando os objetivos desta pesquisa, que buscou tratar da inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, analisando a acessibilidade oferecida pelas empresas, de modo que ela permita a essas pessoas a obtenção de uma qualificação profissional. Diante das análises apresentadas podemos considerar que ambas as partes encontram dificuldades no mercado de trabalho. Diante e através disso, espera-se que o processo de seleção e inclusão para Pessoas com Deficiência seja mais justo e de igualdade, pois todos tem direito ao trabalho e não deve ser de forma alguma assegurado apenas pela lei de obrigatoriedade, mais que seja por respeito, companheirismo e incentivo.
- ItemA inteligência emocional como diferencial entre as habilidades socioemocionais no atual mercado de trabalho(2021) Peixoto, Elluene de Oliveira Ribeiro; Souza, Hellen de Avila Vieira; Matos, Luciana Porto deNo Brasil, uma sucessão de fatos marcou a evolução da Ciência da Administração. A inteligência emocional surgiu influenciando de forma significativa no contexto organizacional como habilidade relevante no exercício do papel profissional por meio de pessoas ocupantes de cargos formais. Trata-se de uma habilidade fundamental em tempos de adaptações, mudanças e incertezas. Diante desse cenário, o objetivo geral desse estudo foi, apresentar a inteligência emocional como um diferencial competitivo no atual mercado de trabalho e como objetivos específicos: conceituar gestão de pessoas; apresentar mudanças no atual mercado de trabalho e mostrar a importância da inteligência emocional como uma das soft skils mais buscadas no mercado de trabalho. Visando atender às necessidades citadas nos objetivos desse estudo, foi realizada uma pesquisa exploratória, seguida de abordagens quantitativas e qualitativas, através da coleta de dados bibliográficos, utilizando-se de livros, artigos publicados e pesquisas documentais em sites. Para análise e discussão dos resultados foram utilizadas pesquisas realizadas pela PageGroup no ano de 2020 e pela revista Você S/A no ano de 2000. Ao apropriar-se das informações foi possível observar que a inteligência emocional é a capacidade de lidar com as emoções de maneira que não atinja negativamente a organização e o indivíduo. Como resultado do presente estudo, constatou-se que a inteligência emocional desenvolvida leva o indivíduo a ter mais chances de ascender profissionalmente e contribuir para que as empresas alcancem melhores resultados. Para tanto, é muito relevante desenvolver esse potencial e demais habilidades, uma vez que muitas demissões ocorrem devido a problemas comportamentais e a um nível baixo de inteligência emocional.
- ItemA magia da Disney: como aplicar a técnica do encantamento de Walt Disney ao seu negócio(2021) Henrique Neto, Camila; Pereira, Paula Fortes Cavalcante; Silva, Lucimeire Cordeiro daAs estratégias de neuromarketing e storytelling são ferramentas de extrema importância para as empresas, visto que proporcionam um melhor entendimento em relação ao comportamento do consumidor. Buscando auxiliar pequenos negócios a desenvolverem novas habilidades no mercado competitivo e se posicionarem melhor no mercado, o presente trabalho tem como objetivo analisar o mecanismo dessas estratégias na renomada marca Disney, verificando como podem ser adotadas no marketing digital de empresas menores. Utilizando de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e aplicando o método de estudo de caso, os principais resultados encontrados foram que a Disney possui um estilo próprio, proporcionando experiências mágicas em cada momento do processo de consumo, transformandoas em únicas e memoráveis. Sua força encontra-se no atendimento aos clientes, na atenção aos detalhes e na sua poderosa narrativa. Esse conjunto é a receita para encantar os consumidores, tornando-a uma marca valorizada e de referência no mercado mundial. Como conclusão acerca desse assunto, destaca-se que o neuromarketing e o storytelling possuem uma relação direta com o comportamento do consumidor, e em geral, influenciam no processo de decisão de compra por meio da criação do vínculo emocional. Dessa forma, a experiência oferecida pela marca passou a ser tão importante quanto à qualidade do que está sendo ofertado.
