Trabalhos de Conclusão de Curso
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Submissões Recentes
- ItemO papel do CRC na inclusão das pessoas com deficiência(2023)Este estudo tem por objetivo investigar como o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) pode contribuir para uma maior inserção do profissional contábil que possui deficiência no mercado de trabalho. Desse modo, este trabalho apresenta os seguintes problemas de pesquisa: Como o CRC poderá se tornar uma ferramenta presente na carreira do contador, não somente pela educação continuada que oferece, mas como um Conselho que pode ter caráter transformador quanto aos meios de aprimoramento de atividades que atendam a todos os profissionais. Qual o papel do CRC na inclusão das pessoas com deficiência? Acredita-se que o CRC pode desempenhar um papel importante na inclusão das pessoas com deficiência na profissão contábil, por meio de ações que promovam a educação inclusiva, acessibilidade e incentivo à empregabilidade. Ou ainda, que o CRC pode desempenhar um papel limitado na inclusão das pessoas com deficiência na profissão contábil, devido a desafios como falta de recursos e resistência cultural.
- ItemContabilidade digital: benefícios e desafios(2023)A Contabilidade digital é um modelo de trabalho que busca digitalizar e centralizar os processos contábeis em base de dados, possibilitando cruzamento de informações e facilidade de acesso a elas, bem como otimização no cumprimento das obrigações fiscais. A pesquisa traz uma análise teórica do modelo de Contabilidade digital, evidenciando os benefícios e desafios de sua implementação, permeando conceitos como efetividade, redução de custos, otimização de processos, bem como dificuldades de aceitação, tecnologias e habilidades requeridas. O objetivo desse estudo é, portanto, evidenciar como a adoção da contabilidade digital pode beneficiar as atividades contábeis de uma empresa identificando os principais desafios enfrentados pela empresa e o profissional contábil na transição para essa modalidade de trabalho. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo com base na leitura de livros e artigos sobre o tema que evidenciou os benefícios trazidos para uma organização na adoção do modelo de Contabilidade digital com a otimização dos processos, aumento da confiabilidade, redução de custos e fidelização dos clientes.
- ItemA importância da contabilidade para as empresas e sua relação com o bem-estar social(2023)A presente pesquisa aborda a interseção entre práticas contábeis e bem-estar social, analisando como determinadas abordagens contábeis impactam positivamente a sociedade. Utilizando uma revisão extensiva de literatura como método, identificou-se que a incorporação de indicadores de desempenho social, a transparência contábil e a integração de informações não financeiras são fundamentais para promover o bemestar social. As percepções dos stakeholders foram investigadas, evidenciando expectativas diversas que demandam uma abordagem contábil flexível. Além disso, a pesquisa destaca a importância da gestão estratégica alinhada a estratégias sociais para fortalecer a resiliência e competitividade empresarial. As recomendações práticas derivadas desse estudo visam orientar empresas e profissionais contábeis em direção a práticas mais responsáveis e sustentáveis. Apesar das limitações reconhecidas, o trabalho oferece contribuições significativas para a compreensão do papel da contabilidade na promoção do bem-estar social.
- ItemA inserção do MEI e seus desafios(2023)O objetivo desse trabalho é identificar a necessidade de suporte contábil, identificar as dificuldades de acesso e identificar acerca da importância de se aplicar o princípio da entidade. Metodologicamente, a pesquisa foi baseada em revisão bibliográfica sobre o assunto e pesquisa documental. Uma pesquisa bibliográfica feita, em materiais já publicados, em livros, artigos, teses e dissertações nas bases de dados ScieLO e Google Acadêmico, procurando trazer os principais conceitos relacionados ao objetivo geral da pesquisa. Sua problemática são os desafios do MEI e suas dificuldades dentro do Regime Tributário. Na maioria dos casos de falha, a dificuldade é perante a necessidade de conhecimento e gerenciamento dentro do seu negócio, que não é suprida pelo seu empreendedor por não sabe como fazer adequações para seu próprio desenvolvimento, nem o que fazer para seguir o padrão exigido no MEI. Demonstrações nesse trabalho transparecem dificuldades que empresários de pequeno porte passam para se formalizar, muitas das vezes é levado em consideração a falta de entendimento sobre a área financeira, leis, regras, organizações e a falta de um profissional capacitado, como contadores, que sabem onde e como começar e onde irão chegar fazendo certas escolhas.
- ItemOs desafios da gestão patrimonial na administração pública(2023)Este estudo investiga como a falta de gestão dos procedimentos adotados por uma autarquia municipal na cidade de Volta Redonda/RJ, pode afetar o desempenho e eficiência da gestão patrimonial? Acredita-se que a gestão patrimonial ineficiente pode acarretar uma série de impactos negativos, tendo em vista que a falta de procedimentos ocasionam descontrole sobre os bens da Autarquia. A ausência de inventários precisos e atualizados resulta em perdas financeiras significativas e relatórios incompatíveis com a realidade, pois, devido à falta de informações confiáveis, há dificuldade na identificação dos bens obsoletos, em desuso ou sujeitos a baixa patrimonial. Tem-se por objetivo geral analisar os impactos da Gestão Patrimonial na Administração Pública, identificando as práticas e desafios que estão associados à gestão eficiente do patrimônio público. Metodologicamente o estudo utiliza de pesquisa bibliográfica e estudo de caso baseando nos procedimentos adotados por uma autarquia municipal da cidade de Volta Redonda/RJ. Com base nas análises efetuadas concluiu-se que para enfrentar os desafios identificados na gestão patrimonial da autarquia será necessário um esforço coletivo. Os registros e inventários desatualizados refletem um dos pontos que mais merecem atenção, falta de manutenção adequada desses documentos compromete a integridade das informações patrimoniais, dificultando a tomada de decisões, a identificação precisa dos bens, a transparência e fidedignidade dos relatórios. No entanto, mesmo que haja a implementação de sistemas modernos de gestão patrimonial, que garantam a atualização constante desses registros, é importante haver o comprometimento e responsabilidade dos servidores responsáveis pela guarda e conservação dos bens.