Curso de Design
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- ItemA arte do design de joias através dos mistérios da roda do ano WiccaKIMURA, Ágatha Yuri Souza
- ItemA dor que não se vê: um livro ilustrado para conscientização sobre endometriose(2023) Azevedo, Sarah Jennifer Hopkins de; Amorim, Moacyr Ennes; Correa, runo de SouzaEste trabalho tem como objetivo final promover a informação e a conscientização entre o público feminino a respeito da endometriose por meio de um livro composto por cartões ilustrados como forma de campanha de divulgação. O método de pesquisa utilizado foi o Design Thinking de Maurício Vianna que consiste nas etapas de imersão preliminar e em profundidade, análise e síntese, ideação e prototipação, com o fim de conhecer melhor o público feminino, assim como seu nível de consciência sobre a patologia, suas dores e necessidades, e também sua possível aceitação com o produto final. Através das pesquisas, foi possível identificar queixas a respeito de desinformação entre as mulheres, diagnóstico tardio e necessidade de maior clareza sobre tratamento e recursos que poderiam ser melhor divulgados. Ademais, a proposta de um livro em brochura com frases ilustradas de cunho informativo e confortante direcionado a este público, sob cores harmônicas entre si, utilizando técnicas de lettering e ilustração digital, servirá como possível solução.
- ItemA evolução dos cartazes de filmes do século XXI incluindo o surgimento dos aplicativos de streaming e as similaridades entre os cartazes do mesmo gênero(Volta Redonda) SOARES, Beatriz Narciso Dalboni
- ItemA importância da representação visual na literarura LGBTQIA+: um redesign do best seller "Os sete maridos de Evelyn Hugo"(2023) Pereira, Ingrid das Graças; Oliveira, João Pedro Fonseca de; Amorim, Moacyr EnnesEste trabalho visa o redesign do best seller “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo” da autora Taylor Jenkins Reid com o propósito de criar a atmosfera que o livro precisa e evidenciar de uma melhor forma a representatividade visual em leituras LGBTQIA +. Para isso, foi utilizado o método Design Thinking, baseado no livro Design Thinking: Inovação em negócios, de Vianna et al (2012), composto por quatro fases básicas para a concretização do projeto, sendo elas: Imersão, Análise e Síntese, Ideação e Prototipação, a fim de entender sobre o movimento LGBTQIA+, a literatura voltada para essa área e como o design pode dar visibilidade para temas como esse. Através de pesquisas, foi analisado um grande interesse do público em ilustrações para ajudar a criar contexto e envolvimento com a trama, tal qual aqueles que mesmo não tendo tanta afinidade por temas assim, dariam uma chance se achassem sua capa interessante e em como ele é construído. Através de uma pesquisa na etapa de Imersão, foram anotados os principais pontos que chamam atenção na hora de comprar um livro, fazendo que assim, a conexão entre produto e consumidor seja certamente reconhecida e reafirmada.
- ItemA semiótica aplicada no redesign das capas da Coleção Vaga-LumePAULA, Nathália Barreto de
- ItemAcessibilidade em jogos para pessoas com deficiência visualAZEVEDO, João Vitor Calegário Moraes de
- ItemAcessibilidade para cães: Andador HermesMELO, Talita Queiroz
- ItemAnimação: videoclipe musical por Motion Design / Motion Graphics(2023) Leoncio, Higor Buzelli; Alves, Patrícia Soares RochaCom a ascensão do gênero musical Rap nos últimos anos, diversos novos músicos surgiram, tornando assim o mercado mais competitivo, se destacar dos demais vem sendo uma tarefa difícil, porém essencial para os artistas que sonham em viver da música. Com o avanço da tecnologia, foi possível fazer com que mais trabalhos independentes fossem desenvolvidos, conseguindo assim, abrir muitas portas para quem busca viver este sonho mas não possui o apoio de uma gravadora. Os principais desafios de produtores independentes é conseguir desenvolver projetos autênticos e que se diferenciam dos demais, a produção de um videoclipe é essencial para isto, porém, pode ser muito caro, sendo inacessível para a maior parte dos interessados. Com isso em mente, o projeto se propôs por meio de métodos estabelecidos por Vianna et al (2011) no livro Design Thinking Inovação em Negócios, produzir o videoclipe da música Running after money utilizando técnicas de animação como Motion Design/ Motion Graphics. Com foco no consumidor final, foi possível desenvolver este projeto, criando assim um produto novo, que se destaca no mercado e atrai a atenção do público.
