Trabalhos de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 329
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFRENECTOMIA LABIAL INFERIOR COM LASER DE ALTA POTÊNCIA: UM RELATO DE CASO(2022) Netto, Ângelo Gullo; Barboza, João Vitor; da Silva, Júlio Matheus Leite; Habibe, Carolina Hartung; Caetano, Roberta MansurA frenectomia é um procedimento cirúrgico que tem por objetivo realizar a remoção de fibras excessivas dos freios presentes na cavidade bucal quando estes interferem na mobilidade de outras estruturas como movimentação de lábio e língua ou ainda quando promovem alguma alteração anatômica como retrações gengivas. A técnica mais utilizada na atualidade consiste em uso de bisturi manual, porém não se limita somente ao seu uso. Os lasers de alta potência têm se mostrado como uma ótima alternativa para as cirurgias de frenectomia e apresentam consideráveis vantagens como significativa diminuição do tempo cirúrgico, edema reduzido, dor amenizada, menor sangramento e rápida cicatrização. O objetivo deste estudo é relatar o caso de uma frenectomia labial inferior com a utilização do laser de Diodo de alta potência além de uma revisão de literatura sobre o tema.
- ItemINFLUÊNCIA HEREDITÁRIA EM AGENESIA DE INCISIVO LATERAL SUPERIOR – RELATO DE CASO(2022) de Souza, Caio Cézar Ferreira Costa; dos Santos, Eduardo Passos; de Almeida, Patrick Nascimento; de Oliveira, Paula Chagas S.; Bittencourt, Pedro Augusto P.A agenesia dentária é um dos distúrbios dentários mais recorrentes. Consiste na ausência da formação do elemento em questão, podendo ocorrer em um ou mais elementos, ou até mesmo em todos os elementos. A hereditariedade está presente em diversos casos. Um dos elementos mais relacionados com a anomalia é o incisivo lateral superior, que é o foco de estudo desse trabalho. Este trabalho consiste em uma revisão de literatura com relato de caso. O objetivo deste trabalho foi estudar e relatar o caso de hereditariedade de uma família em que ocorre a agenesia do elemento em questão. Concluímos que a genética é sim o principal fator relacionado à anomalia, mas não necessariamente será passado de gerações por gerações, ou seja, não é sempre hereditário. Além disso, concluímos que há inúmeras formas de reabilitação e a escolha de um deles depende do planejamento e consenso entre cirurgião dentista e paciente.
- ItemTOXINA BOTULÍNICA NO TRATAMENTO DE ASSIMETRIAS FACIAIS OCASIONADAS POR LESÕES NO NERVO FACIAL(2022) Borges, Carolina dos Santos Silva; de Souza, Júlia Teixeira Dornellas; Fagundes, Quéren Hapuque Asvolinsque; Bittencourt, Pedro Augusto P.; de Oliveira, Paula Chagas SilvaA toxina botulínica está tendo um enorme crescimento na área da odontologia, vem ganhando um papel importante devido seu grande potencial terapêutico em alguns tratamentos. O sorriso harmônico e a face perfeita são os mais almejados pelos pacientes, pois devolve não só a harmonia do rosto, mas também o bem-estar daquele paciente. Sua aplicação é um tratamento eficaz para restaurar a simetria do rosto em pessoas com lesão no nervo facial, e como sabemos, existe uma enorme influência na personalidade, atitudes e comportamento das pessoas, a insatisfação acaba sendo gerada pela aparência e desencadeia problemas de ordem psicológica e prejudicam as relações sociais. Nesse estudo, pode-se observar que alguns problemas podem surgir após a aplicação, como náuseas e inchaços que podem gerar uma insatisfação momentânea, mas não é considerado nada tão grave, por isso é de extrema importância que o profissional seja completamente capacitado e que seja capaz de seguir os protocolos do tratamento corretamente. Conclui-se que portadores de paralisia facial são os pacientes que mais apresentam assimetrias, com isso o tratamento utilizando a toxina como mecanismo de melhora para harmonia facial nesses pacientes é de extrema importância e com obtenção de ótimos resultados, gerando melhor qualidade de vida.