- ItemA utilização do wms como potencializador dos processos de armazenagem na empresa A2B Logística(2022) Aprígio , Laís da Silva; Teixeira, Micaelle Alves; Alves, Carlos Eduardo TeobaldoA logística sempre foi uma peça básica para as empresas. Com a globalização e fácil acesso a recursos tecnológicos, ela se desenvolveu e ampliou as oportunidades para os seus processos, refletindo em um aperfeiçoamento em gerenciamento e gestão das organizações. Assim, a utilização do Warehouse Management System (WMS) tem ganhado destaque nas empresas, trazendo consigo um avanço tecnológico de forma eficaz, visando o auxílio nos processos. Portanto, a presente pesquisa tem por objetivo principal avaliar o WMS como um facilitador fundamental e indispensável para potencialização dos processos de armazenagem. Procurando-se estreitar o campo em estudo, fez-se a escolha da empresa A2B Logística, onde foram apurados os pontos ressaltados na pesquisa, em um modelo real. A metodologia utilizada para formulação da base desta pesquisa foi descritiva e exploratória com caráter qualitativo, na busca de total transparência das informações levantadas. O estudo demonstrou que a estratégia utilizada no nascimento da empresa, foi a inclusão de um WMS próprio, sistema adaptável e exclusivo. Além disso todos os indícios apontados consolidaram que essa estratégia surtiu o efeito planejado estrategicamente para a empresa, se tornando um diferencial competitivo, refletindo em maior eficiência dos processos. Sendo assim, reafirma-se o quanto o WMS vem se tornando uma ferramenta indispensável para maximizar e trazer melhorias significativas nos processos de armazenagem, impactando positivamente no crescimento das empresas.
- ItemAnálise da importância da relação entre empresa e consumidor no pós venda(2021) Viana, Vitor da Silva; Garcia, Sarah Peixoto Sales; Faria, Lucimeire Cordeiro da SilvaO objetivo da pesquisa é analisar a importância do desenvolvimento de estratégias de marketing no pós-venda. A relevância da pesquisa se dá pelo fato de contribuir para as organizações na elaboração de estratégias no pós-venda e a justificativa da escolha do tema visa realizar uma abordagem que considera a oferta do melhor atendimento como um diferencial competitivo para garantir a fidelização com o amparo do cliente após a compra do bem ou serviço contribuindo para a retenção de clientes. A metodologia adotada é descritiva quanto aos fins e bibliográfica quanto aos meios. Para o desenvolvimento da análise e discussão foi estudado as estratégias de marketing no pós venda de duas grandes empresas a Amazon e a Apple. Conclui-se que oferecer o melhor atendimento é uma oportunidade de vencer o concorrente, porém para garantir a fidelização é necessário que o cliente seja amparado após a compra do bem ou serviço. No mercado atual altamente competitivo e hostil, o serviço de pós-venda pode ser considerado um diferencial competitivo que ajuda na retenção dos clientes.
- ItemAnálise do processo logístico e sua importância em um laticínio: estudo de caso em um laticínio em Chiador/MG(2021) Izidório, Samira Gracioso Salermo de Freitas; Santos, Thiago Puello dos; Martins, Debora Cristina Lopes; Carreiro, Eduardo de Lima PintoO presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de logística no ramo de laticínios segundo a percepção do corpo gestor de um laticínio em Chiador - MG. Para isso, utilizou-se o método descritivo a fim de levantar e estudar aspectos de um grupo ou fenômeno. Como costume técnico, utilizou-se o estudo de caso de uma empresa nova no mercado, com o intuito de explorar o tema dentro de uma real situação. Os dados foram coletados por meio de entrevista parcialmente estruturada com os três sócios da empresa. Este método foi utilizado por conta da entrevista ser considerada uma ferramenta na análise social eficaz e, por fim, obter informações sobre o assunto levantado neste trabalho, por meio do diálogo de natureza profissional. Como resultados, observa-se que a logística de laticínios é essencial para o sucesso das metas e não ter uma boa logística é um risco tanto financeiro quanto de produção e perda dos clientes para o negócio. Com tudo, a logística está relacionada com o bom desenvolvimento da empresa e com a vantagem competitiva do negócio, apesar de essencial, ainda há muitas falhas logísticas que colocam a empresa um passo atrás no mercado, como elevação dos custos e elevação do tempo perante os concorrentes.