- ItemAplicativo de celular para loja de quadros personalizadosESTEFANIO, Luiza Passos Monteiro
- ItemAplicativo de denúncias em parceria com VRSH (Volta Redonda Sem Homofobia) para o público LGBTQIA+(2022) Silva, Juliana dos Santos; Alves, Patrícia Soares RochaEste projeto tem como objetivo desenvolver um aplicativo para auxiliar as pessoas, a realizarem denúncias para o público LGBTQIA+ a partir de informações concebidas pela VRSH (Volta Redonda Sem Homofobia). Com base no preconceito que as pessoas passam na sociedade, foi desenvolvido um aplicativo para a solução de tal problema. A proposta do projeto foi desenvolvida com base na metodologia de desenvolvimento de Design Thinking Inovação em Negócio (Viana 2002), utilizando-se das fases importantes no projeto, Metodologia de Maria Luisa Peon (2006), Content First e com o auxílio das 10 heurísticas de Nielsen, para o Sistema Android. Dessa forma, com as informações fornecidas pelo aplicativo, ficará mais fácil realizar as denúncias, evitando, assim, que o usuário se desloque de sua cidade/ bairro para tal realização, proporcionando rapidez, qualidade no serviço e precisão.
- ItemAYA: design de produto direcionado à portadores do Transtorno do Espectro AutistaLOTIF, Pedro Cardoso Barroso
- Item
- ItemBerço adaptável às fases do crescimentoWERNECK, Lucas Regis dos Santos
- ItemBiomimética aplicada em projeto de design de produto: kit de ferramentas de jardinagem - Linha GiardinoSILVA, Giulia Ferreira Patitucci de Oliveira
- ItemBranding e artesanato: identidade visual para a marca vivenda manual de Rio Claro/RJ(Volta Redonda) DIAS, Douglas Augusto
- ItemBranding para um ateliê de costura Slow FashionSILVA, Iago do Amaral Sant'Anna da
- ItemBranding para um bistrô saudávelRODRIGUES, Isabelle Medeiros
- ItemBranding: criando uma marca nerd de roupasNASCIMENTO, Thales Araujo do
- ItemBrandtype: uma análise tipográfica a Volta RedondaCHAGAS, Eduardo Sant'Anna Bonifacio
- ItemBreeze: Redesign do aplicativo edição brasileira(2023) Rocha , Karina Pereira; Alves , Patrícia Soares RochaO objetivo deste trabalho é criar um aplicativo para o festival de música específico para o público de heavy metal o Summer Breeze Brasil, que acontece em São Paulo todo mês de abril. Para o desenvolvimento desse aplicativo foi seguida a metodologia Design Thinking de Maurício Vianna,Ysmar ViannaIsabel K. Adler,Brenda F. Lucena,Beatriz Russo, com o intuito de melhorar a comunicação entre o cliente e o festival, com uma interface mais limpo e fácil de ser usada. A ideia surgiu quando eles estavam usando somente o aplicativo da versão do festival da Alemanha, com isso surgiu a Idea de fazer o do aplicativo somente do Brasil para simplificar o processo de aquisição de ingressos para indivíduos que não possuem acesso a um computador, mas que dependem principalmente do uso de dispositivos móveis no cotidiano, permitindo-lhes adquirir ingressos sem a necessidade de utilizar o site.