Mestrados
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Mestrados por Assunto "Compósitos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemConfecção de concreto com adição de fibras de madeira para aplicações não estruturais.(2021) Fonseca, Pablo Lourenço Maron da; Magnago, Roberto OliveiraO movimento atual em prol do desenvolvimento sustentável na busca pela preservação dos recursos naturais traz relevância ao ecossistema, afetando a forma como os serviços são prestados, inclusive na construção civil. Para tanto, são aplicadas ações afirmativas que visam a construção de baixo custo, a redução de bens de consumo, a segregação de resíduos e a reciclagem de materiais, a fim de armazenar matérias-primas recicláveis. De acordo com a resolução do CONAMA 307, todos os municípios devem proporcionar uma gestão ambientalmente correta dos resíduos da construção civil, visando, assim, um legado sustentável para as novas gerações, de acordo com a nova ordem mundial. Portanto, o presente trabalho analisou as propriedades mecânicas do concreto a partir da adição de madeira de eucalipto, por meio do ensaio de resistência à compressão axial, conforme NBR12118, em um período de 7, 21 e 28 dias. Além disso, a partir do slump test, foi analisada a capacidade do concreto fresco, do concreto natural ao concreto com adição de madeira nos teores de 0%, 10%, 20% e 30%, considerando a NBR 7233. As microestruturas foram analisadas através de varredura microscopia eletrônica (MEV) e difração de raios X (DRX). Assim, o trabalho mostrou o estudo da viabilidade da adição de madeira ao agregado natural na confecção do concreto para o produto da construção civil. Concluindo assim, através dos resultados que a confecção de concreto com adição de fibras de madeira serviu para concreto não estrutural e não foi eficiente para concreto estrutural.
- ItemConfecção de concreto com adição de resíduos de porcelanato.(2021) Queiroz, Sidnei Rezende; Magnago, Roberto OliveiraEm busca do desenvolvimento sustentável, a reutilização de resíduos recicláveis originados de obras, indústrias e domicílios brasileiros vem sendo estudada, com o objetivo de minimizar o uso de materiais não renováveis na construção civil, utilizados tradicionalmente. Uma alternativa possivelmente eficiente para a redução da extração de agregados naturais é a substituição de agregados miúdos por resíduos de porcelanato, o que também seria importante para reduzir seu volume disposto no meio ambiente. Diante disso, o presente trabalho buscou o desenvolvimento de uma nova composição de concreto com adição de resíduos de porcelanato em substituição ao agregado miúdo e avaliação de seu possível uso na construção civil, destacando o reaproveitamento de resíduos da construção civil e o respeito às questões ambientais. Foram produzidos corpos de prova cilíndricos com adição de porcelanato em substituição ao agregado miúdo em teores de 0%, 10%, 20% e 30% para analisar as conformidades da propriedade mecânica no concreto, através de teste de resistência à compressão axial, segundo a NBR12118, em período de 7, 14, 21 e 28 dias. Além disso, a capacidade do concreto fresco foi analisada a partir de slump test, atendendo a NBR 7233. Por fim, ensaios de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e difração de raios x (DRX) foram realizados para identificação e quantificação das fases presentes. Verificou-se que a adição de porcelanato diminui gradativamente a resistência à compressão do concreto e que o aumento do tempo de cura, gera um aumento na resistência. Os ensaios em MEV mostraram que a parte mais clara representa o cimento anidro, o hidróxido de cálcio possui coloração cinza claro e os vazios possuem coloração preta. Os ensaios em DRX foram avaliados e foi possível concluir que foi possível ser feita uma confecção de uma nova composição de concreto com adição de resíduos de porcelanato em substituição ao agregado miúdo, foi dentro do padrão e do limite aceitável.
- ItemDesenvolvimento e caracterização de formulações com resina epóxi e biomassa vegetal para a aplicação como porcelanto líquido(2021) Guarizi , Ana Caroline Gonçalves; Gambarato , Bruno ChaboliPensando em um mundo futuro cada vez melhor, há um crescente aumento na preocupação com o meio ambiente, fruto da necessidade de economia de energia e baixo custo. Dentro do contexto da sustentabilidade e na busca por novos materiais e processos que tragam inovação tecnológica, redução nos custos de insumos, no impacto ambiental, a reutilização de materiais, bem como o aproveitamento de resíduos são processos de necessidade urgente. Os compósitos poliméricos reforçados com fibras naturais considerados, resíduos têm se mostrado excelentes alternativas para atender estes quesitos, pois são biodegradáveis, apresentam baixo custo e boas propriedades mecânicas. Nesta pesquisa o objetivo geral foi desenvolver e caracterizar um compósito polimérico de resina epóxi reforçado com serragem de madeira. Para esse estudo foram feitas, composições de resina epóxi pura, serragens fina e média à 10% e 20%. As propriedades dos materiais obtidos foram avaliadas por meio de ensaio de tração, flexão e dureza. Os resultados mostraram que é possível produzir compósitos com os materiais estudados e que a adição de serragem promoveu um aumento no Módulo de Young na adição de 10% alcalçou 1564 ± 263 comparado a resina pura com 1520 ± 65. Na flexão, o módulo de elasticidade de 452 ± 207 da resina pura para 907 ± 275 à 10% de serragem fina. Já na dureza o maior resutado foi à 10% da serragem média com o valor de 63,3Hd, e o da resina pura foi 51,7Hd. Portanto, neste trabalho, foi possível obter materiais com melhores propriedades utilizando reciclagem de resíduos naturais.