- ItemA IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA NA ATENÇÃO BÁSICA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS): UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA(2022) Guimarães, Debora Villar; de Paula, Leonardo Oliveira; Aquino, William Augusto Da Silva; Mafra, Lívia de Paula ValenteO Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas de saúde do mundo, englobando variados níveis de atenção à saúde no âmbito individual e coletivo. A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e a inclusão da odontologia nesta modalidade de assistência se deu através da criação das Equipes de Saúde Bucal (EqSB) na Estratégia de Saúde da Família (ESF), a partir dos anos 2000, para compor uma equipe multidisciplinar e desenvolver ações programáticas de intervenção comunitária no seu âmbito de atuação, versando sobre a importância da atuação do Cirurgião-dentista na Atenção Básica no Sistema Único de Saúde. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo: fazer uma revisão narrativa da literatura, sem recorte temporal, na biblioteca virtual de saúde, nas bases de dados Bireme, BBO e LILACS, utilizando as palavras-chave: cirurgião-dentista, Atenção Primária à Saúde, Estratégia de Saúde da Família e SUS.
- ItemABORDAGEM CONTEMPORÂNEA DO USO DE MINI-IMPLANTE ORTODÔNTICO NA REABILITAÇÃO TEMPORÁRIA: RELATO DE CASO(2022) Fernandes, Bianca Maria Santos; Fontes, Thamires Resende; Ribeiro, Thiago José Gomes; Caetano, Roberta Mansur; Oliveira, Dagoberto MartinsEsse estudo teve como objetivo ressaltar a abordagem contemporânea de utilização do mini-implante ortodôntico associado à coroa provisória, na reabilitação temporária em casos de perda de dente anterior permanente nos pacientes jovens. Foi realizada revisão de literatura atualizada para subsidiar e complementar o relato de caso de paciente com 10 anos e 5 meses de idade, diagnosticado com anquilose e reabsorção radicular externa do elemento 21. Foi realizado tratamento ortodôntico e cirúrgico, em 3 etapas:alinhamento dos elementos permanentes da arcada superior, com correção da linha média e obtenção de espaço na região do elemento 21; remoção cirúrgica do elemento 21; reabilitação provisória fixa, com mini-implante ortodôntico e coroa de dente de estoque. Concluiu-se que a versatilidade de uso dos mini-implantes ortodônticos permite sua utilização nas reabilitações temporárias de dentes anteriores permanentes de pacientes em fase de crescimento ou com potencial de crescimento residual, com rápida restauração da função e estética, e principalmente, a preservação do osso alveolar, como no caso apresentado
- ItemAMAMENTAÇÃO NATURAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA O SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO NA ODONTOLOGIA(2022) Sakae, Amanda Yume; da Cunha, Camille Costa; Lamon, João Victor Fajardo; de Oliveira, Paula Chagas Silva; de Melo, Alice Rodrigues FeresO aleitamento materno é de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento craniofacial da criança, devido à mesma apresentar uma desproporção facial natural após o nascimento. O ato do aleitamento materno funciona como fisioterapia muscular, para desenvolver esse crescimento, além disso, oferece diversos benefícios para a saúde do indivíduo. O objetivo dessa revisão bibliográfica foi avaliar a importância da amamentação natural para o desenvolvimento do sistema estomatognático, como também as desvantagens geradas pela sua ausência e supridas pelos hábitos de sucção não nutritivos.
