Trabalhos de Conclusão de Curso
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- ItemTRIBUTAÇÃO VERDE: IMPACTO DAS ENTIDADES NO MEIO AMBIENTE(2022) de Paiva, Bárbara Duarte; de Oliveira, Gabriela Pena; Alves , Rodrigo da CostaMeio ambiente e tributos, dois fatores que formam a estrutura da sociedade e principalmente do mundo em que vivemos. Nesse segmento, entende-se a relevância de compreensão da responsabilidade das organizações que afetam significante o meio ambiente mesmo já havendo restrições para atos que irá afetá-lo. Na monografia em questão, abrangerá a Tributação Verde e os impactos das entidades no meio ambiente; e em como esse tributo pode impactar na economia da entidade e no bem estar do coletivo e do social. A temática escolhida surge dos grandes distúrbios climáticos ocorridos em todo o mundo que abrange um novo viés tributário com intuito de resguardar o meio ambiente. Tal tributação vem como um recomeço para trazer o equilíbrio entre o Meio Ambiente e Entidades, visto que todo fator gerador, das empresas, para suprir a necessidade humana em torno da inovação, evolução e criação começa pela extração do meio ambiente, o que nos leva a preocupação com o ecossistema que nos condiciona vida. Dessa forma, a falta de risco fiscal é representada como uma obrigação gloreosa alcançada pela entidade por repor o que é de direito da fauna e flora. Foram utilizadas pesquisas bibliográficas para o levantamento das questões levantadas no trabalho e ao final compreende-se pela importância das intituladas sendo necessário para a adoção de novos procedimentos por parte das entidades com incentivos fiscais benéficos não somente para a mesma, mas para o coletivo evitando assim grandes catástrofes ambientais futuras.
- ItemA INFLUÊNCIA DO E-COMMERCE NO MERCADO BRASILEIRO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A ECONOMIA(2022) da Silva, Emanuel Soares Figueiredo; Silva, Ranyel Almeida; de Oliveira, Rejaine Aparecida; Alves, Rodrigo da CostaCom o advento da internet surgem um novo modelo de mercado conhecido como e commerce, onde sua aceitação pelas instituições, organizações e consumidores habitualmente têm sido muito significativas por todo o mundo, destacando taxas de crescimento favoráveis. As empresas sempre investigam a melhor forma de concorrência, se empenhando no aprimoramento de suas formas de negociação e poder estar internamente em tudo que ofereça evolução e elevada valorização para os negócios. A partir disso, o crescimento do comércio eletrônico, que vem decorrendo ao cenário brasileiro, obriga que as mesmas, de maneira geral, presteza e remodelação, para que possam se manter na disputa comercial. Consequentemente, o e-commerce surgiu e se classificou adequadamentepara a globalização e ampliação de transações, ao favorecer vantagens pertinentes as instituições, consumidores e sociedade. A presente pesquisa se justifica por abordar os avanços do e-commerce atualmente e seus os impactos na economia bem como a tendência deste mercado no futuro. O que se busca com a pesquisa, é verificar o impacto do e-commerce no cenário econômico em função dos avanços da internet e da tecnologia através de uma metodologia exploratória acerca da importância mercadológica do comércio eletrônico cujo objetivo principal é demonstrar a influência da internet e do comércio eletrônico para a economia brasileira e a sua contribuição, visto que este se mostra como um setor que está em constante crescimento não só no Brasil, mas em todo o mundo. A conclusão do estudo demonstrou sua relevância tendo em vista que o mesmo evidencia essa relação de tecnologia, internet e e-commerce num mercado onde cada vez mais vem ganhando espaço dentre os consumidores por proporcionar mecanismos de agilidade, comodidade, robustez no processo e ao mesmo tempo permitir a expansão deste tipo de comércio impactando tanto no cenário micro quanto macroeconômico da economia brasileira e mundial.
