Análise da comunicação corporativa interna da transpiloto
Data
Journal Title
Journal ISSN
Título do volume
Editora
Resumo
Devido ao cenário dinâmico e promissor do setor de transportes de carga do Brasil, as organizações inseridas no mesmo necessitam de boas ferramentas de gestão para impulsionar seu crescimento. Neste contexto, encontra-se a Transpiloto, uma transportadora de Nova Iguaçu, que oferece serviço rodoviário de carga e frete geral. Considerada uma das principais ferramentas estratégicas na gestão das organizações atuais, a Comunicação Interna, quando bem alinhada, é o vetor fundamental para o sucesso, não só na sua vertente social, mas também econômica. Por outro lado, essa ferramenta precisa ser adequada de forma sensível de acordo com o ramo, departamento, função ou preferência de uso da empresa e de seus colaboradores. Sendo assim, a comunicação interna só é eficaz se for veiculada através de formatos úteis e aceitáveis por estes. Deste modo, este trabalho pretendeu demonstrar como os colaboradores da Transpiloto entendem e preferem o processo e os instrumentos de comunicação interna utilizados pela empresa. Na base de sustentação de todo o estudo esteve a pesquisa bibliográfica e a realização de um questionário online, resultando numa amostra de 12 colaboradores. O tratamento estatístico dos dados foi realizado em Excel. Com esta investigação conseguimos verificar que a Transpiloto já tem uma política de comunicação interna bem estabelecida e fortificada, e uma preocupação de transmitir toda a informação a todos os colaboradores. Por sua vez, estes consideram-na de suma importância para o sucesso da organização e de cada atividade exercida, reconhecendo, no entanto, que este processo é feito de uma forma indistinta, perdendo-se, por vezes, o interesse na informação. Daí os resultados, também, revelaram alguma discrepância no que diz respeito às formas de comunicação pela falta de determinados meios e aos motivos das respectivas escolhas.