- ItemTratamento ortodôntico em pacientes com o periodonto reduzido: relato de caso(2022) de Oliveira, Gabryel Lopes; Machado, Isabela Costa; Nascimento, Jennifer Reis; Bittencourt, Pedro Augusto Peixoto; Cury, Fernando dos ReisA doença periodontal e a má oclusão são consideradas, respectivamente, pela Organização Mundial de Saúde como sendo o segundo e terceiro maior problema de saúde pública da Odontologia. A doença periodontal acarreta alterações nos tecidos de sustentação dos dentes, o que pode ocasionar comprometimento estético, da mastigação e higienização do indivíduo. O tratamento ortodôntico é indicado para os portadores de doença periodontal, desde que estejam com o periodonto remanescente saudável, para devolver a estética e função. Para isso, é aplicada uma força ideal com o objetivo de movimentar o elemento e, consequentemente, remodelar o tecido ósseo, reorganizando o periodonto. A higiene bucal em todos os momentos, e principalmente, após o término do tratamento, é de grande importância para o sucesso e manutenção de um periodonto saudável. A queixa mais comum que leva o paciente a procurar tratamento é a insatisfação com a estética, prejudicada pelas alterações periodontais, como diastemas e dentes vestibularizados. Assim, o tratamento ortodôntico com periodonto reduzido tem por finalidade a correção do alinhamento anormal dos dentes superiores e inferiores, melhorando a estética facial, a mastigação e higienização. O objetivo deste estudo foi verificar por meio de revisão de literatura e de relato de caso clínico como o tratamento ortodôntico em paciente com periodonto reduzido pode atuar na recuperação da estética e da função, promovendo saúde das estruturas da cavidade oral. A principal queixa foi a insatisfação com a estética do seu sorriso. Foi feito exame clínico intraoral, teste de mobilidade e verificação de bolsas e lesões de furca com sondas milimetradas. Foi solicitado exames de imagem e raspagem supragengival e subgengival em todas as faces dos elementos que apresentaram bolsas periodontais. A fase passiva do tratamento ortodôntico é de fundamental importância. Ao analisar o resultado deste trabalho, conclui-se que é possível que seja realizado tratamento ortodôntico em pacientes com periodonto reduzido. Mas também é necessário antes de iniciar qualquer procedimento, verificar se existe algum tipo de acometimento patológico ligado aos tecidos que envolvem os dentes, e se necessário, acompanhá-lo com a finalidade de manter o periodonto saudável.
- ItemRetenção intrarradicular(2022) Alessio, Leonardo Knupp; Almeida, Letícia Nepomuceno de Mello; Bairui, Li; Silva, Cláudio Luis de Mello; de Araújo, Fábio AmaralA Prótese fixa é um recurso muito utilizado em casos de perda parcial, assim devolvemos função e estética ao paciente. A perda dentária de um dente causa consequências desagradáveis, como extrusão dentária e problemas relacionados a autoestima. Temos alguns tipos de pinos para prótese fixa dentária, mas utilizamos o pino de fibra de vidro para base desse trabalho. O objetivo desse estudo será analisar quais melhores meios a serem seguidos para que possamos conseguir prover uma reabilitação protética, devolvendo as funções estéticas, fonação e mastigatória e não menos importante o sorriso da paciente.
- ItemAgenesias dentárias múltiplas e planejamento reabilitador: relato de caso(2022) Barbosa, Lohanna Alves; Diorio, Tainara Teixeira; Habibe, Carolina HartungAgenesia dentária consiste em uma anomalia de desenvolvimento, que resulta na alteração do número de dentes presentes na cavidade bucal, muito comum na população. É uma anomalia de desenvolvimento que consiste na redução numérica dos elementos dentários e é considerada uma das anomalias dentais mais frequentes no ser humano, sendo resultante de alterações ocorridas durante os estágios iniciais da odontogênese. De acordo com o número de ausência de dente pode receber outras denominações como hipodontia, oligodontia e anodontia. Na maior parte das vezes, o diagnóstico é realizado por achados radiográficos como a técnica panorâmica, sendo assim um exame fundamental para detecção dessa anomalia e quando realizado precocemente permite uma conduta clínica ideal. O objetivo desse estudo é dissertar sobre o tema agenesias dentárias através de uma revisão de literatura e apresentar o relato de caso de um paciente de 16 anos que apresenta agenesia de 8 elementos dentários permanentes.
