Quando a forma é o conteúdo: análise do programa Tv Fama
Data
Journal Title
Journal ISSN
Título do volume
Editora
Resumo
O trabalho trata do jornalismo de celebridade, segmento mercadológico de grande relevância em um contexto social em que a produção de celebridades pela mídia se tornou notável. Assim, aborda um fenômeno que não é recente, mas possui especificidades contemporâneas, com a profusão de webcelebridades e de programas de reality shows especializados em promover antigos e novos famosos na televisão. A análise tem como objetivo geral discutir o lugar da mulher, bem como de sua objetificação e como seu corpo tem sido forma predominante para criação de conteúdo das pautas, a partir de um estudo de caso do programa televisivo TV Fama. Para a realização dessa pesquisa, buscou-se observar suas pautas ao longo de uma semana. O trabalho confirmou a hipótese de que o corpo, especificamente o corpo das mulheres celebridades, foram elementos estruturais do programa, dada a quantidade de matérias com foco em mulheres em relação ao seu total e o tempo de exibição de tela das mulheres nessas matérias, em que prevalecem os seus corpos mais desnudos em relação aos homens em imagens de cobertura, mesmo quando o assunto não tem a ver com o físico dessas mulheres.