- ItemO IMPACTO DA TECNOLOGIA NA CONTABILIDADE(2022) Faria, Fernanda Ellen Lins; Silva, Gustavo André Gonçalves; de Almeida, Hernani Oliveira; de Oliveira, Lena CristinaCom a Globalização, o desemvolvimento da tecnologia já vem transformando a maneira que se pratica a contabilidade. As empresas sempre investigam a melhor forma de concorrência, se empenhando no aprimoramento de suas formas de negociação e poder estar internamente em tudo que ofereça evolução e elevada valorização para os negócios. A partir disso, o crescimento do comércio eletrônico, que vem decorrendo ao cenário brasileiro, obriga que as mesmas, de maneira geral, presteza e remodelação, para que possam se manter na disputa comercial. Consequentemente, o e-commerce surgiu e se classificou adequadamentepara a globalização e ampliação de transações, ao favorecer vantagens pertinentes as instituições, consumidores e sociedade. A presente pesquisa se justifica por abordar os avanços do e-commerce atualmente e seus os impactos na economia bem como a tendência deste mercado no futuro. O que se busca com a pesquisa, é verificar o impacto do e-commerce no cenário econômico em função dos avanços da internet e da tecnologia através de uma metodologia exploratória acerca da importância mercadológica do comércio eletrônico cujo objetivo principal é demonstrar a influência da internet e do comércio eletrônico para a economia brasileira e a sua contribuição, visto que este se mostra como um setor que está em constante crescimento não só no Brasil, mas em todo o mundo. A conclusão do estudo demonstrou sua relevância tendo em vista que o mesmo evidencia essa relação de tecnologia, internet e e-commerce num mercado onde cada vez mais vem ganhando espaço dentre os consumidores por proporcionar mecanismos de agilidade, comodidade, robustez no processo e ao mesmo tempo permitir a expansão deste tipo de comércio impactando tanto no cenário micro quanto macroeconômico da economia brasileira e mundial.
- ItemA contabilidade Pós-Pandemia: reflexão sobre principais mudanças no departamento pessoal(2022) da Silva, Bruna Carla; Andrade, Lorraine de Oliveira; Reis, Luana Borges; Oliveira, LanaO Departamento Pessoal é um subsistema do Recursos Humanos, e é a área responsável pela administração dos colaboradores da empresa, gerencia toda a parte burocrática determinados pelas legislações que regem a relação do trabalho. O surgimento da pandemia causada pela COVID-19 gerou diversos impactos sociais e econômicos em todo mundo. Devido ao estado de calamidade pública o Brasil adotou algumas medidas para resguardar as relações trabalhistas e reduzir os impactos da pandemia para empregadores e empregados. Com isto surge a seguinte pesquisa: “Contabilidade pós-pandemia, reflexão sobre principais mudanças no Departamento Pessoal”. Para alcance do objetivo, que é levantar os reflexos da pandemia de COVID-19 na rotina do trabalho do Departamento Pessoal e as tendências pós-pandemia, a pesquisa é de natureza exploratória, realizada através de levantamento bibliográfico, identificando as legislações, medidas provisórias implantadas pelo Governo durante a pandemia e questionários de opinião com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado. O levantamento de opinião busca identificar as principais mudanças na rotina do Departamento Pessoal com a pandemia, quais tendências pós-pandemia e o que agregou positivamente para essa área profissional. O estudo indica que o teletrabalho e o home office são as maiores tendências para o futuro. Além disso, também é mencionado como eficiente pelos profissionais pela redução de custos e comodidade.
- ItemA importância da contabilidade para as empresas e sua relação com o bem-estar social(2023) Magalhães, Caio Ferreira; Paula, Solange Aparecida deA presente pesquisa aborda a interseção entre práticas contábeis e bem-estar social, analisando como determinadas abordagens contábeis impactam positivamente a sociedade. Utilizando uma revisão extensiva de literatura como método, identificou-se que a incorporação de indicadores de desempenho social, a transparência contábil e a integração de informações não financeiras são fundamentais para promover o bemestar social. As percepções dos stakeholders foram investigadas, evidenciando expectativas diversas que demandam uma abordagem contábil flexível. Além disso, a pesquisa destaca a importância da gestão estratégica alinhada a estratégias sociais para fortalecer a resiliência e competitividade empresarial. As recomendações práticas derivadas desse estudo visam orientar empresas e profissionais contábeis em direção a práticas mais responsáveis e sustentáveis. Apesar das limitações reconhecidas, o trabalho oferece contribuições significativas para a compreensão do papel da contabilidade na promoção do bem-estar social.