- ItemA importância da prótese dentária para autoestima do paciente: uma revisão bibliográfica(2022) Duque, Gustavo Malta; dos Santos, Igor de Souza; Ivair, Mateus de Souza; Rodrigues, Carlos Roberto Teixeira; de Paula, Romeu LuizA prótese dentária é algo de suma importância para aumentar a autoestima do paciente que está com ausência dentária, de forma que não só ajuda na estética, como na fonação e devolvendo função. A ausência dos elementos dentários pode impactar de muitas formas diferentes na vida do paciente desde um simples sorriso até no ato de conversar ou comer, com isso a autoestima do paciente é afetada como um todo, pois dificulta na parte de socialização e com isso a melhor solução é o uso de próteses dentárias como: prótese total, prótese sobre implante, parcial removível e parcial fixa
- ItemDiagnóstico e tratamento precoce de atresia maxilar(2022) Valente, Isabelle de Souza Fajardo; Pineschi, Larissa Pires Moura; Santos, Rayanne Cristine de Morais; Bittencourt, Pedro Augusto Peixoto; de Melo, Alice R. FeresAtresia maxilar corresponde a um estreitamento da arcada superior, tendo palato ogival profundo, com associação a distúrbios respiratórios. Devido a isso, é de suma importância um diagnóstico precoce em relação às más oclusões geradas pela atresia maxilar, pois quanto mais cedo iniciado seu tratamento, mais favorável será o prognóstico e menos invasivo será o tratamento. Esse trabalho teve como objetivo demonstrar a importância do diagnóstico e tratamento precoce da atresia maxilar. Dentre suas etiologias podemos ter fatores genéticos, ambientais ou hábitos deletérios como respiradores bucais e sucção digital. O diagnóstico pode ser realizado através de exames clínicos ou análises de modelos. Se tratados de forma tardia pode resultar em consequências como alterações oclusais (mordida cruzadas), na fonação, assimetria facial, entre outros. Como tratamento precoce satisfatório podemos utilizar a disjunção palatina ou expansão maxilar sempre monitorados por consultas e radiografias. Concluímos que o diagnóstico precoce da atresia maxilar é muito importante pois dessa forma, pode-se evitar intervenções cirúrgicas e amenizamos a assimetria facial, que se iniciada na infância onde ocorre a maior parte do crescimento facial seu prognóstico é extremamente favorável. Como tratamento não cirúrgico temos a disjunção palatina realizada com aparelhos fixos ou a intervenção com aparelhos móveis e em ambos podemos obter resultados satisfatórios.
- ItemPrincípios da odontologia biomimética: relato de caso clínico(2022) Ribeiro, Joice Rocha; de Souza, Karine Cristiane dos Santos; Riguete, Maiara Rosa; Silva, Tereza Cristina Favieri de Melo; Araújo, Fábio AmaralA odontologia biomimética está relacionada a técnicas de adesão avançadas em restaurações, a fim de oferecer ao dente naturalidade, estética, resistência e função. O objetivo desse caso clínico foi realizar restaurações diretas em preparos Classe I e II com a técnica biomimética utilizando fibras de reforço biocompatíveis. Foram substituídas restaurações metálicas insatisfatórias nas superfícies oclusal e proximais. As restaurações seguiram os princípios de adesão preconizadas para a confecção dos preparos adesivos. Após, foram realizados a técnica de acabamento, polimento e checagem oclusal. Pode-se concluir que restaurações adesivas de dentes posteriores utilizando a técnica biomimética, de acordo com a literatura estudada, pode conferir uma melhor tensão de polimerização nas paredes do preparo e consequentemente diminui fraturas e recidiva de cárie.
