Trabalhos de Conclusão de Curso
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Assunto "Auditoria interna"
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- ItemAuditoria interna como ferramenta de otimização de processos em estoques de micro e pequenas empresasNOGUEIRA, Bruno Panizzi; MIRANDA, Luiz Felipe Da Silva
- ItemImpactos positivos e negativos da realização de auditoria interna no setor público(2023) Silva, Fabiana Moresi Leite; Alves, Rodrigo da CostaO presente estudo tem como objetivo demonstrar os impactos positivos e negativos da realização de auditoria interna no setor público. Considerando que a temática escolhida é complexa e abrangente, a ausência de trabalhos de asseguração e conformidade na administração pública pode comprometer e gerar danos que vão desde a ineficiência de gestão financeira-orçamentária até a falência do atendimento à população gerando um colapso, por exemplo, nos sistemas básico de assistência à saúde, educação e segurança pública. Dentro do escopo do tópico definido, o questiona-se: quais são os impactos positivos e negativos da realização de auditoria interna na administração pública? Acredita-se que que auditoria desempenha um papel basilar na gestão pública, influenciando diretamente a eficiência, transparência e responsabilidade na administração dos recursos públicos. A hipótese central desta pesquisa é que a implementação efetiva de auditorias governamentais impacta positivamente a qualidade da gestão pública, promovendo a identificação e correção de irregularidades, fortalecendo os controles internos, aprimorando a conformidade legal e, por conseguinte, elevando a confiança da população nas instituições governamentais. Quanto aos procedimentos, a pesquisa será bibliográfica e documental. Dentre os impactos positivos da realização de auditoria interna no setor público foram encontrados na pesquisa: Fiscalização de controles internos; Correção de registros contábeis; Adequação dos demonstrativos; Impedir pagamentos indevidos; Impedir pagamentos indevidos; Melhores informações sobre a entidade; Apresentar falhas administrativas e de controles e Atenção e rigor contra erros e fraudes. Dentre os impactos negativos identificou-se: Laços de amizade; Rotina de trabalho; Arrefecimento na fiscalização e Desvirtuamento de função.