Trabalhos de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 121
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstratégias do conteúdo jornalístico da Record: uma comparação entre Tv e Site(2024) Machado, João Lucas Siqueira; Silva, Heitor da LuzO telejornalismo brasileiro possui uma trajetória caracterizada pela constante adaptação e transformação de seus formatos, acompanhando as mudanças tecnológicas, sociais e culturais que influenciaram o país. Ao longo das últimas décadas, o telejornalismo evoluiu significativamente, absorvendo novas tecnologias, como a internet e as redes sociais, que ampliaram as possibilidades de cobertura e distribuição de notícias. Assim, apostou-se na hipótese que o site da Record se diferencia do conteúdo televisivo da emissora, sendo que, na televisão, a Record adota uma abordagem mais sensacionalista em sua programação, priorizando a dramatização e a emoção para captar a atenção do espectador. Na televisão, especialmente em programas como o Cidade Alerta, é evidente a busca por um impacto imediato, explorando tragédias e crimes de grande repercussão, enquanto no site da Record, as matérias tendem a ser mais comedidas. Com isso, foi destacado que a emissora enfatiza crimes, sequestros e temas de forte apelo emocional em todos os programas nacionais, alguns explorando esses temas de maneira mais nítidas que outros. Contudo, fica evidente a diferença entre a abordagem adotada no site e na televisão que apresenta informações significativamente distintas das publicadas no site. A pesquisa indica que Fala Brasil e Cidade Alerta têm um tom sensacionalista, em contraste com a abordagem mais neutra do site da Record.
- ItemRaízes VWCO: o acerco histórico em revista digital da Volkswagen caminhões e ônibus(2024) Dantas, Gustavo Arantes; Souza, Rogério Martins deCom a evolução da internet no Brasil e no mundo, o jornalismo passa por um período de transformações, tanto relacionado à tecnologia quanto aos critérios de produção e consumo das notícias. Este advento permitiu praticidade no acesso de informações e também na preservação de arquivos históricos, possibilitando distribuição em escala global e consulta rápida e intuitiva a fatos históricos e eventos de diversos lugares e épocas. Com isso, a presente pesquisa explora os detalhes e bastidores da criação da revista Raízes VWCO, lançada em 2024 e o primeiro acervo histórico digital da Volkswagen Caminhões e Ônibus, reunindo imagens, depoimentos e reportagens históricas ilustrando toda a história de 43 anos da empresa, antes explorada de forma rasa. O trabalho aborda temas como a relação entre jornalismo e história; a digitalização da memória e a utilização de efemérides; acervos históricos em instituições; e todo o passo a passo para a criação do espaço, com objetivo de explorar os potenciais que a área de assessoria de imprensa pode contribuir na produção de uma revista digital de memória para uma corporação, identificando a adoção de características para elaboração de um veículo de comunicação interno. A pesquisa e seu produto prático analisam a questão memorialística e os critérios de seleção de eventos; e buscam verificar as oportunidades e aprimoramentos desta revista à luz das características do meio digital, pensando na construção da memória da empresa e seu diálogo com os colaboradores.
- ItemJornalismo, previsões e paixões: uma análise sobre a cobertura da Saf Botafogo(2024) Araújo, Kleven Higino; Oliveira , Eduardo deDevido à crise global ocasionada pela COVID-19 ocorreram diversas mudanças nos aspectos sociais, políticos e econômicos. No entanto, no universo futebolístico, essa conjuntura deu início a debates e iniciativas legislativas, tal como o projeto que deu origem à Sociedade Anônima de Futebol (SAF), que permitiu a transformação dos clubes em empresas. Diante disso, surgiu o seguinte problema de pesquisa: como a transição de clubes de futebol para o modelo de SAF pode impactar na gestão e como isso é noticiado pelas mídias sociais? De que forma a SAF Botafogo é noticiada pelos canais? Este artigo tem como objetivo geral investigar de que forma o webjornalismo retrata a adesão do modelo SAF, além disso, busca compreender se essa transição foi favorável ou desfavorável para os clubes e de que forma isso é enquadrado em diferentes portais de notícia, tais como o Portal Máquina do Esporte e o Canal do Thiago Franklin, no youtube. Ao final dessa discussão, foi possível chegar à conclusão de que as notícias que foram veiculadas antes da SAF se concretizaram. Ou seja, as suposições dos jornalistas feitas antes, durante e depois da negociação entre o Botafogo e a SAF foram corretas.