- ItemEfeito dos probióticos dos gêneros lactobacillus reuteri e bifidobacterium animalis como coadjuvantes na terapia periodontal(2022) de Medeiros, Júlia Couto Zacarias; Neves, Juliana Raphaela Balieiro; Ribeiro, Thamires de Oliveira Cassiano; Cury, Fernando dos Reis; Lobo, Sérgio Luiz ManesOs probióticos são micro-organismos vivos, que possuem benefícios na absorção de nutrientes, na facilitação da digestão e principalmente como fortalecedor no sistema imunológico. Sua utilização como possibilidade terapêutica na doença periodontal que é uma condição inflamatória com alto índice de recolonização, e que possui uma correlação com doenças intestinais, vem sendo estudada. Eles possuem diferentes mecanismos de ação e seu uso inibe a capacidade de crescimento de bactérias periodontopatogênicas como a Porphyromonas gingivalis, Prevotella intermedia e o Aggregatibacter actinomycentecomitans.
- ItemBenefícios do tratamento ortodôntico - cirúrgico(2022) Paula, Fillipe Martins de Jesus; da Costa, Michelle Karolina Resende; Martins, Naira Pereira da Silva; Bittencourt, Pedro Augusto; Salazar, Felipe CondéO tratamento ortodôntico em conjunto com a cirurgia ortognática é o método indicado para corrigir as más oclusões e anomalias dento faciais, a associação do tratamento é capaz de restaurar harmonia facial e a função mastigatória sendo uma intervenção estética e funcional, o relato de caso clinico envolve um paciente que apresentava má oclusão, mordida aberta anterior e após a modulação do tratamento ortodôntico e cirúrgico foi corrigido, repercutindo benefícios na vida pessoal e social do individuo, será avaliado todas as etapas do tratamento ortodôntico cirúrgico, desde os exames de imagens complementares que fazem parte da documentação ortodôntica até a finalização do caso clinico que envolveu a cirurgia ortognática. Esse trabalho teve como objetivo apresentar os benefícios do tratamento orto – cirúrgico em um paciente Classe III óssea com mordida aberta apresentação de caso clínico. O paciente apresentava um padrão facial alongado (dolicofacial) e classe III óssea que foi corrigido com o tratamento ortocirúrgico, também foi beneficiado com a melhora da oclusão, aumento da sua autoestima e qualidade de vida.
- ItemAnálise comparativa sobre a incidência de sinais e sintomas de DTM gerados pelo impacto psicossocial da pandemia da covid-19 na graduação em odontologia do unifoa(2022) Santos, Gabriel Oliveira; Bittencourt, Pedro Augusto Peixoto; Silva, Paula Chagas de OliveiraA Disfunção Temporomandibular (DTM) é caracterizada por uma coleção complexa de fatores que, a longo prazo, promovem uma desordem na região da articulação temporomandibular (ATM) e estruturas próximas. De alguma forma, os impactos causados pela pandemia da Covid-19 trouxeram consequências psicossociais que afetaram a saúde dos cidadãos, elevando seu estado de ansiedade e estresse. Com isto, o número de relato de paciente com sinais e sintomas de disfunções temporomandibulares e hábitos parafuncionais também acabou por aumentar. O objetivo desta pesquisa foi investigar se houve alteração dos sinais e sintomas de DTM apresentados pelos alunos dos três últimos períodos do curso de graduação em odontologia do UniFOA (Volta Redonda) após o início da pandemia da Covid-19. A pesquisa adota uma perspectiva comparativa ao estudo de Souza e Menezes (2019) efetuado antes do período da pandemia, avaliando as mesmas turmas do curso de odontologia – que se encontravam nos 03 períodos iniciais do curso e agora nos 03 finais, adotando os mesmos critérios de pesquisa, dessa vez com uma amostra de 108 graduandos. A partir dos resultados encontrados, concluiu se que com a pandemia, houve aumento nos sinais e sintomas da DTM em todos os períodos pesquisados, não tendo tal aumento influenciado o gênero mais afetado, que continuou sendo o feminino. Os resultados demonstraram, ainda, uma inversão nos sintomas mais relatados, tendo vista o aumento da frequência dos estalos ao abrir e fechar a boca. Ademais, pode-se concluir também que a presença de hábitos bucais deletérios continua não apresentando correlação com sinais e sintomas de DTM e que há uma relação entre a ansiedade e o estresse com a presença da parafunção (hábito de apertar ou ranger os dentes). Por fim, cabe destacar que, como esperado, a ansiedade e o estresse, dois dos principais fatores etiológicos de DTM, fizeram-se muito presentes durante o período de pandemia, mas mesmo com tal aumento, a procura por tratamento de DTM ainda se encontra baixa.