- ItemAs atividades da E-logística no E-commerce no Brasil(2022) Santos, Aline Anacleto dos; Brandão, Hully Vieira de Toledo; Matos, Luciana Porto de; Alves, Carlos Eduardo TeobaldoEsse trabalho tem como objetivo apresentar as principais atividades logísticas que mais são utilizadas no auxílio ao desenvolvimento das empresas que atuam no ecommerce brasileiro. Observou que as organizações que são mais expressivas no ecommerce brasileiro, utilizam algumas ferramentas de e-logística para alavancarem os seus negócios e se fazerem presentes na vida dos consumidores, quando os mesmos realizarem compras pela internet. A metodologia aplicada baseia-se em revisão, pesquisa bibliográfica e pesquisa qualitativa para adquirir informações sobre as principais atividades de e-logística que auxiliam ao desenvolvimento das empresas que atuam no e-commerce brasileiro. Foi constatado que as organizações utilizam alguns centros de distribuições, frota de entrega própria e terceira para obter rapidez nas entregas, utilizam plataformas com Big Data, Data Analytics e a modalidade Fullfilment. Também a forma que essas organizações chegam até o seu público alvo, algumas utilizam o marketeplace e outras utilizam sites, mesmo atualmente todas possuindo aplicativos que podem ser baixados gratuitamente em celulares e tabletes. Desta forma conclui-se que a e-logística é fundamental para o crescimento e para as companhias serem referência no segmento do e-commerce no mercado brasileiro.
- ItemComo a educação financeira pode impactar a liderança empresarial em tempos de crise.(2021) Souza, Larissa Bittencourt de; Alves, Carlos Eduardo TeobaldoA educação financeira tem a influência de também impactar as empresas, mesmo que ainda não seja de conhecimento geral. Observando as dificuldades enfrentadas pelos líderes em momentos cruciais de tomadas de decisões, esses acabam por falta de conhecimento básico tomando decisões muitas das vezes precipitadas, neste sentido observa-se como as crises financeiras impactam a liderança empresarial. O objetivo deste artigo é apresentar o impacto da educação financeira na liderança das empresas em tempos de crise, por meio da pesquisa e artigos, jornais e livros que tratam sobre os assuntos aqui explorados, como objetivos específicos pretende-se: destacar alguns momentos de crises econômicas enfrentadas no Brasil e apresentar algumas iniciativas de órgãos quanto à educação financeira, tendo como objetivo compreender o desenvolvimento intelectual de líderes na educação financeira em contexto de crise nacional. Através de uma análise de dados da última década e do início desta, pode-se constatar a influência da evolução quanto ao conhecimento sobre a educação financeira quando se refere aos líderes de empresas.
- ItemComo o sistema de informação pode auxiliar na tomada de decisões nas empresas(2021) Athanazio, Amanda Cristina Batista; Silva, Lucimeire Cordeiro daO presente artigo tem por objetivo apresentar o sistema de informação para decisões nas empresas, considerando os principais objetivos das empresas. Como objetivos específicos, podemos citar: (i) avaliar a importância do sistema de informação no suporte de decisões em determinado ramo, (ii) analisar se o sistema de informação pode agregar valor e melhorias nas empresas, nos processos operacionais e gerenciais. Não queremos só explicar como surgiu o sistema de informação, mas mostrar como o sistema é utilizado pelas empresas e seus benefícios, demonstrar que as empresas quando investe nesse tipo de sistema têm uma competitividade no mercado. Levando a importância no processo gerencial na tomada de decisões nas empresas e como esse processo precisa ser feito para que a empresa consiga atingir seus objetivos.