- ItemImpactos positivos e negativos da realização de auditoria interna no setor público(2023) Silva, Fabiana Moresi Leite; Alves, Rodrigo da CostaO presente estudo tem como objetivo demonstrar os impactos positivos e negativos da realização de auditoria interna no setor público. Considerando que a temática escolhida é complexa e abrangente, a ausência de trabalhos de asseguração e conformidade na administração pública pode comprometer e gerar danos que vão desde a ineficiência de gestão financeira-orçamentária até a falência do atendimento à população gerando um colapso, por exemplo, nos sistemas básico de assistência à saúde, educação e segurança pública. Dentro do escopo do tópico definido, o questiona-se: quais são os impactos positivos e negativos da realização de auditoria interna na administração pública? Acredita-se que que auditoria desempenha um papel basilar na gestão pública, influenciando diretamente a eficiência, transparência e responsabilidade na administração dos recursos públicos. A hipótese central desta pesquisa é que a implementação efetiva de auditorias governamentais impacta positivamente a qualidade da gestão pública, promovendo a identificação e correção de irregularidades, fortalecendo os controles internos, aprimorando a conformidade legal e, por conseguinte, elevando a confiança da população nas instituições governamentais. Quanto aos procedimentos, a pesquisa será bibliográfica e documental. Dentre os impactos positivos da realização de auditoria interna no setor público foram encontrados na pesquisa: Fiscalização de controles internos; Correção de registros contábeis; Adequação dos demonstrativos; Impedir pagamentos indevidos; Impedir pagamentos indevidos; Melhores informações sobre a entidade; Apresentar falhas administrativas e de controles e Atenção e rigor contra erros e fraudes. Dentre os impactos negativos identificou-se: Laços de amizade; Rotina de trabalho; Arrefecimento na fiscalização e Desvirtuamento de função.
- ItemContabilidade gerencial e gestão estratégica nas empresas de tecnologia: uma abordagem para a identificação de indicadores de liquide, endividamento e rentabilidades relevantes(2023) Fernandes, Vítor Pires; Alves, Rodrigo da CostaO presente trabalho tem como objetivo correlacionar a contabilidade gerencial, dentro dos aspectos econômico-financeiros, que são realizados por meio de indicadores como liquidez, endividamento e rentabilidade, relevantes para empresas de tecnologia. A problemática da pesquisa consiste em compreender a relação entre os indicadores financeiros e a gestão empresarial. A hipótese é que a análise desses indicadores pode fornecer informações importantes para a tomada de decisões estratégicas. A metodologia adotada é correlacional, com base em uma revisão bibliográfica e um estudo de caso das empresas Intelbras S.A e Multilaser S.A. A análise dos dados financeiros das empresas é realizada por meio de técnicas de análise financeira, dividindo-os em análise financeira e situacional. Os resultados obtidos na análise comparativa dos indicadores econômico-financeiros das empresas são apresentados na conclusão, que confirma a relevância e aplicabilidade desses indicadores no contexto de tomada de decisão dos gestores de ambas as empresas.
