Trabalhos de Conclusão de Curso
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Submissões Recentes
- ItemDesafios ilustrados: um livro interativo para reeducação de hábitos produtivos(2025)O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo o desenvolvimento de um livro interativo voltado à reeducação de hábitos produtivos, especialmente para pessoas que enfrentam desafios com a procrastinação, com ênfase em indivíduos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A obra propõe uma abordagem lúdica e visual, integrando ilustrações e desafios progressivos como ferramentas motivacionais para a construção de disciplina e foco. A metodologia adotada baseia-se no Design Thinking, permitindo uma investigação aprofundada do público-alvo e a prototipação iterativa do livro. Durante o processo, foram utilizados recursos de design editorial, psicologia das cores, tipografia e diagramação, com o objetivo de proporcionar uma experiência sensorial e funcional ao leitor. A proposta busca não apenas reduzir a procrastinação, mas também oferecer uma alternativa acessível, engajante e inclusiva no contexto da saúde mental e produtividade cotidiana.
- ItemCriação de um livreto ilustrado para desenvolver habilidades emocionais em crianças no Transtorno do Espectro Autista(2025)Este trabalho propõe o desenvolvimento de um livreto ilustrado como ferramenta de apoio emocional voltada às crianças neurodivergentes dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com idade entre 5 e 12 anos. Através da metodologia do Design Thinking, foram investigadas as dificuldades dessas crianças em identificar, nomear e regular emoções, frequentemente agravadas por condições como a alexitimia. O projeto visa oferecer, de forma acessível e lúdica, um recurso visual e textual que colabore no desenvolvimento das habilidades emocionais, promovendo maior autonomia e inclusão social. A construção da proposta passou por etapas de pesquisa exploratória e teórica, elaboração de personas, entrevistas, desenvolvimento de roteiro, painéis semânticos, testes visuais, design de personagens e prototipação e diagramação. O material é direcionado tanto às crianças quanto a seus cuidadores e profissionais da área da saúde, e poderá futuramente ser expandido com a colaboração de especialistas e publicação em múltiplos formatos.
- ItemRedesign de identidade visual para a confeitaria Delícias de Maria(2025)O presente trabalho tem como finalidade desenvolver uma nova identidade visual para a marca “Delícias de Maria”, uma microempresa familiar de confeitaria localizada em Barra Mansa – RJ, com foco em vendas por encomendas realizadas principalmente por meio das plataformas Instagram e iFood. Mais de 4,76 bilhões de pessoas utilizam redes sociais diariamente, com média de 2h31min por dia, segundo o relatório Global Overview Report 2023, o que evidencia a importância de uma presença digital forte e coerente para pequenos negócios. O projeto foi fundamentado na metodologia do Design Thinking, com levantamento de dados qualitativos sobre a história da marca, sua atuação no mercado, perfil do consumidor e percepção atual do público em relação à identidade visual. Foram mapeados aspectos visuais considerados importantes pelos consumidores, como o uso de cores atrativas, legibilidade, elementos gráficos acolhedores e presença nas redes sociais. Com base nessas informações, foram desenvolvidas propostas visuais que representassem os valores afetivos da marca e sua atuação acessível e acolhedora no setor de confeitaria artesanal. O resultado foi formalizado em um manual de identidade visual com diretrizes para aplicação da marca em mídias digitais, embalagens e materiais de comunicação.
- ItemProjeto gráfico - design editorial do livro infantil "Axé de Erê"(2025)Este trabalho de conclusão de curso apresenta o desenvolvimento de um projeto gráfico, para um livro infantil sobre os Orixás e Erês da Umbanda. A pesquisa exploratória revelou a carência de materiais adequados para crianças de dentro desta religião, bem como a importância de abordá-la desde cedo para combater a intolerância e racismo religioso, aproveitando a oportunidade também para promover a diversidade cultural. O objetivo geral do projeto é divulgar a cultura afro-brasileira através de recortes sobre a Umbanda, baseado em dados e vivências de pessoas que são parte da religião, utilizando estratégias lúdicas e representações visuais para facilitar o contato das crianças com essa cultura tão rica. A metodologia empregada foi o Design Thinking, com etapas de imersão, ideação e prototipação, incluindo técnicas como pesquisa exploratória, "Um dia na vida", "Cardápio de ideias" e análise de similares. Os resultados da pesquisa exploratória demonstraram a necessidade de materiais que promovam o respeito à diversidade religiosa e combatam o preconceito, além de apontar os desafios relacionados à intolerância e desinformação sobre religiões de matriz africana. O livro infantil se apresenta como uma ferramenta para desmistificar a Umbanda, apresentar seus valores de forma acessível e contribuir para a formação de uma sociedade mais inclusiva.
- ItemQuebra-cabeça tátil para pessoas cegas e com deficiência visual(2025)Este trabalho resultou no desenvolvimento de um quebra-cabeça tátil destinado a pessoas com deficiência visual, com foco em acessibilidade, inclusão e estímulo sensorial. A iniciativa surgiu da análise das limitações enfrentadas por esse público ao interagir com brinquedos convencionais, constatadas por meio de uma pesquisa exploratória e revisão de literatura. Para conduzir o projeto, foi utilizado o método do Design Thinking, passando pelas etapas de imersão, análise e síntese, ideação, prototipagem e validação. Durante o processo, foram realizados testes práticos com usuários vendados, entrevistas e análises de produtos existentes. O quebra-cabeça desenvolvido apresenta peças com texturas e formas distintas, resistentes ao manuseio e facilmente identificáveis ao toque, facilitando a montagem sem depender da visão e embalagem que guia o usuário para melhor aproveitamento da experiencia. O protótipo final foi impresso em 3D com filamento de polímero PLA na cor amarela, escolhido pela sua precisão e qualidade. Como resultado, o produto mostrou-se eficaz ao promover uma experiência lúdica, educativa e acessível, contribuindo para o desenvolvimento da coordenação motora, percepção espacial e autonomia de pessoas cegas e com baixa visão.