Trabalhos de Conclusão de Curso
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Autor "Amorim, Moacyr Ennes"
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- ItemA dor que não se vê: um livro ilustrado para conscientização sobre endometriose(2023) Azevedo, Sarah Jennifer Hopkins de; Amorim, Moacyr Ennes; Correa, runo de SouzaEste trabalho tem como objetivo final promover a informação e a conscientização entre o público feminino a respeito da endometriose por meio de um livro composto por cartões ilustrados como forma de campanha de divulgação. O método de pesquisa utilizado foi o Design Thinking de Maurício Vianna que consiste nas etapas de imersão preliminar e em profundidade, análise e síntese, ideação e prototipação, com o fim de conhecer melhor o público feminino, assim como seu nível de consciência sobre a patologia, suas dores e necessidades, e também sua possível aceitação com o produto final. Através das pesquisas, foi possível identificar queixas a respeito de desinformação entre as mulheres, diagnóstico tardio e necessidade de maior clareza sobre tratamento e recursos que poderiam ser melhor divulgados. Ademais, a proposta de um livro em brochura com frases ilustradas de cunho informativo e confortante direcionado a este público, sob cores harmônicas entre si, utilizando técnicas de lettering e ilustração digital, servirá como possível solução.
- ItemA importância da representação visual na literarura LGBTQIA+: um redesign do best seller "Os sete maridos de Evelyn Hugo"(2023) Pereira, Ingrid das Graças; Oliveira, João Pedro Fonseca de; Amorim, Moacyr EnnesEste trabalho visa o redesign do best seller “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo” da autora Taylor Jenkins Reid com o propósito de criar a atmosfera que o livro precisa e evidenciar de uma melhor forma a representatividade visual em leituras LGBTQIA +. Para isso, foi utilizado o método Design Thinking, baseado no livro Design Thinking: Inovação em negócios, de Vianna et al (2012), composto por quatro fases básicas para a concretização do projeto, sendo elas: Imersão, Análise e Síntese, Ideação e Prototipação, a fim de entender sobre o movimento LGBTQIA+, a literatura voltada para essa área e como o design pode dar visibilidade para temas como esse. Através de pesquisas, foi analisado um grande interesse do público em ilustrações para ajudar a criar contexto e envolvimento com a trama, tal qual aqueles que mesmo não tendo tanta afinidade por temas assim, dariam uma chance se achassem sua capa interessante e em como ele é construído. Através de uma pesquisa na etapa de Imersão, foram anotados os principais pontos que chamam atenção na hora de comprar um livro, fazendo que assim, a conexão entre produto e consumidor seja certamente reconhecida e reafirmada.
- ItemDesign de joias inspiradas no universo de Mo Dao Zu Shi(2023) Arantes, Luisa de Oliveira; Amorim, Moacyr EnnesMo Dao Zu Shi se trata de uma série de novels chinesas de fantasia escrita por Mo Xiang Tong Xiu, também conhecida pelo seu pseudônimo MXTX. A história se passa em um mundo de fantasia do gênero chines Xianxia, referindo se a heróis imortais, segue a jornada de Wei Wuxian, um poderoso cultivador que retorna dos mortos após 13 anos para descobrir a verdade por trás da sua morte e desmascarar uma conspiração malévola que ameaça o mundo. A popularidade após seu lançamento lhes rendeu algumas adaptações, que incluem o manhua (mangá chinês), duas séries de animadas, um drama de televisão, entre outros. Devido a essa gama de adaptações, foram criados diversos produtos relacionados a série, porém não de origem brasileira. Assim entra o Design de Joias, com a finalidade de projetar uma coleção de jóias utilizando a liga de prata e gemas semipreciosas brasileiras na composição, e se inspirando nos personagens principais e nos elementos relacionados a eles. Para atingir o objetivo, foi utilizada a metodologia do Design Thinking de Vianna et al. com os passos de Imersão, Análise e Síntese, Ideação e Prototipação.
- ItemDesign de produto para o desenvolvimento de abafadores de ruído para crianças no TEA(2023) Cezar, Paula Nascimento; Amorim, Moacyr EnnesTendo como foco a sobrecarga sensorial, ou sobrecarga de informação, que afeta indivíduos no TEA (Transtorno do Espectro Autista) ao serem expostos a diversas fontes de estímulos como: sons, texturas, cheiros etc. Esta pode causar ansiedade e consequentemente dor física, o que gera um retraimento social. Com o intuito de amenizar a sobrecarga sensorial, que ocorre pela hipersensibilidade sonora, este projeto tem como objetivo desenvolver um produto com a função de reduzir ruídos externos para promover um melhor convívio social, consequentemente uma melhor qualidade de vida para pessoas no TEA. Os métodos utilizados no desenvolvimento desse são o Design Thinking e o Biomimicry Thinking, tendo como inspiração elementos da natureza para o desenvolvimento do produto. Com um estudo realizado sobre todos os aspectos do TEA, é possível o desenvolvimento de um dispositivo que respeite as limitações do indivíduo no espectro. Atendendo assim suas necessidades, e proporcionando um maior conforto, em relação a sua usabilidade e uma melhor qualidade de vida.
- ItemMouse Wave - Mouse com pegada Figertip para jogadores de viodeogame(2023) Nilton, Iuri Moura; Vieira, Mariana Rodrigues; Amorim, Moacyr EnnesO mouse é um dos periféricos mais utilizados para interação com computadores, e a escolha correta do dispositivo é fundamental para a performance do usuário. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um mouse para a pegada fingertip, levando em conta a importância de um periférico adequado para cada tipo de pegada. Além disso, foi abordada a origem dos mouses e sua importância na interação usuário e máquina. O método utilizado para o desenvolvimento do mouse foi o Double Diamond, que consiste em uma abordagem iterativa de quatro etapas: descoberta, definição, desenvolvimento e entrega. Este método permitiu uma abordagem ampla do problema, possibilitando uma melhor compreensão das necessidades e expectativas dos usuários, bem como a proposição de soluções inovadoras. O trabalho tem como principal contribuição o desenvolvimento de um mouse para a pegada fingertip que atende às necessidades e expectativas dos usuários. A escolha do método Double Diamond para o desenvolvimento do mouse permitiu a proposição de soluções criativas e inovadoras, tornando o periférico mais ergonômico e confortável para a interação com o computador.
- ItemPlataforma Antonia: um novo olhar para os abrigos de ônibus a partir da biomimética(2023) Bento, Geovana de Morais; Amorim, Moacyr EnnesOs pontos de ônibus, diariamente, recebem inúmeras pessoas a espera de sua principal fonte de transporte, seja para o trabalho, lazer ou se locomover em suas cidades, contudo, não é obrigatório que haja abrigos que os proteja no ambiente e quando há, as estruturas não atendem de forma eficiente em suas necessidades. Este projeto visa a criação e prototipação de uma estrutura de abrigo de ônibus utilizando como base a biomimética, para que possa proteger os usuários contra as intempéries como a chuva e os raios solares. Para a concretização do projeto foi utilizada a metodologia do Design Thinking, baseado no livro de mesmo nome dos autores Maurício Vianna et al, composta por quatro fases distintas: Imersão; Análise e Síntese, Ideação e Prototipação. Durante o processo de pesquisas foram recolhidas informações com os usuários acerca de suas experiências com abrigos e o transporte público que puderam sintetizar suas necessidades para auxiliar na criação do mobiliário. Ao utilizar elementos da natureza como base e os critérios norteadores, o protótipo físico do abrigo foi criado.