Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Navegar
  • Sobre
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Azeredo, Paula Machado de Santana"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Item
    Análise da comunicação corporativa interna da transpiloto
    (2022) Azeredo, Paula Machado de Santana; Canavez, Leonardo Simões
    Devido ao cenário dinâmico e promissor do setor de transportes de carga do Brasil, as organizações inseridas no mesmo necessitam de boas ferramentas de gestão para impulsionar seu crescimento. Neste contexto, encontra-se a Transpiloto, uma transportadora de Nova Iguaçu, que oferece serviço rodoviário de carga e frete geral. Considerada uma das principais ferramentas estratégicas na gestão das organizações atuais, a Comunicação Interna, quando bem alinhada, é o vetor fundamental para o sucesso, não só na sua vertente social, mas também econômica. Por outro lado, essa ferramenta precisa ser adequada de forma sensível de acordo com o ramo, departamento, função ou preferência de uso da empresa e de seus colaboradores. Sendo assim, a comunicação interna só é eficaz se for veiculada através de formatos úteis e aceitáveis por estes. Deste modo, este trabalho pretendeu demonstrar como os colaboradores da Transpiloto entendem e preferem o processo e os instrumentos de comunicação interna utilizados pela empresa. Na base de sustentação de todo o estudo esteve a pesquisa bibliográfica e a realização de um questionário online, resultando numa amostra de 12 colaboradores. O tratamento estatístico dos dados foi realizado em Excel. Com esta investigação conseguimos verificar que a Transpiloto já tem uma política de comunicação interna bem estabelecida e fortificada, e uma preocupação de transmitir toda a informação a todos os colaboradores. Por sua vez, estes consideram-na de suma importância para o sucesso da organização e de cada atividade exercida, reconhecendo, no entanto, que este processo é feito de uma forma indistinta, perdendo-se, por vezes, o interesse na informação. Daí os resultados, também, revelaram alguma discrepância no que diz respeito às formas de comunicação pela falta de determinados meios e aos motivos das respectivas escolhas.

@ 2023 UniFOA - Todos os direitos reservados - Contato com a administração


Biblioteca UniFOA

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais