Inteligência emocional: a importância da inteligência emocional no atendimento ao cliente no setor bancário

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2023
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Resumo

A inteligência emocional (IE) é um assunto da atualidade, estudado para melhorar o desenvolvimento mental e emocional das pessoas, para que as mesmas tenham sucesso em sua vida acadêmica, pessoal e profissional, controlando suas decisões em situações adversas, tomando decisões assertivas e racionais, além de decisivas em toda a vida. O objetivo geral do presente trabalho é apresentar a importância da inteligência emocional nos atendimentos realizados nas instituições financeiras brasileiras. Metodologicamente, a pesquisa foi baseada em revisão bibliográfica sobre o assunto e pesquisa documental. Uma pesquisa bibliográfica feita em materiais já publicados, em livros, artigos, teses e dissertações nas bases de dados ScieLO e Google Acadêmico, procurando trazer os principais conceitos relacionados ao objetivo geral da pesquisa. Não há garantias absolutas, nem mesmo a pretensão de têlas. Reforça-se, porém, uma crença, principal motivação deste trabalho, a bola que cria o começo, aquela força que move outras forças, que a Inteligência Emocional é uma ferramenta de transformação. Concluiu-se por meio de uma rica contribuição de autores que, foram demonstradas diversas formas pelas quais a Inteligência Emocional influencia as relações humanas no setor bancário. Também foram apresentados diversos aspectos do setor bancário e nesses aspectos foi mostrado como a Inteligência Emocional funciona como ferramenta de desenvolvimento humano e de relacionamento: criar empatia, consciência da interdependência, despertar para a responsabilidade e autoconsciência, reconhecendo o outro como sujeito da nossa identidade.


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