Navegando por Autor "Araujo, Ana Carolina de Sousa"
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- ItemHome office em tempos de pandemia: vantagens e desvantagens(2021) Araujo, Ana Carolina de Sousa; Matos, Luciana Porto deFrente ao contexto da emergência de saúde pública ocasionada pelo novo corona vírus, denominado SARS-COV-2, a sociedade se adaptou às novas formas de socializar e trabalhar. A partir do agravamento e avanço contínuo do vírus, alternativas que primeiramente foram adotadas como temporárias apenas para atuação de contenção e continuidade de atividades essenciais se naturalizaram como nova modalidade trabalho sem convívio e com a incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TIC). O objetivo geral do presente trabalho busca apresentar as vantagens e desvantagens das organizações públicas ao adotarem a modalidade remota em suas atividades laborais. As empresas privadas e esferas públicas adotaram o trabalho remoto como medida paliativa aos desafios apresentados pela crise de saúde mundial para o cumprimento da rotina laboral. Os desafios foram encarados tanto pelas organizações quanto para os colaboradores no ambiente privado e os servidores no ambiente público. Sendo assim, a adaptação à nova realidade mundial passa pela inserção da nova rotina de trabalho em ambiente doméstico somado a manutenção das relações familiares e o cotidiano de socialização. Foi adotada como metodologia a pesquisa exploratória e quantitativa, a fim de demonstrar em números o cenário contemporâneo profissional e social. Observou-se que a recente legitimação do teletrabalho tem exposto muitos desafios como a conciliação da vida profissional e doméstica, a adequação da tecnologia necessária para o bom desempenho das atividades, assim como a adequação da variação da modalidade de trabalho a distância, teletrabalho e/ou home office. Muitos profissionais até o início da pandemia não possuíam adereços tecnológicos aptos para suprir a rotina antes desenvolvida no espaço organizacional. Em contrapartida, a vulnerabilidade do sigilo dos dados da empresa foi apontada, bem como a infraestrutura tecnológica distante do ideal para atender as necessidades da função do cargo, e inexistência de parâmetro de avaliação de desempenho para respectivas remunerações.