Trabalhos de Conclusão de Curso
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Autor "Alves, Patricia Soares Rocha"
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- ItemConcept Art de personagens para uma narrativa fantástica(2023) Jesus, Davi da Rocha; Alves, Patricia Soares RochaEsse projeto tem como objetivo o desenvolvimento de artes conceituais para personagens de uma história de fantasia. Dando ênfase em preservar e adaptar da melhor forma a visão do autor do livro sobre os personagens desta narrativa fantasiosa. Por meio da metodologia do “Design Thinking – Inovação em Negócios” de Mauricio Vianna Et al. (2012), foram feitos diversos estudos utilizando de suas ferramentas, onde alcançaram o objetivo e proporcionaram entendimento que permeavam o tema, frisando sempre aspectos importantes de acordo com o estudo desenvolvido ao longo do projeto, como estudo de personagens, cores, sombreamento, silhuetas de personagens. O estudo proporcionou o desenvolvimento de artes conceituais de onde foram divididas em pranchetas, sanando todas as dúvidas e visões por meio das vistas dos personagens.
- ItemNavegando pelo design thinking: uma abordagem gamificada para projetos criativos(2025) Fernandes, Paloma Barbosa; Alves, Patricia Soares RochaEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta visual e educativa: um jogo baseado na abordagem do Design Thinking, voltado para o estímulo da criatividade e à inteligência colaborativa. A proposta visa promover o aprendizado prático da metodologia, ao mesmo tempo em que contribui para a condução de reuniões de equipe, criação de projetos, desenvolvimento de produtos e serviços, entre outras aplicações, ampliando as possibilidades de soluções criativas para problemas. O jogo foi estruturado a partir das etapas do modelo Duplo Diamante e conta com um tabuleiro interativo, cartas explicativas, recursos visuais e espaços destinados a anotações de pesquisa e insights, seguindo o formato de gestão à vista. Diante de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, complexo, orientado para resultados e centrado na experiência do usuário, a ferramenta proposta se destaca como uma abordagem eficaz, que combina ensino, método e criatividade na busca por múltiplas soluções. A escolha do tema evidencia a natureza multidisciplinar do Design, tendo o jogo sido desenvolvido com base na integração entre design de serviços, design de produto e design gráfico. Ressalta-se, ainda, que o próprio Design Thinking foi adotado como metodologia central para a criação da ferramenta, sendo utilizado para compreender os perfis dos usuários, bem como suas necessidades, desafios e preferências.