- ItemEsporte e jornalismo local: análise da cobertura televisa da Copa Rio Sul de Futsal(2024) Freitas, Samuel da Silva; Souza, Rogério Martins deA evolução do jornalismo é definida por momentos cruciais, inovações tecnológicas e transformações culturais. Desde os primeiros textos impressos até a era digital atual, o jornalismo tem sido essencial, refletindo e adaptando-se ao seu contexto. O rádio permitiu a difusão rápida de notícias, enquanto a televisão proporcionou uma experi ência mais rica e se tornou o principal veículo de comunicação. O futebol, integrado à cultura brasileira, teve sua presença e impacto ampliados pela mídia. Avanços tecno lógicos modernos têm sido fundamentais para disseminar o futebol, enquanto outras modalidades esportivas, como o Futsal, também ganharam espaço no coração dos brasileiros. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a Copa Rio Sul de Futsal e sua cobertura jornalística pela TV Rio Sul, afiliada da Rede Globo. Os resultados encon trados demonstram que a cobertura realizada pela emissora exerceu o jornalismo lo cal investindo em critérios de proximidade com a audiência da região, levando a um resultado de boa repercussão junto aos públicos que assistiram aos jogos, mensurado através de uma análise sobre os programas RJ1 e 2, da TV Rio Sul, durante o período.
- ItemDo locutor ao torcedor: uma análise sobre as transmissões de futebol pela Cazé TV(2024) Peixoto, Matheus Alvarenga; Oliveira, Eduardo deEsta monografia investiga a transformação das transmissões esportivas no Brasil, com ênfase no modelo de streaming adotado pela Cazé TV. A partir de uma análise qualitativa, o estudo explora como a plataforma comandada pelo influenciador Casimiro Miguel se diferencia das emissoras tradicionais ao oferecer uma experiência interativa e acessível, que valoriza a participação e o engajamento do espectador. Utilizando conceitos de convergência midiática, prosumerismo e economia da atenção que rompe com a lógica unidirecional e controlada da televisão. Os resultados indicam que o público valoriza a autenticidade e a interatividade proporcionadas pelo streaming, apontando para uma transformação no consumo de mídia esportiva e para um futuro onde o espectador é co-criador do conteúdo.
- ItemDesvelando esteriótipos e desigualdades: uma análise das fontes primárias no RJTV1(2024) Silva, Maria Júlia Freitas de Paiva; Oliveira, Eduardo deEsta monografia analisa a falta de representação da população negra nas fontes primárias em cargos de destaque e relevância da no RJTV 1ª Edição, telejornal regional de grande audiência da Rede Globo. A pesquisa investiga como a escolha de fontes e as práticas editoriais influenciam a invisibilização e a estereotipação das vozes negras, perpetuando uma narrativa que desconsidera a diversidade e reforça o racismo estrutural. Com base em análise de conteúdo e crítica das narrativas midiáticas, o estudo revela que a predominância de fontes primárias brancas e a ausência de jornalistas negros em posições de destaque resultam em uma cobertura limitada, que reforça estigmas e exclui perspectivas negras. O trabalho propõe mudanças editoriais para promover uma representação mais justa e inclusiva da população negra na mídia.
