Navegando por Autor "Castro, Camila Almeida de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSaúde mental e transtornos ansiosos nos acadêmicos de ciências médicas no contexto universitário brasileiro(2021) Castro, Camila Almeida de; Alves, Elisa Figueiredo; Torres, Maria Antônia Mello; Bella, Mariana Meireles; Gomes, RodneyA ansiedade é um instinto natural presente nos seres humanos. Porém, torna-se patológica quando ocorre sem a presença de um estímulo externo ou em intensidade desproporcional ao estímulo recebido. Acredita-se que o curso de medicina pode ser um fator predisponente para os elevados níveis de ansiedade, o que pode ser explicado pela frequência de realização de prova, excesso de conteúdo recebido, carga horária excessiva devido ao período integral de aulas e exposição frequente a situações de estresse e risco, uma vez que lidam diretamente com vidas. O objetivo do artigo é explorar o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) no contexto da medicina, através da atual literatura científica sobre o tema, tendo como as seguintes plataformas de pesquisa: Pubmed e Scielo. No TAG, as manifestações de ansiedade oscilam ao longo do tempo, mas não ocorrem na forma de ataques, nem se relacionam com situações determinadas, estando presentes na maioria dos dias e por longos períodos. O sintoma principal é a expectativa apreensiva ou preocupação exagerada, até mesmo mórbida. Um estudo que merece destaque relata baixa prevalência de ansiedade observada entre alguns estudantes que referiram fazer, com frequência, atividade física. Esse resultado não se confirmou para os graduandos do curso de medicina. Assim, mesmo que a literatura científica aponte os inúmeros benefícios do não sedentarismo à saúde física e mental, o resultado inverso na medicina talvez possa ser explicado pela possível angústia gerada pelo acúmulo de atividades e pela falta de tempo, o que podem levar a um mau desempenho acadêmico, adoecimento psíquico, risco de suicídio ou dificuldade no tratamento de doentes, devendo-se dar uma atenção especial ao assunto.