- ItemEfeitos do uso de cigarro eletrônico na cavidade oral(2022) Rodrigues, Fernanda Eugênia; Félix, Larissa Moura; Carvalho, Marcus Vinicius Ribeiro; Caetano, Roberta MansurA prevalência do tabagismo, considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como principal causa de morte evitável, se constitui, ainda atualmente, como enorme desafio de saúde pública. Nesse sentido, o cigarro eletrônico surge como alternativa ao cigarro tradicional, contudo, com sua utilização, danos à saúde do usuário podem ser ainda maiores. O Cigarro Eletrônico é um dispositivo que fornece aos usuários doses de nicotina e outros aditivos em aerossol, eles são projetados para se parecerem com as formas tradicionais de utilização do tabaco, seus principais componentes são: uma bateria, um atomizador e um cartucho contendo nicotina. Estudos apontaram que a utilização desses dispositivos pode vir a ser um fator de risco para o surgimento de doenças periodontais, além de aumentar as chances do surgimento de câncer bucal. Além disso, em 2019 foi descrita a Lesão Pulmonar Associada ao Uso de Produtos com Cigarro Eletrônico ou Vaping (EVALI) ou Lesão Pulmonar Associada a Vaping (VAPI), que é uma doença pulmonar aguda associada ao uso do Cigarro Eletrônico, podendo ser grave e acarretar risco de vida. Sendo assim, o objetivo dessa revisão bibliográfica será avaliar os efeitos desses dispositivos na cavidade oral.
- ItemSedação consciente com óxido nitroso: os benefícios no atendimento pediátrico(2022) de Sá, Aryane Figueiredo Binhote; Habibe, Carolina Hartung; Hartung , Rosiléa ChainA sedação consciente com óxido nitroso misturado ao oxigênio tem sido utilizada na odontologia desde 1955, tendo sido introduzida por Holst. A inalação da mistura dos gases traz conforto durante o procedimento, pois o paciente fica em estado de ansiólise e tem salivação e reduzida, o que colabora para a execução dos procedimentos odontológicos. Além disso a sedação com N2O traz relaxamento e tranquilidade ao paciente, facilitando o manejo comportamental dos pacientes pediátricos durante o atendimento odontológico. O objetivo desse trabalho é discorrer uma revisão de literatura sobre a utilização do Óxido Nitroso para o manejo do paciente infantil durante atendimento odontológico e relatar o caso clínico de uma paciente do sexo feminino e 6 anos de idade, submetida a frenectomia lingual sob sedação consciente com óxido nitroso em ambiente ambulatorial. O caso apresentado serve como respaldo ao que foi pontuado pela literatura, pois a sedação consciente com óxido nitroso tem seus critérios de indicação, e apresenta efeitos positivos por causar uma depressão mínima da consciência, diminuindo a ansiedade e medo, e otimizando o tempo e qualidade do procedimento odontológico.