- ItemO impacto do pix para os microempreendedores(2023) Fialho, Brenda Machado; Costa, Lara Garcia da; Paula, Solange Aparecida deO planejamento financeiro e tributário dos microempreendedores está se tornando cada vez mais relevante com a crescente adoção do PIX como meio de pagamento. Com base no avanço tecnológico, sistemas se cruzam, como o sistema bancário com o sistema da receita federal, originando um acesso mais detalhado das transações feitas pelos empreendedores de todo país. O microempreendedor, mais especificamente o MEI, não tem a necessidade por lei de ter seus faturamentos e controles financeiros de pessoa física e jurídica separados, portanto, abre espaço para que ocorram diversos acontecimentos prejudiciais à gestão financeira e tributária do negócio. Portanto, questiona-se: quais os principais problemas que pequenos empresários têm enfrentado para manter a saúde financeira de sua empresa, e como podem garantir um planejamento eficaz das contas e, ao mesmo tempo, aproveitar as oportunidades oferecidas pelo PIX para aumentar o faturamento e a eficiência financeira? O estudo tem por objetivo geral analisar o fluxo de recebimentos de PIX e como isso influencia no planejamento financeiro e tributário de microempreendedores das cidades de Barra do Piraí e de Volta Redonda. Bem como objetivos específicos: Investigar 20 microempreendedores, sendo dez da cidade de Barra do Piraí e dez de Volta Redonda se fazem a gestão financeira eficiente para controle dessa forma de recebimento; Identificar as variáveis que o PIX ocasionou na rotina dos microempreendedores; Analisar se nessas 20 microempresas o PIX interfere no cotidiano desses negócios. Para tanto, utiliza-se de pesquisa bibliográfica e aplicação de dez questionário via Forms junto a microempreendedores por meio de redes sociais como Instagram e WhatsApp. Após o estudo dos autores e a análise dos resultados dos questionários aplicados concluiu-se que o PIX impactou positivamente a rotina dos microempreendedores e que em questão a gestão financeira por meio do PIX deve ter um olhar mais crítico em alguns casos, pois identificamos que 35% dos respondentes da pesquisa não separam receitas e despesas pessoais com a da empresa.
- ItemO papel do CRC na inclusão das pessoas com deficiência(2023) Barbosa, Alice Cardoso; Souza, Isabela de; Paula, Solange Aparecida de; Oliveira, Lana Cristina deEste estudo tem por objetivo investigar como o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) pode contribuir para uma maior inserção do profissional contábil que possui deficiência no mercado de trabalho. Desse modo, este trabalho apresenta os seguintes problemas de pesquisa: Como o CRC poderá se tornar uma ferramenta presente na carreira do contador, não somente pela educação continuada que oferece, mas como um Conselho que pode ter caráter transformador quanto aos meios de aprimoramento de atividades que atendam a todos os profissionais. Qual o papel do CRC na inclusão das pessoas com deficiência? Acredita-se que o CRC pode desempenhar um papel importante na inclusão das pessoas com deficiência na profissão contábil, por meio de ações que promovam a educação inclusiva, acessibilidade e incentivo à empregabilidade. Ou ainda, que o CRC pode desempenhar um papel limitado na inclusão das pessoas com deficiência na profissão contábil, devido a desafios como falta de recursos e resistência cultural.