- ItemNa Margem: um podcast sobre a importância do jornalismo comunitário(2024) Neves, Laíz Sales Magalhães; Silva, Heitor da LuzOs podcasts se firmaram como uma ferramenta eficaz de comunicação, oferecendo uma nova maneira de consumir conteúdo que alia praticidade e variedade. Nesse cenário, surgiu o podcast Na Margem, com um enfoque no jornalismo comunitário, utilizando o jornal Fala Roça, ativo na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, como exemplo para a discussão sobre o tema. Pode se dizer que este trabalho cumpriu com seu propósito, que foi de levar conhecimento e induzir um pensamento crítico acerca do jornalismo comunitário, particularmente na sua capacidade de representar e dar voz às comunidades marginalizadas. No que tange à metodologia, foi utilizada uma revisão bibliográfica para compreender o impacto do jornalismo comunitário do jornal Fala Roça e sua atuação dentro da comunidade diante ainda do avanço tecnológico. Ademais, foi produzido um podcast com foco em narrativa fluida e entrevistas direcionadas com os profissionais Osvaldo Lopes, jornalista e repórter do Fala Roça e Rogério Martins de Souza, Doutor em Comunicação e Cultura, professor no UniFOA. Assim, o projeto foi desenvolvido para expor como uma oportunidade rica de aprendizado em jornalismo comunitário e acarreta um avanço na carreira, demonstrando a viabilidade de transformar esse formato em uma série contínua. Dessa forma, Na Margem se estabelece como um ambiente que visa fortalecer o jornalismo comunitário, incentivando a autonomia e a identidade local. Em meio à globalização e à concentração da mídia, projetos como Fala Roça e Na Margem são cruciais para garantir que todas as vozes tenham espaço, atuando como aliados indispensáveis na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
- ItemJornalismo esportivo e entretenimento: uma análise do programa Jogo Aberto(2024) Barros, João Pedro Esteves; Oliveira, Eduardo Jorge Nascimento deO jornalismo esportivo com caráter de entretenimento tem como foco principal apresentar quadros humorísticos para poder interagir com o público ligados ao esporte. A proposta central deste trabalho é descobrir se as informações esportivas e também o debate feito pela apresentadora e os comentaristas do programa Jogo Aberto geram humor e entretenimento. Daí surge a questão central, que diz respeito a discussão sobre o que predomina nesse tipo de programa: informação ou entretenimento. A metodologia que foi usada nesse trabalho foi a observação do programa, que é passado na televisão e pelo Youtube, passa a maioria da parte esse programa. Essa monografia analisou o Programa Jogo Aberto no mês de setembro entre o dia 16 de setembro até o dia 20 de setembro de 2024. Foram dois tipos de análises, a qualitativa, foram separadas como é a seleção de informações e matérias que foram apresentadas e também situações de entretenimento. Já a quantitativa, verificou-se quantas horas houve de informação e quantas horas de entretenimento. O resultado que foi encontrado é que o programa equilibra o tempo de duração, ou seja, ocorre um formato hibrido, que tem aquele toque de humor dentro do jornalismo, assim ocorrendo o infotenimento.
- ItemJornalista ou torcedor: objetividade, parcialidade e rivalidades regionais na cobertura esportiva do futebol(2024) Souza, Thomás de Paula; Souza, Rogério Martins deEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a relação entre a objetividade e a parcialidade no jornalismo esportivo brasileiro, com foco nas rivalidades regionais, especialmente entre clubes do Rio de Janeiro e São Paulo se pautando na seguinte questão: Considerando uma suposta parcialidade e a falta de objetividade no jornalismo esportivo, veículos de abrangência estadual tendem a favorecer a imagem das equipes de seu estado quando em confrontos com times de outros estados? O estudo é dividido em três capítulos. O primeiro capítulo aborda as origens e a evolução do jornalismo esportivo no Brasil, discutindo a flexibilidade da objetividade nesse campo e a influência das emoções na cobertura de eventos esportivos. O segundo capítulo investiga como o jornalismo contribui para a construção da identidade regional e examina casos de rivalidade no futebol brasileiro, além de considerar o impacto das redes sociais na cobertura esportiva. No terceiro capítulo, é realizada uma análise comparativa entre os veículos "Jornal do Brasil" e "Estado de São Paulo", focando na cobertura de finais do Campeonato Brasileiro em diferentes décadas, utilizando como fonte a Hemeroteca Digital e o Acervo do Estado de São Paulo. A pesquisa revelou que a cobertura esportiva tende a favorecer a imagem das equipes locais, refletindo a parcialidade e a subjetividade presentes no jornalismo esportivo.
- ItemQuando a forma é o conteúdo: análise do programa Tv Fama(2024) Rosa, Bianca; Silva, Heitor da LuzO trabalho trata do jornalismo de celebridade, segmento mercadológico de grande relevância em um contexto social em que a produção de celebridades pela mídia se tornou notável. Assim, aborda um fenômeno que não é recente, mas possui especificidades contemporâneas, com a profusão de webcelebridades e de programas de reality shows especializados em promover antigos e novos famosos na televisão. A análise tem como objetivo geral discutir o lugar da mulher, bem como de sua objetificação e como seu corpo tem sido forma predominante para criação de conteúdo das pautas, a partir de um estudo de caso do programa televisivo TV Fama. Para a realização dessa pesquisa, buscou-se observar suas pautas ao longo de uma semana. O trabalho confirmou a hipótese de que o corpo, especificamente o corpo das mulheres celebridades, foram elementos estruturais do programa, dada a quantidade de matérias com foco em mulheres em relação ao seu total e o tempo de exibição de tela das mulheres nessas matérias, em que prevalecem os seus corpos mais desnudos em relação aos homens em imagens de cobertura, mesmo quando o assunto não tem a ver com o físico dessas mulheres.
