Análise da relação entre atividade física e o desempenho escolar em crianças de 5 a 10 anos
Data
Journal Title
Journal ISSN
Título do volume
Editora
Resumo
O desenvolvimento da infância até a vida adulta, tanto em aspectos sociais quanto em aspectos educacionais, depende de diversos fatores e estímulos. Um deles descrito por este trabalho, é a prática de atividade física. Dessa forma o objetivo deste trabalho é analisar a prática de exercícios físicos em escolares, especificando a qualidade, a frequência, a duração e o ambiente onde são praticados; e correlacionar com o desempenho escolar e o desenvolvimento psicossocial envolvido. Realizou-se a pesquisa de campo, buscando informações de menores de idade, 5 a 10 anos por meio de um questionário composto por três segmentos: identificação, prática de atividade física e desempenho escolar, aplicado aos responsáveis dos escolares que foram se consultar no ambulatório de pediatria da Policlínica Doutor André Sarmento Bianco do UniFOA (Campus Olezio Galotti – Três Poços). Evidenciou-se que as crianças consideradas acima da média da turma possuem maior hábito de prática de atividade física em todos os cenários analisados por esta pesquisa. Além de ter uma relação positiva com a vida escolar infantil dessas crianças, constatou-se também que o exercício físico contribuiu na interação social e no desenvolvimento neuropsicomotor destas crianças. Portanto, se faz necessário estabelecer estratégias para a promoção de saúde por meio da prática de atividade física regular que devem ser estimuladas em conjunto por parte da escola, dos pais, dos pediatras e das próprias crianças.