A narrativa transmídia na publicidade: um estudo de caso da comunicação do jogo League of Legends

Resumo

A narrativa transmídia vem sendo muito utilizada como estratégia de comunicação na indústria do entretenimento, seguindo exemplos de grandes franquias conhecidas mundialmente como Star Wars (1997) e o universo de Matrix (1999). Nas narrativas transmidiáticas, produtos são constantemente adaptados e expandidos para novas mídias, fazendo-se necessária sua adaptação para livros, histórias em quadrinhos, séries animadas, videogames, figuras de ação, de modo a ampliar e diversificar cada vez mais o universo apresentado originalmente. O estudo buscou analisar a utilização da narrativa transmídia por meio da comunicação e construção de imagem do League of Legends, jogo online gratuito de equipe contra equipe criado em 2009 pela empresa Riot Games. Buscou-se explorar as vantagens de se utilizar diversos meios de comunicação na construção de uma campanha e sua eficácia ao atingir seu público. Os resultados verificados mostraram um retorno positivo quanto à participação do público, por parte dos seus jogadores e um crescente interesse de novos usuários através da narrativa construída através das diferentes mídias.


Descrição
Palavras-chave
Citação