- ItemContabilidade estratégica e gestão de pessoas: os desafios na contrução de profissionais éticos em tempos da indústria 4.0(2023) Silva, Flavia Giannetti da; Alcantara, João Pedro Teixeira de; Silva , Greice Aparecida Martins Sá da; Paula, Solange Aparecida deA era da Indústria 4.0 transformou significativamente os processos produtivos e as práticas de gestão das empresas. O avanço das tecnologias digitais e a automação estão impulsionando mudanças rápidas em todos os setores da economia. Desse modo, o questionamento central que orientou este estudo foi o seguinte: Quais são os desafios primordiais que se apresentam no processo de cultivar profissionais éticos no contexto da Contabilidade Estratégica e da Gestão de Pessoas durante a era da Indústria 4.0? A era da Indústria 4.0 trouxe consigo uma transformação significativa nos processos produtivos e nas práticas de gestão das organizações. Nesse contexto, a contabilidade estratégica e a gestão de pessoas emergem como áreas-chave para o sucesso e a sustentabilidade das empresas. Este estudo teve como objetivo analisar quais os desafios da contabilidade estratégica e da gestão de pessoas para o desenvolvimento de profissionais éticos na indústria 4.0. Para esse fim, foi conduzida uma pesquisa de natureza bibliográfica. A hipótese foi confirmada, e o objetivo geral alcançado, respondendo plenamente à questão central. Observou-se a necessidade de adquirir novas habilidades técnicas e comportamentais para alcançar novos patamares, corroborado por autores como Guillen (2017), Kovaleski (2019), e Pieterse e Van Eekelen (2016). O levantamento bibliográfico evidenciou que a rápida evolução tecnológica e a ética são fatores efetivos que requererá integração e sinergia entre a contabilidade estratégica e gestão de pessoas, no sentido de avaliar o panorama dos desafios enfrentados pela gestão no desenvolvimento de profissionais éticos e qualificados no sentido de melhor lidar com as demandas oriundas da quarta revolução industrial. Identificou-se , a resistência de alguns profissionais em acompanhar a rápida evolução tecnológica, em equipar-se a fim de compreender a privacidade e segurança de dados. Observou-se um aumento nos conflitos de interesse; a necessidade de intensificar o compromisso com a sustentabilidade social e ambiental e, por fim, a criação de uma cultura ética nesse novo e cada vez mais digital ambiente de negócios. Certamente, há limitações nesta pesquisa que poderá ser suprida por estudos futuros. Sugerimos a título de contibuição, incluir estudo de casos em escritórios de contabilidade imersos na dinâmica da Indústria 4.0. Acredita-se que tal abordagem possa identificar padrões, tendências e desafios recorrentes que as organizações enfrentam ao moldar profissionais éticos, alinhando-se aos objetivos estabelecidos nesta pesquisa. Faz-se mister destacar que este estudo resultou na publicação de um artigo no II Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares - "Tudo é Ciência", ocorrido em outubro de 2023, promovido pelo Centro Universitário de Volta Redonda.
- ItemA inserção do MEI e seus desafios(2023) Barreto, Marcellus Lucas Brandão; Coelho, Viviane Margarida Moreira da Silveira; Alves, Rodrigo da CostaO objetivo desse trabalho é identificar a necessidade de suporte contábil, identificar as dificuldades de acesso e identificar acerca da importância de se aplicar o princípio da entidade. Metodologicamente, a pesquisa foi baseada em revisão bibliográfica sobre o assunto e pesquisa documental. Uma pesquisa bibliográfica feita, em materiais já publicados, em livros, artigos, teses e dissertações nas bases de dados ScieLO e Google Acadêmico, procurando trazer os principais conceitos relacionados ao objetivo geral da pesquisa. Sua problemática são os desafios do MEI e suas dificuldades dentro do Regime Tributário. Na maioria dos casos de falha, a dificuldade é perante a necessidade de conhecimento e gerenciamento dentro do seu negócio, que não é suprida pelo seu empreendedor por não sabe como fazer adequações para seu próprio desenvolvimento, nem o que fazer para seguir o padrão exigido no MEI. Demonstrações nesse trabalho transparecem dificuldades que empresários de pequeno porte passam para se formalizar, muitas das vezes é levado em consideração a falta de entendimento sobre a área financeira, leis, regras, organizações e a falta de um profissional capacitado, como contadores, que sabem onde e como começar e onde irão chegar fazendo certas escolhas.