- ItemControladoria em micro e pequenas empresas: uma revisão bibliográfica(2022) Carneiro, Caio César Dubal Azevedo; Alves, Júlia Neves; Alves, Carlos EduardoTeobaldoA origem da controladoria no Brasil está relacionada a instalação dasprimeirasempresas multinacionais norte-americanas no país. Na época afunçãodoprofissional de controladoria estava ligada à área financeira ou a contabilidade,devido à habilidade de trabalhar com informações econômico-financeira. Dosurgimento da controladoria no Brasil até os dias atuais, o país juntoaosetordecontroladoria passou por grandes transformações, onde alémdo contábil, passouater um novo olhar para ferramentas voltadas a gestão. Para semanteremcompetitivas, as organizações brasileiras passaram a demandar, cadavezmaismelhorias em seus processos e controles. Diante disso, este trabalhotemcomoobjetivo principal, pesquisar através da revisão bibliográfica, comotemsidodelineado pelos autores, a influência da controladoria na taxa de sobrevidadasMPES e a sua viabilidade, além de apresentar papeis e objetivos dosetor edoprofissional nomeado como, controller. Quanto ao método, classifica-seestapesquisa como descritiva, sendo conduzida através de pesquisa bibliográfica. Osresultados demonstram que a evolução da controladoria no Brasil, passouaser umimportante player da gestão empresarial, pois auxilia os gestores durantetodooprocesso decisório a fim, de garantir a eficácia e a prosperidade do negócio.
- ItemEmpresas familiares e os desafios da sucessão na cidade de Volta Redonda-RJ(2023) Gomes, Gabriel Duarte; Pereira, Israel de Souza; Delgado Júnior, Horácio GuimarãesA sucessão familiar é o processo onde a liderança e controle de uma empresa são passados de uma geração para outra, acontecendo dentro do universo de uma mesma família. Esse processo envolve uma série de atividades durante sua realização, e pode levar determinado tempo para ser completado. Além de ocorrer em diversos tipos de negócios, do pequeno às multinacionais. Uma sucessão bem realizada e planejada depende de um planejamento eficaz, comunicação e uma boa estratégia de transição definida, e apesar de inúmeros estudos realizados, essa questão continua sendo uma crítica. Diante disso, este estudo analisa como ocorre o processo de sucessão familiar em três empresas da cidade de Volta Redonda – RJ, identificando através da percepção do herdeiro os conflitos existentes. O estudo de múltiplos casos buscou evidências através de entrevistas semiestruturadas com pelo menos um herdeiro. As informações coletadas demonstram que os processos de sucessão tendem a ocorrer de maneira natural sem muitos conflitos, e também é percebido que os herdeiros desde o princípio já frequentavam os negócios de maneira informal, e ao longo do tempo foram adquirindo mais responsabilidades e deveres.
- ItemEndomarketing - a vantagem competitiva na gestão de pessoas(2022) Lima, Rafael Silva; Oliveira, Rayla Affonso; Silva, Lucimeire Cordeiro daA relação entre o Marketing e o sucesso de uma organização é inenarrável, o que, infelizmente, não é muito abordado é a importância do Endomarketing e suas vantagens para a empresa. A mesma precisa de seus colaboradores como forma de mão de obra e/ou prestação de serviço, mas, raramente, os coloca como prioridade em ações motivacionais realizadas internamente. Decorrente da falta de reconhecimento e estímulos, muitos funcionários adoecem, começam a se abster do ambiente de trabalho e até geram conflitos constantes, o que por consequência, acaba afetando a produtividade da equipe e o bom relacionamento, impactando diretamente os lucros e a imagem da organização. Esse estudo visa identificar e expor, através de pesquisas bibliográficas e estudo de caso, as vantagens obtidas com a utilização das técnicas do Endomarketing, de maneira a se destacar e obter vantagem competitiva sobre os demais concorrentes.
