O efeito Malala na luta pela educação contra o talibã
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Resumo
O presente trabalho tem por objetivo estudar relevância do ativismo e dos movimentos sociais como meio de garantia dos Direitos Humanos. Para tanto, será discutida a discriminação contra mulher praticada pelo Talibã, mais especificamente na proibição do acesso à educação. Neste contexto será abordada a história de Malala Yousafzai, jovem ativista pelo direito à educação, a fim de que se demonstre a importância da visibilidade da comunidade civil, e a força que a manifestação mundial tem. Além disso, serão abordados alguns instrumentos internacionais de proteção aos direitos da mulher e convenções de direito à educação, para que se demonstre que a falha reside na inaplicabilidade destes em grande parte dos países. Será feita uma breve análise quanto aos Direitos Humanos, sua globalização e universalidade. Por fim, serão identificadas as principais características das novas formas de organização dos movimentos sociais, com base no uso das novas tecnologias de informação e comunicação, tendo como principal exemplo o Fundo Malala. Palavras-chave: direito à educação; mulheres; talibã; direito internacional; ativismo.