- ItemEmpregabilidade no mercado de trabalho para os bacharéis em Ciências Contábeis formados pelo UniFOA: dificuldades e possibilidades(2023) Barbosa, Cristiana Ramalho Ribeiro; Luiz, Maria Tereza Delfino; Corrêa , Raiane Ramos Romão; Paula, Solange Aparecida de; Oliveira, Lana Cristina deEsta pesquisa visa responder: quais as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos do Curso de Ciências Contábeis formados pelo UniFOA para se inserirem no mercado de trabalho, e quais as possibilidades para atuarem na área contábil? Acredita-se que as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos do curso de Ciências Contábeis formados pelo UniFOA para se inserirem no mercado de trabalho estão relacionadas a deficiência de práticas nas rotinas contábeis alinhadas às aulas teóricas, afetando também, o desenvolvimento técnico e pessoal desejado pelo mercado de trabalho, desses futuros profissionais. O trabalho tem por objetivo geral identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos bacharéis em Ciências Contábeis formados pelo UniFOA ao ingressarem no mercado de trabalho. Metodologicamente utiliza-se de pesquisa qualitativa e quantitativa com 65 egressos do Curso de Contabilidade do UniFOA. Concluiu-se que a amostra foi composta por mulheres na faixa etária dos 25 a 30 anos, as áreas de atuação mais mencionadas foram os escritórios de contabilidade e as indústrias. Em relação à empregabilidade, destacamos que o maior dos desafios apresentados pelos egressos para inserção e participação no mercado de trabalho, é a deficiência de prática das rotinas contábeis, juntamente com a ausência de utilização de sistemas contábeis e tecnologia alinhada ao ensino, além da divergência entre a sala de aula e o mercado de trabalho em que esses egressos se depararam. Como sugestão para futuras pesquisas, propõe-se um estudo voltado à empregabilidade dos bacharéis em Ciências Contábeis formados pelo UniFOA após a implementação de atualizações e mudanças na grade curricular do curso. Este estudo busca compreender se as novas políticas internas e as alterações nas metodologias de ensino foram eficazes em reduzir as lacunas e deficiências identificadas no presente trabalho. Essa investigação proporcionará insights valorosos sobre o impacto das reformas educacionais na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho contábil.
- ItemContabilidade digital: benefícios e desafios(2023) Ribeiro, Clara Helena Lourenço Santos; Satilo, Pedro Henrique do Nascimento; Ferreira, Walesca Rodrigues Martins; Paula, Solange Aparecida deA Contabilidade digital é um modelo de trabalho que busca digitalizar e centralizar os processos contábeis em base de dados, possibilitando cruzamento de informações e facilidade de acesso a elas, bem como otimização no cumprimento das obrigações fiscais. A pesquisa traz uma análise teórica do modelo de Contabilidade digital, evidenciando os benefícios e desafios de sua implementação, permeando conceitos como efetividade, redução de custos, otimização de processos, bem como dificuldades de aceitação, tecnologias e habilidades requeridas. O objetivo desse estudo é, portanto, evidenciar como a adoção da contabilidade digital pode beneficiar as atividades contábeis de uma empresa identificando os principais desafios enfrentados pela empresa e o profissional contábil na transição para essa modalidade de trabalho. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo com base na leitura de livros e artigos sobre o tema que evidenciou os benefícios trazidos para uma organização na adoção do modelo de Contabilidade digital com a otimização dos processos, aumento da confiabilidade, redução de custos e fidelização dos clientes.
- ItemOs desafios da gestão patrimonial na administração pública(2023) Leocádio, Natália Rodrigues; Alves , Rodrigo da CostaEste estudo investiga como a falta de gestão dos procedimentos adotados por uma autarquia municipal na cidade de Volta Redonda/RJ, pode afetar o desempenho e eficiência da gestão patrimonial? Acredita-se que a gestão patrimonial ineficiente pode acarretar uma série de impactos negativos, tendo em vista que a falta de procedimentos ocasionam descontrole sobre os bens da Autarquia. A ausência de inventários precisos e atualizados resulta em perdas financeiras significativas e relatórios incompatíveis com a realidade, pois, devido à falta de informações confiáveis, há dificuldade na identificação dos bens obsoletos, em desuso ou sujeitos a baixa patrimonial. Tem-se por objetivo geral analisar os impactos da Gestão Patrimonial na Administração Pública, identificando as práticas e desafios que estão associados à gestão eficiente do patrimônio público. Metodologicamente o estudo utiliza de pesquisa bibliográfica e estudo de caso baseando nos procedimentos adotados por uma autarquia municipal da cidade de Volta Redonda/RJ. Com base nas análises efetuadas concluiu-se que para enfrentar os desafios identificados na gestão patrimonial da autarquia será necessário um esforço coletivo. Os registros e inventários desatualizados refletem um dos pontos que mais merecem atenção, falta de manutenção adequada desses documentos compromete a integridade das informações patrimoniais, dificultando a tomada de decisões, a identificação precisa dos bens, a transparência e fidedignidade dos relatórios. No entanto, mesmo que haja a implementação de sistemas modernos de gestão patrimonial, que garantam a atualização constante desses registros, é importante haver o comprometimento e responsabilidade dos servidores responsáveis pela guarda e conservação dos bens.