- ItemCaco Barcellos e o livro-reportagem: análise comparada dos personagens principais nas obras "Rota 66" e "Abusado"(2024) Vidal, Victor Guedes; Souza, Rogério Martins de“Rota 66” (1993) e “Abusado” (2003) são livros-reportagens escritos pelo jornalista Caco Barcellos, que foram os objetos de estudo desse trabalho. O livro reportagem é a obra na qual o jornalista pode aprofundar mais a apuração, indo além das perguntas do lead, abordar mais questões na construção dos personagens, além de uma maior flexibilidade em relação ao tempo para produzi-la, principalmente tendo em comparação o tempo para a produção de notícias no jornalismo diário. Com isso, o foco principal dessa pesquisa trata da forma com que Caco utilizou os personagens para relacioná-los com questões da sociedade brasileira. Partiu-se da hipótese de que os personagens refletem questões sobre o Brasil atual, como: violência policial, injustiça social e a guerra urbana nas favelas. O trabalho buscou dissecar os personagens, identificando os métodos de escrita de Caco Barcellos. O método adotado foi de comparar quatro personagens das obras já citadas, dois de cada livro. A pesquisa tomou por base para a análise autores e estudiosos de jornalismo literário e obras afins, a fim de apresentar as características do subgênero. Como resultado, a produção demonstrou que o autor constrói seus personagens com a finalidade de, através deles, discutir e apresentar questões da realidade brasileira e representar partes da população envolvidas nessas questões, mesclando técnicas da literatura e do jornalismo para isso.
- ItemAnálise e estratégias para reformulação e aprimoramento da comunicação do Foco VR no Instagram(2024) Brandão, Lucas de Assis; Silva, Heitor da LuzEste trabalho teve como objetivo analisar as estratégias de produção jornalística utilizadas no Instagram do Foco VR, um projeto de jornalismo digital idealizado e administrado pelo autor, voltado para as notícias de Volta Redonda/RJ, a fim de propor uma reformulação da conta. A pesquisa foi realizada ao longo de um mês, com foco na identificação das diferenças nas abordagens e nos formatos de conteúdo publicados no @FOCOVR. O estudo também abordou as características do webjornalismo, como interatividade, multimodalidade e convergência de mídias, para compreender como esses elementos influenciam as escolhas editoriais e o uso de recursos específicos da plataforma Instagram, como stories, feed e reels. Dessa forma, a pesquisa buscou entender como as particularidades da rede social impactam a produção e distribuição de notícias, contribuindo para uma análise mais ampla sobre as estratégias de adaptação do jornalismo às demandas do ambiente digital, além de fornecer subsídios para que o Foco VR seja reformulado.
- ItemContribuições das técnicas cênicas para a transmissão de notícias: estudo de caso da jornalista Sandra Annenberg no Jornal Hoje(Volta Redonda) COUTO, Jeniffer Marcato de Souza
- ItemA censura chinesa sobre jogos on-line: League of Legends e Genshin Impact(Volta Redonda) GOMES, Otávio de Paiva Passos
- ItemO jornalismo musical no YouTube: estudo de caso dos canais Alta Fidelidade e Regis Tadeu(Volta Redonda) PASSOS, André Alves
- ItemTalk Show: estudo de caso dos programas "Jô Onze e Meia" e "Lady Nigth"(Volta Redonda) FIGUEIREDO, Guilherme dos Santos
- ItemGerenciamento de crise na assessoria de imprensa: caso Marília Mendonça(Volta Redonda) GAMA, Gilcemara Alves
- ItemQuando o jornalismo é o show: análise da cobertura jornalística do show do Iron Maiden no Rock in Rio III e VIII(Volta Redonda) GUIMARÃES, Nicole Santomauro
- ItemJornalismo no TikTok: uma análise do conteúdo da CNN Brasil(Volta Redonda) PÁDUA, Renata Gomes Carvalho de
- ItemMarketing de conteúdo como área de atuação de jornalistas: estudo de caso da "Melhores Destinos"(Volta Redonda) SANTOS, Gabriel Gama dos