- ItemESG: a importância dos relatórios de sustentabilidade para as empresas(2023) Campanate, Carolina Matos; Martins, Débora Cristina Lopes; Januzzi, Glauter FonsecaHá uma crescente demanda por práticas sustentáveis e responsáveis nas empresas devido à conscientização ambiental e preocupações sociais. O ESG (Ambiental, Social e Governança) é apresentado como uma proposta fundamental para a construção de uma empresa sustentável e resiliente, com destaque para a sustentabilidade empresarial no contexto do desenvolvimento sustentável. A ideia é ajudar as empresas a avaliarem seus processos e adotar práticas mais responsáveis, priorizando uma gestão sólida e transparente que informa à sociedade, investidores e parceiros sobre suas estratégias e decisões. Os relatórios de sustentabilidade são um recurso amplamente utilizado para essa comunicação, onde a organização compartilha uma análise detalhada de sua atuação e desempenho nos aspectos sociais, ambientais e econômicos, bem como de suas práticas sustentáveis. Os objetivos deste trabalho são investigar a importância do relatório de sustentabilidade para as empresas, compreender o conceito de ESG e sua atuação nas organizações, e aprender sobre o relatório de sustentabilidade, sua relevância, finalidade e conteúdo. A metodologia adotada é a análise de dados qualitativa, com foco na influência do ESG nas estratégias empresariais e na relevância dos relatórios de sustentabilidade. A empresa selecionada para o estudo foi a Volkswagen Caminhões e Ônibus, devido à sua reputação em práticas de sustentabilidade. Os resultados mostram que a empresa investe em projetos sociais, segue diretrizes internacionais para seus relatórios de sustentabilidade, e lançou seu primeiro relatório de sustentabilidade em 2022. A empresa demonstrou forte compromisso com a sustentabilidade, adotando práticas ESG para reduzir impacto ambiental, promover diversidade e inclusão, e melhorar a governança corporativa. O relatório de sustentabilidade é essencial para comunicar essas práticas, contribuindo para a redução de riscos, melhoria da reputação e promoção do desenvolvimento sustentável.
- ItemEstdo de caso sobre a implementação de diretrizes ESG na CSN(2022) Ferreira, Marcus Matheus Gomes; Silva, Lucimeire Cordeiro da SilvaHá um conceito que durante muitos anos que não foi muito explorado, esse conceito fala de modo geral que haja indicadores nas organizações monitorando cada área especifica da empresa, indicadores ambientais voltado para sustentabilidade, indicadores sociais visando a sociedade onde está inserida e seus colaboradores com inclusões e diversidade e indicador de governança que trata de Comitês e Órgãos externo com objetivo de mais transparecia. O objetivo deste estudo é mostrar como uma organização criou diretrizes de ESG e como as mesmas influenciaram no ambiente de trabalho, social e Ambiental. Para isso, foi realizado um estudo de caso de uma empresa de sociedade aberta: Companhia Siderúrgica Nacional em que se demonstrou como foi a implementação de diretrizes ligados ao conceito ESG feita pela empresa CSN e qual sua influência. Foi mostrado, através do estudo de caso apresentado, que existe diferentes formas de implementar ESG na organização e seguindo-as índices, normas e agências reguladoras que garante para o mundo a influência desse tema. A conscientização das organizações com a implementação das diretrizes ESG gerará maior confiabilidade do mercado, dos investidores e sociedade na qual está inserida e seus colaboradores. Conclui-se que o ESG é fundamental para elevação da competitiva no mercado e na captação de clientes, incluindo a elevação no apoio da sociedade e seus anseios com relação a preservação do meio-ambiente caminhando para um desenvolvimento sustentável e econômico.