- ItemTratamento odontológico de paciente com Transtorno do Espectro Austista em âmbito hospitalar: relato de caso(2023) Menezes, Bárbara Bruna da Silva; Peixoto, Lais Ohana Ribeiro; Corrêa, Maria Eduarda Brandão; Caetano, Roberta Mansur; Oliveira, Dagoberto Martins deO transtorno do espectro autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento do indivíduo. O termo espectro autista é dado pelo fato do transtorno ocorrer em vários níveis de comprometimento, do nível 1 mais leve aos níveis 2 e 3 com maiores graus de severidade. O objetivo desse estudo foi descrever o tratamento odontológico do paciente com transtorno do espectro autista, com ênfase em âmbito hospitalar. Foi realizado um relato de caso de paciente do gênero masculino, leucoderma, 38 anos de idade, com transtorno do espectro autista nível 3, com necessidade de tratamento odontológico a nível hospitalar, sob anestesia geral. O diagnóstico de TEA do paciente aconteceu em torno de 3/4 anos de idade; sua higienização oral é realizada por familiar; os tratamentos dentários anteriores foram realizados em ambiente hospitalar com anestesia geral. O tratamento compreendeu raspagem supra e sub gengival; restauração na face vestibular do elemento 21; extração das raízes dos elementos 15 e 24. O atendimento aconteceu sem intercorrências e o paciente teve alta hospitalar no mesmo dia. Concluiu-se que essa alternativa de tratamento permite a realização de diversos procedimentos, em um único atendimento, restabelecendo a normalidade das condições orais em pacientes com TEA em níveis mais severos, sendo realizado de forma segura e menos traumática para o paciente e familiares.
- ItemAngina de Ludwig com possibilidade de ovulação para mediastinite(2023) Landim, Guilherme da Silva; Bittencourt, Laís; Lobo, Sérgio Luiz Manes; Cury, Fernando dos ReisAngina de Ludwig corresponde a uma celulite infecciosa geralmente de origem odontogênica com rápida progressão na região de assoalho bucal afetando espaços submaxilares, submandibulares e sublinguais. O diagnóstico precoce é fundamental no combate da doença tendo em vista que a mesma apresenta complicações graves como mediastinite e obstrução de vias aéreas podendo levar a óbito. O grau de complexidade do tratamento está diretamente relacionado com a evolução da doença, podendo ser de caráter emergencial como traqueostomia e drenagens cirúrgicas ou tratamentos mais simples como antibioticoterapia e hidratação parenteral.
- ItemSíndrome de Gardner: diagnóstico precoce pelas manifestações bucais(2023) Teixeira, Mateus Graciano Furtado; Scramin, Robson Santiago; Nespoli, Thompson Luiz de Almeida; Caetano, Roberta Mansur; Netto, Alcemar GaspariniA síndrome de Gardner é uma condição patológica, autossômica dominante caracterizada pelo desenvolvimento de polipose adenomatosa familiar, além de anormalidades ósseas e em tecidos moles. Os osteomas são extremamente característicos na síndrome de Gardner, se desenvolvendo principalmente no crânio e maxilares, podendo invadir os seios paranasais. Também podem ser identificados: cistos epidermóides na pele; tumores dermóides do tecido mole; lesões pigmentadas do fundo de olho. O objetivo dessa revisão da literatura foi discutir sobre o diagnóstico precoce da Síndrome de Gardner pelas manifestações na cavidade oral. Devido a presença da polipose adenomatosa, causada pelo gene APC mutacional, pacientes com a síndrome apresentam predisposição ao câncer colorretal, portanto, é fundamental o diagnóstico precoce. Frequentemente os osteomas se desenvolvem antes da formação dos pólipos intestinais, possibilitando o diagnóstico precoce com auxílio do cirurgião-dentista. Pacientes com a síndrome podem apresentar: anomalias dentárias (dentes supranumerários, raízes fusionadas, hipercementose), erupções tardias, dentes inclusos, cistos dentígeros, odontomas. O diagnóstico é realizado a partir do histórico familiar, características clínicas, exame intestinal e testes genéticos. O tratamento dos pólipos e do tumor dermóide é cirúrgico, enquanto, os osteomas dos maxilares e os cistos epidermóides são removidos com finalidade estética. Concluiu-se que a participação do cirurgião-dentista é fundamental na detecção dos osteomas maxilares, principalmente em mandíbula por serem mais prevalentes na síndrome e precederem o desenvolvimento dos pólipos intestinais, auxiliando no diagnóstico precoce dos pacientes acometidos.