Trabalhos de Conclusão de Curso
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Assunto "Acessibilidade"
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- ItemAcessibilidade para cães: Andador HermesMELO, Talita Queiroz
- ItemAplicativo de celular para loja de quadros personalizadosESTEFANIO, Luiza Passos Monteiro
- Item"No mundo das cores": criação de livro infantil sobre a importância das cores no mundo(2024) Toledo, Maria Eduarda Ramos de; Alves, Patrícia Soares RochaO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo principal a criação de um livro infantil que explore a importância das cores no mundo, visando o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. O projeto aborda a psicologia das cores e sua influência significativa no comportamento e nas percepções infantis, com base em estudos e teorias existentes. A obra foi desenvolvida para crianças de 3 a 6 anos, utilizando ferramentas de Design Thinking para garantir que o livro seja educativo, divertido e visualmente atraente. Ao longo do processo, foram realizadas pesquisas sobre o público-alvo, tipografia, ilustração, papel e outras ferramentas visuais, com o intuito de criar uma experiência de leitura imersiva e enriquecedora. O livro pretende incentivar a leitura como uma atividade lúdica e significativa, promovendo a interação das crianças com o mundo real e diminuindo o tempo gasto em frente às telas. A proposta também destaca a importância do design na criação de produtos educativos que contribuem para o desenvolvimento infantil. O livro conta com o recurso de audiodescrição, para leitores com deficiência visual, tornando-se assim uma publicação com acessibilidade.
- ItemQuebra-cabeça tátil para pessoas cegas e com deficiência visual(2025) Araújo , Larah do Carmo; Amorim, Moacyr EnnesEste trabalho resultou no desenvolvimento de um quebra-cabeça tátil destinado a pessoas com deficiência visual, com foco em acessibilidade, inclusão e estímulo sensorial. A iniciativa surgiu da análise das limitações enfrentadas por esse público ao interagir com brinquedos convencionais, constatadas por meio de uma pesquisa exploratória e revisão de literatura. Para conduzir o projeto, foi utilizado o método do Design Thinking, passando pelas etapas de imersão, análise e síntese, ideação, prototipagem e validação. Durante o processo, foram realizados testes práticos com usuários vendados, entrevistas e análises de produtos existentes. O quebra-cabeça desenvolvido apresenta peças com texturas e formas distintas, resistentes ao manuseio e facilmente identificáveis ao toque, facilitando a montagem sem depender da visão e embalagem que guia o usuário para melhor aproveitamento da experiencia. O protótipo final foi impresso em 3D com filamento de polímero PLA na cor amarela, escolhido pela sua precisão e qualidade. Como resultado, o produto mostrou-se eficaz ao promover uma experiência lúdica, educativa e acessível, contribuindo para o desenvolvimento da coordenação motora, percepção espacial e autonomia de pessoas cegas e com baixa visão.