- ItemGerenciamento de estoque no supermercado Emas de Barra do Piraí(2023) Oliveira, Priscila de Athayde de; Teobaldo, Carlos EduardoO presente artigo destina-se a realizar um levantamento sobre a temática de Gerenciamento de Estoque do Supermercado Emas” e apresentar possíveis técnicas de melhoria no processo organizacional. A pesquisa tem o objetivo geral, propor uma sistemática de gerenciamento do estoque no supermercado Emas, através da utilização de indicadores de desempenho, atrelados ao uso da tecnologia de informação e como objetivo específico analisar o controle de estoque atual do supermercado, identificar pontos de possíveis melhorias no que tange ao gerenciamento de estoque e sugerir o aprimoramento do sistema ERP utilizado, representando através do estudo, quais os possíveis impactos causados por uma má gestão. A metodologia utilizada para a elaboração da pesquisa encaminhou-se na direção bibliográfica, descritiva, em conforme com a compreensão da temática, e para o propósito do tema é exploratória, devido toda pesquisa ser baseada e dissertações publicadas e resultados apresentados através de relatorias gerenciais. A resolução determina que por meio de efetiva analise dos indicadores de desempenho é possível planejar melhorias para a gestão de estoque e a empresa será capaz de contemplar grandes benefícios, visto que minimiza ou até bloqueia vários contratempos indesejáveis, produzidos pelo alto nível de desacordo entre o número do estoque físico e as registradas no sistema.
- ItemGestão de pessoas: análise do processo de integração de novos servidores públicos(2021) Louzada, Érika do Santos; Silva, Thiago da; Matos, Luciana Porto deA gestão de pessoas possui um papel de coordenar e gerir o capital humano de uma organização. Contudo, dentre estas premissas vale ressaltar o processo de ambientação e socialização dos novos servidores públicos que é desenvolvida por esta área. O objetivo geral desse trabalho é apresentar a importância da integração do novo servidor público ao ambiente de trabalho. Para tanto, os objetivos específicos são: conceituar gestão de pessoas, conceituar comportamento organizacional, apresentar o ambiente da organização pública, identificar o papel de T&D e apresentar a importância da integração. A metodologia utilizada nesse trabalho consiste no uso de revisão bibliográfica sobre o assunto, e pesquisa exploratória de dados secundários. Dessa maneira notou-se que os resultados obtidos dessa pesquisa, apontaram a dificuldade do programa de integração dos dois órgãos públicos citados.
- ItemGestão financeira em micro e pequenas empresas: a necessidade da gestão financeira para a existência e crescimento dessas empresas(2023) Teixeira, Camila Couto; Gonçalo, Isabella Rosa Fernandes; Teobaldo, Carlos EduardoAs micro e pequenas empresas vêm crescendo cada vez mais, fazendo com que ocorra um aumento significativo na economia do país e contribuindo para a geração de novos empregos. O objetivo desta investigação será identificar as ferramentas de controle financeiro utilizadas pelas micro e pequenos empresários. Como objetivo intermediário será apresentar as principais ferramentas mais necessárias para o controle financeiro de um empreendimento iniciante. O objetivo intermediário será apresentar ferramentas para controle financeiro de micro e pequenas empresas. A metodologia será bibliográfica e descritiva. O estudo apresentou a pesquisa de campo realizada por Lopes (2021) que identificou a adoção de algum tipo de controle elaborado pelos gestores, alguns utilizavam controles por via cadernos de anotações, extrato dos bancos, softwares e outros. Porém, constatou-se que a metade do grupo dos entrevistados desconhecia o volume de caixa disponível. Conclui-se que embora a metade dos gestores pesquisados adotassem ferramentas de controle financeiro, sendo o caderno de anotações o mais utilizado, a outra metade, identificada declarou não possuir estudo completo e não adotar nenhuma ferramenta de controle financeiro.