Navegando por Autor "Barbosa, Cristiana Ramalho Ribeiro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEmpregabilidade no mercado de trabalho para os bacharéis em Ciências Contábeis formados pelo UniFOA: dificuldades e possibilidades(2023) Barbosa, Cristiana Ramalho Ribeiro; Luiz, Maria Tereza Delfino; Corrêa , Raiane Ramos Romão; Paula, Solange Aparecida de; Oliveira, Lana Cristina deEsta pesquisa visa responder: quais as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos do Curso de Ciências Contábeis formados pelo UniFOA para se inserirem no mercado de trabalho, e quais as possibilidades para atuarem na área contábil? Acredita-se que as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos do curso de Ciências Contábeis formados pelo UniFOA para se inserirem no mercado de trabalho estão relacionadas a deficiência de práticas nas rotinas contábeis alinhadas às aulas teóricas, afetando também, o desenvolvimento técnico e pessoal desejado pelo mercado de trabalho, desses futuros profissionais. O trabalho tem por objetivo geral identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos bacharéis em Ciências Contábeis formados pelo UniFOA ao ingressarem no mercado de trabalho. Metodologicamente utiliza-se de pesquisa qualitativa e quantitativa com 65 egressos do Curso de Contabilidade do UniFOA. Concluiu-se que a amostra foi composta por mulheres na faixa etária dos 25 a 30 anos, as áreas de atuação mais mencionadas foram os escritórios de contabilidade e as indústrias. Em relação à empregabilidade, destacamos que o maior dos desafios apresentados pelos egressos para inserção e participação no mercado de trabalho, é a deficiência de prática das rotinas contábeis, juntamente com a ausência de utilização de sistemas contábeis e tecnologia alinhada ao ensino, além da divergência entre a sala de aula e o mercado de trabalho em que esses egressos se depararam. Como sugestão para futuras pesquisas, propõe-se um estudo voltado à empregabilidade dos bacharéis em Ciências Contábeis formados pelo UniFOA após a implementação de atualizações e mudanças na grade curricular do curso. Este estudo busca compreender se as novas políticas internas e as alterações nas metodologias de ensino foram eficazes em reduzir as lacunas e deficiências identificadas no presente trabalho. Essa investigação proporcionará insights valorosos sobre o impacto das reformas educacionais na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho contábil.