- ItemAuditoria da dívida: os impactos da má gestão do endividamento nas contas públicas(2023) Brittes, Flávia Alves de; Alves, Rodrigo da CostaA administração pública é formada pela administração direta, que constitui os serviços que integram a estrutura administrativa da presidência e dos ministérios, e a administração indireta que compreende entidades de personalidade jurídica própria: fundações públicas, sociedades de economia mista, empresas públicas e autarquias. A complexidade da Administração Pública depende do que se espera dela. Para um Estado que apenas garante a segurança externa e interna dos seus habitantes a Administração Pública será enxuta. Por outro lado, ela se torna mais complexa quando exerce outras atividades como educação, apoio a ciência e tecnologia, saúde e infraestrutura. O Estado pode determinar seu nível de arrecadação, tanto pela carga tributária, quanto por políticas econômicas. Entretanto, as receitas e despesas públicas estão sempre passando por ciclos e nem sempre a arrecadação do período é suficiente para cobrir as despesas. Este estudo teve como objetivo analisar os impactos da má gestão do endividamento nas contas públicas na intenção de responder à problemática da pesquisa. Para esse fim, foi conduzida uma revisão bibliográfica e documental, com abordagem exploratória e caráter qualitativo. Identificou-se a importância do orçamento público no controle de gastos, a relação entre dívida e orçamento é complexa, mas basilar para a manutenção da saúde financeira do país. Pontuou-se os impactos da má gestão da dívida, como a restrição orçamentária, que pode acontecer com o crescimento exacerbado da dívida, levando a cortes com gastos em áreas essenciais. A gestão inadequada da dívida pode resultar no aumento dos custos com serviço da dívida, que são os juros sobre a dívida, isso acontece quando a taxa de juros não é favorável devido à falta de credibilidade do governo em cumprir seus compromissos. Certamente, há limitações nesta pesquisa que poderá ser suprida por estudos futuros. Outro ponto importante é a questão da justiça intergeracional, e a necessidade de reflexão sobre a sustentabilidade da dívida do ponto de vista das gerações futuras. Em última análise, sugere-se, portanto, investigações futuras voltadas para as políticas de austeridade fiscal, a fim de avaliar sua capacidade de harmonizar as receitas e os gastos públicos sem comprometer as políticas sociais e a assistência governamental nas áreas fundamentais da sociedade. Além disso, seria relevante explorar estratégias para alcançar o equilíbrio fiscal sem impor um ônus excessivo à população brasileira.
- ItemAuditória da dívida: os impactos da má gestão do endividamento nas contas públicas(Volta Redonda) BRITTES, Flávia Alves de
- Item
- ItemOs desafios da gestão patrimonial na administração pública(Volta Redonda) LEOCÁDIO, Natália Rodrigues
- ItemContabilidade estratégica e gestão de pessoas: os desafios na cosntrução de profissionais éticos em tempos da indústria 4.0(Volta Redonda) SILVA, Flavia Giannetti da; ALCANTARA, João Pedro Teixeira de; SILVA, Greice Aparecida Martins Sá da
- ItemContabilidade digital: benefícios e desafios(Volta Redonda) RIBEIRO, Clara Helena Lourenço Santos; SATILO, Pedro Henrique do Nascimento; FERREIRA, Walesca Rodrigues Martins