Mestrados
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Mestrados por Assunto "Concreto"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemConfecção de concreto com adição de fibras de madeira para aplicações não estruturais.(2021) Fonseca, Pablo Lourenço Maron da; Magnago, Roberto OliveiraO movimento atual em prol do desenvolvimento sustentável na busca pela preservação dos recursos naturais traz relevância ao ecossistema, afetando a forma como os serviços são prestados, inclusive na construção civil. Para tanto, são aplicadas ações afirmativas que visam a construção de baixo custo, a redução de bens de consumo, a segregação de resíduos e a reciclagem de materiais, a fim de armazenar matérias-primas recicláveis. De acordo com a resolução do CONAMA 307, todos os municípios devem proporcionar uma gestão ambientalmente correta dos resíduos da construção civil, visando, assim, um legado sustentável para as novas gerações, de acordo com a nova ordem mundial. Portanto, o presente trabalho analisou as propriedades mecânicas do concreto a partir da adição de madeira de eucalipto, por meio do ensaio de resistência à compressão axial, conforme NBR12118, em um período de 7, 21 e 28 dias. Além disso, a partir do slump test, foi analisada a capacidade do concreto fresco, do concreto natural ao concreto com adição de madeira nos teores de 0%, 10%, 20% e 30%, considerando a NBR 7233. As microestruturas foram analisadas através de varredura microscopia eletrônica (MEV) e difração de raios X (DRX). Assim, o trabalho mostrou o estudo da viabilidade da adição de madeira ao agregado natural na confecção do concreto para o produto da construção civil. Concluindo assim, através dos resultados que a confecção de concreto com adição de fibras de madeira serviu para concreto não estrutural e não foi eficiente para concreto estrutural.
- ItemConfecção de concreto com adição de resíduos de porcelanato.(2021) Queiroz, Sidnei Rezende; Magnago, Roberto OliveiraEm busca do desenvolvimento sustentável, a reutilização de resíduos recicláveis originados de obras, indústrias e domicílios brasileiros vem sendo estudada, com o objetivo de minimizar o uso de materiais não renováveis na construção civil, utilizados tradicionalmente. Uma alternativa possivelmente eficiente para a redução da extração de agregados naturais é a substituição de agregados miúdos por resíduos de porcelanato, o que também seria importante para reduzir seu volume disposto no meio ambiente. Diante disso, o presente trabalho buscou o desenvolvimento de uma nova composição de concreto com adição de resíduos de porcelanato em substituição ao agregado miúdo e avaliação de seu possível uso na construção civil, destacando o reaproveitamento de resíduos da construção civil e o respeito às questões ambientais. Foram produzidos corpos de prova cilíndricos com adição de porcelanato em substituição ao agregado miúdo em teores de 0%, 10%, 20% e 30% para analisar as conformidades da propriedade mecânica no concreto, através de teste de resistência à compressão axial, segundo a NBR12118, em período de 7, 14, 21 e 28 dias. Além disso, a capacidade do concreto fresco foi analisada a partir de slump test, atendendo a NBR 7233. Por fim, ensaios de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e difração de raios x (DRX) foram realizados para identificação e quantificação das fases presentes. Verificou-se que a adição de porcelanato diminui gradativamente a resistência à compressão do concreto e que o aumento do tempo de cura, gera um aumento na resistência. Os ensaios em MEV mostraram que a parte mais clara representa o cimento anidro, o hidróxido de cálcio possui coloração cinza claro e os vazios possuem coloração preta. Os ensaios em DRX foram avaliados e foi possível concluir que foi possível ser feita uma confecção de uma nova composição de concreto com adição de resíduos de porcelanato em substituição ao agregado miúdo, foi dentro do padrão e do limite aceitável.
- ItemDesenvolvimento de concreto reforçado com macrofibra sintética para aplicação em piso industrial(2022) Figueiredo, João Paulo de Almeida; Magnago, Roberto de Oliveira; Bandeira, Cirlene FourquetAs empresas construtoras atualmente estão em busca de economia em seus empreendimentos, adotando o uso das novas tecnologias, dessa forma, surgem novas ideias e novos conceitos. Durante a pandemia da COVID-19, estas demandas por novas tecnologias aumentaram devido à escassez de insumos e para tanto, a presente dissertação objetivou caracterizar o concreto e analisar as alterações com a adição de macrofibras sintéticas, verificando seu benefício para aplicação em piso industrial como alternativa para a substituição parcial do aço CA-50. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica através dos trabalhos de diversos pesquisadores, autores, e análise de dados. Na fundamentação teórica foram conceituados os elementos para formação do compósito e a viabilidade técnica para aplicação em piso industrial. Posteriormente, é apresentado o processo de materiais e métodos, nos quais foram feitos os ensaios de DSC, TGA e MEV da macrofibra sintética. Já no compósito foram realizados ensaios de Compressão Axial, MEV e DRX sem adição de macrofibra sintética e com adição de 2,25, 4,0 e 6,25 kg de macrofibra sintética por m³ de concreto atingindo resistência de 25 e 40 MPa. Também foi verificado a expansibilidade da macrofibra sintética misturada com o cimento Portland pelo método das agulhas de Le Chatelier. Por fim, o concreto reforçado depois de 28 dias atingiu o valor de 26,41 e de 36,45 MPa com adição de 4,0 kg/m³, onde os mesmos traços sem adição do produto atingiram 27,29 e 35,86 MPa. O concreto com adição deste material mostra que é viável o uso alternativo das macrofibras sintéticas para aplicação em piso industrial.